Plano de aula: Proporção e escala

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução à linguagem cartográfica.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Malha quadriculada, régua e imagem de aproximação e distanciamento, celular (para uso restrito do professor).

Material complementar: Inserir a malha quadriculada no Google Docs.

Para você saber mais: Entende-se que é de fundamental importância a construção da linguagem cartográfica para o desenvolvimento do aluno em suas atividades cotidianas, ou seja, desde uma simples localização para chegar a algum lugar ou até mesmo para compreender e transformar os lugares a sua volta. Alfabetizar cartograficamente estimula o desenvolvimento visual e contribui para melhor compreensão dos conteúdos geográficos, o conceito de escala faz parte desse processo e está embutido em várias práticas do nosso cotidiano, no que diz respeito a proporção entre a representação cartográfica (mapa, maquete, croqui) e a realidade. Podemos compreender como escala, a transformação cartográfica e geométrica a qual o mapa é submetido, no que diz respeito, à representação da realidade sem que haja muitas distorções. E para que a totalidade real seja compreendida, utilizando suas partes cartograficamente, precisamos utilizar a proporção.

Referências Bibliográficas: CASTELLAR, S. M. Noção de espaço e representação cartográfica: ensino de geografia nas séries iniciais. 1996. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. Ed; 2º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

Tema da aula

Orientações: Projete o slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Pergunte para que serve a ferramenta ZOOM, utilizada em vários aparelhos eletrônicos. Caso haja projetor na escola, imprima a imagem e a exponha aos alunos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA