Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Divida a turma em três grupos para o momento da ação propositiva.
Materiais necessários: Folha A4, lápis de cor, pilot preto e vermelho e fita adesiva transparente ou fita adesiva dupla face.
Material complementar:
Placas de trânsito para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pcgeSF75J6Bg9v6nWj4gDGaR2demw4rb7AbQgJmpRz9FZW5t4HUask5dyGq3/placas-de-transito-geo3-07und02.pdf
Para você saber mais:
Os símbolos encontrados nos mapas ganham significado quando transpostos para a legenda, construindo assim a linguagem presente no mapa. O conceito de legenda poderá ser trabalhado de forma mais efetiva se antes as crianças conhecerem e darem significado aos símbolos do dia a dia.
Sugestão de leitura: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. Ed; 2º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
Contextos prévios: Significado das placas de trânsito.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula em voz alta. Você pode projetar, ler para a turma ou escrever no quadro. Pergunte aos alunos o que eles pensam ao saber sobre o tema, se as placas nos ajudam a saber o que fazer e para onde ir.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: As placas de trânsito são importantes para manter a ordem e muitas vezes impedir que ocorra acidentes. A partir dos desenhos que estão estampados nelas podemos ver símbolos que compõem uma linguagem universal. Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma das placas do slide e o que elas significam.
Materiais complementares:
Caso não tenha projetor, imprima às placas ou às desenhe no quadro. Link para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pcgeSF75J6Bg9v6nWj4gDGaR2demw4rb7AbQgJmpRz9FZW5t4HUask5dyGq3/placas-de-transito-geo3-07und02.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Conte brevemente a história de Dory para os alunos.
Dory a personagem do filme “Procurando Nemo”, sofre de perda de memória recente (esquece de tudo bem rápido) e ao invés de ajudar o pai de Nemo a procurar o filho, ela se perde a todo momento deixando ele em apuros. Tem horas que, assim como Dory, não sabemos onde estamos e para onde podemos ir. As placas de sinalização e de advertência podem nos ajudar? Como? Quando você ou sua família precisam ir para um lugar que não conhecem, como fazem para se localizar:
Exiba um trecho do filme (tempo 2:42): https://www.youtube.com/watch?v=F-10fmPFoxA
Materiais complementares:
Caso não tenha como projetar o trecho do filme, leia a sinopse disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nsgqKPFaeASsbAr5WN44Zzd5NBGcVZg5VvNjdtHB6fqVWMKTQPhpA62PkFrk/geo3-07und02-problematizacao-sinopse-do-filme-nemo.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Fale com os alunos que, assim como a Dory, os novos estudantes da escola e os visitantes, podem se perder no espaço da escola. Para isso não acontecer, os lugares deverão ser sinalizados com placas.
Divida a turma em três grupos. Cada grupo ficará responsável por criar símbolos e construir placas para cada um dos ambientes do slide (sala de aula, biblioteca e quadra). Entregue as folhas A4 para os grupos.
Os alunos deverão construir no mínimo quatro placas sinalizando o que há em cada ambiente ou advertindo sobre como as pessoas devem se comportar neles. Oriente os alunos, na criação do símbolo. O símbolo deve ser de fácil comunicação visual, sem muitas cores para não confundir o leitor, deve ocupar a folha toda pois as placas são vistas de longe e ficam em posições estratégicas.
Circule pela sala durante toda a produção e tire possíveis dúvidas.
Como adequar à sua realidade: A intenção é explorar e sinalizar os diversos ambientes da escola, no slide temos apenas três exemplos, porém você pode ampliar o número de ambientes a serem sinalizados (exemplos: sala dos professores, coordenação, pátio, laboratório, sala de dança, portaria, auditório, entre outros). Caso queira trabalhar mais ambientes, divida a turma em mais grupos.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 min
Orientações: Oriente e ajude os alunos na adesivação das placas. Permita que os grupos procurem os ambientes para a colagem e sinalização das placas. Oriente os locais de colagem para que não atrapalhe a comunicação visual. Avalie se o símbolo estiver coerente com o ambiente escolhido, caso não esteja o grupo corrigirá e colará em uma outra aula.
Por fim, questione os alunos sobre a disposição das placas pela escola, se estão realmente ajudando as pessoas a se localizarem e se os símbolos criados ficaram claros para o público que frequenta a escola, em geral.