16227
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Arte rupestre e os hieróglifos egípcios

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Arte rupestre e os hieróglifos egípcios

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar com a disciplina de Arte.

Materiais necessários: Fichas impressas, lápis de cor ou giz de cera, papel pardo (painel), tiras de papel sulfite, tinta guache.

Material complementar: O material de apoio está disponível nos links:

Para você saber mais:

Estela, substantivo feminino

  • Coluna ou placa de pedra em que os antigos faziam inscrições, geralmente funerárias. “e. sepulcral”
  • Monumento monolítico feito em pedra vertical

https://archive.org/stream/struggleofnation00maspuoft/struggleofnation00maspuoft#page/570/mode/1up. Acesso em: 4 de dezembro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: O objetivo deve ser apresentado aos alunos de modo que eles pensem sobre como desenhos e imagens constituem uma forma de representação da contagem da história. O professor pode escrever o objetivo no quadro ou ainda somente ler para os alunos.

  • No caso de escrever ou projetar: o professor vai escolher um aluno para que faça a leitura do objetivo, e posteriormente toda a turma realizar uma leitura coletiva do objetivo.
  • No caso de o professor realizar a leitura: no final da leitura o professor vai indagar: - Que tipo de símbolos ou desenhos contam história ou podem nos dar informações sobre o passado?

Para você saber mais: Neste momento o professor terá que ter posse do conhecimento da escrita pictográfica. Para melhor entendimento acesse o site da Biblioteca Aloíso Magalh?s do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: https://biblioam.wordpress.com/2014/08/22/a-historia-da-escrita/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente estas imagens aos alunos. Os alunos farão a leitura do questionamento e terão um momento breve para expor suas impressões sobre as imagens. Para complementar levante outros questionamentos:

  • Como a imagem com as tintas pode ser relacionada ao estudo da História na escola?
  • Os emojis constituem uma forma de linguagem muito usada hoje nos meios eletrônicos. Como seria o estudo destas imagens numa sala de aula
    daqui a 200 anos?
  • Na última imagem uma pessoa desenha um molde de outra no chão. Que tipo de impressão outras pessoas podem ter após a saída das duas de cena?
    Como ficará o desenho?

Como adequar à sua realidade: As imagens devem ser apresentadas por meio de projetor, caso não seja possível:

Para você saber mais: Você sabe o que são os emojis? Para melhor compreender leia o post “O que são os emojis, de onde vieram e como fazer marketing com eles”, que conta um pouquinho sobre a função destes caracteres tão comuns nas redes sociais. Acesse o site: https://marketingdeconteudo.com/emoji/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Neste momento o projete as imagens, os alunos serão indagados quais seriam as possíveis interpretações das imagens.

Agora oriente as análises seguindo este roteiro:

  • Como foram feitas?
  • O que estas cenas retratam?
  • É possível afirmar com certeza o que está sendo representado? Ou somente são suposições do que aconteceu?
  • Que tipos de desenho podemos observar nesta imagem?

Como adequar à sua realidade: As imagens devem ser apresentadas aos alunos no caso de não haver projetor ou outro meio eletrônico. As imagens podem ser impressas, se for imprimir em impressora preto e branco, configurar a impressão para escala de cinza para que a imagem não perca qualidade. Em algumas regiões do Brasil onde há outros sítios arqueológicos o professor pode optar por usar imagens destes sítios, como Rio Grande do Norte e Goiás. Há o sítio arqueológico de Serranópolis - GO onde há representações da fauna.

Para você saber mais: É importante que o professor esteja atento ao conteúdo. O estudo da arte rupestre e como ela é preservada no Brasil se faz fundamental para a execução da aula. Para tanto acesse:

Problematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Neste momento oriente a leitura dos hieróglifos das imagens do slide.

Proponha questionamentos sobre as imagens dos hieróglifos:

  • Sem ter legenda o que você entende das imagens apresentadas?
  • Será possível decifrar usando cada imagem de forma separada.
  • Nas imagens quais são os desenhos que na sua opinião se aproximam da História do Egito?
  • Estes desenhos são um tipo de escrita?
  • A imagem 5 retrata um exemplo da escrita fenícia. Há alguma semelhança entre os hieróglifos e os símbolos egípcios?
  • É possível perceber que na imagem 5 há uma sequência de símbolos semelhante ao nosso alfabeto?

É possível fazer uma relação com o slide da Contextualização ou ainda utilizar outras imagens codificadas, como as placas de sinalização e placas de trânsito.

Como adequar à sua realidade: Imprima as imagens que estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jQR8bx9Kfz7zpEP4eY8tnk7wHPKx8MhQsXE86jEYgQksYPSApugwt7XTGeQW/his5-06und02-problematizacao-hieroglifos.pdf. As imagens podem ser impressas para ser feitas fichas que passarão pelos alunos de carteira em carteira.

Para você saber mais: Para melhor desenvolvimento destas atividades o professor deve se organizar anteriormente à aula. Alguns dados importantes sobre esta parte da Problematização.

  • Segundo dicionário do Google:

Estela, substantivo feminino

  • Coluna ou placa de pedra em que os antigos faziam inscrições, geralmente funerárias. "e. sepulcral"
  • Monumento monolítico feito em pedra vertical

Sistematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Entregue uma ficha com os símbolos, com caracteres impressos em preto e branco. Observando a representação os alunos deverão escrever seu nome utilizando os hieróglifos da tabela. Cada aluno receberá um tira de papel sulfite para escrever seu nome (lembrando que a forma correta de escrita é da direita para a esquerda).

  • Oriente os alunos a escrever o nome de trás para a frente em um papel a parte ou mesmo no verso de onde será feito o desenho.
  • Exija um tamanho mínimo para os desenhos.
  • Abaixo do nome em hieróglifo escrever também o nome usando as letras do alfabeto fenício.

  • Outra opção para esta atividade é utilizar um site onde é só seguir as instruções e escrever o nome que já acontece a tradução para o hieróglifo. Neste caso, o professor pode usar o laboratório de informática para realizar a atividade. O site para este fim é: http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/hieroglifos.html. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

  • Há também a possibilidade de ser impressas fichas com os hieróglifos, sem a descrição do que seria cada desenho. A impressão seria em fichas de alfabeto móvel. Haveria, portanto, um momento em que os alunos trabalhariam a formação de pequenas mensagens.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja disponibilidade do laboratório de informática na escola, ou também a indisponibilidade de internet no smartphone, a execução da atividade não fica comprometida. Lembrando que os alunos deverão usar o lápis de cor para realizar a escrita do texto.

Para você saber mais: Decifrar hieróglifos não é uma tarefa muito fácil. A composição deste tipo de escrita é muito elaborada e a sua leitura também.
A correta leitura se dá decifrando os hieróglifos da direita para a esquerda, ou seja, de trás para a frente. Para melhor compreender este processo acesse o seguintes sites:

Sistematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Neste momento os alunos irão representar as suas sensações e aprendizados da aula. Para isso vai ser usado um papel pardo de dimensões próximas a 100x80 cm. Antes de os alunos começarem fixe o papel na parede.

  • Distribua potes de tinta guache nas cores: preto e vermelho.
  • Oriente os alunos a representar por desenhos o que ele aprendeu na aula de hoje.
  • Reforce a ideia da Problematização de não usar símbolos alfabéticos, reforçando que os desenhos são rústicos como se tivessem sendo feitos nas paredes.
  • A pintura pode ser feita a dedo ou com pincel nºs 10 ou 12.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja a disponibilidade de tinta guache e pincel, substitua pelo uso do giz de cera. Dependendo da disponibilidade e da localidade da escola podem ser utilizados materiais naturais: carvão vegetal e urucum em sementes.

Para você saber mais: É importante que o professor esteja atento ao conteúdo. O estudo da arte rupestre e como ela é preservada, no Brasil se faz fundamental para a execução da aula. Para tanto acesse:

Sistematização - parte 3 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Utilizando um papel pardo com um tamanho grande, oriente os alunos a montar uma estela com os hieróglifos dos nomes produzidos em sala de aula. Como regra os nomes devem estar escritos em forma de legenda no final do painel. Este painel será exposto fora da sala de aula. Os alunos convidarão outros colegas para conhecer o trabalho realizado pela turma.

Durante a confecção da estela os alunos responderão as perguntas levantadas.

A estela egípcia será afixada ao lado do painel de arte rupestre.

Como adequar à sua realidade: Se não houver possibilidade de papel pardo ou outro papel para confecção da estela, os hieróglifos poderão ser organizados e afixados diretamente no mural da escola ou ainda na parede da sala de aula.

Para você saber mais: Decifrar hieróglifos não é uma tarefa muito fácil. A composição deste tipo de escrita é muito elaborada e a sua leitura também.

A correta leitura se dá decifrando os hieróglifos da direita para a esquerda, ou seja, de trás para a frente. Para melhor compreender este processo acesse os seguintes sites:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar com a disciplina de Arte.

Materiais necessários: Fichas impressas, lápis de cor ou giz de cera, papel pardo (painel), tiras de papel sulfite, tinta guache.

Material complementar: O material de apoio está disponível nos links:

Para você saber mais:

Estela, substantivo feminino

  • Coluna ou placa de pedra em que os antigos faziam inscrições, geralmente funerárias. “e. sepulcral”
  • Monumento monolítico feito em pedra vertical

https://archive.org/stream/struggleofnation00maspuoft/struggleofnation00maspuoft#page/570/mode/1up. Acesso em: 4 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: O objetivo deve ser apresentado aos alunos de modo que eles pensem sobre como desenhos e imagens constituem uma forma de representação da contagem da história. O professor pode escrever o objetivo no quadro ou ainda somente ler para os alunos.

  • No caso de escrever ou projetar: o professor vai escolher um aluno para que faça a leitura do objetivo, e posteriormente toda a turma realizar uma leitura coletiva do objetivo.
  • No caso de o professor realizar a leitura: no final da leitura o professor vai indagar: - Que tipo de símbolos ou desenhos contam história ou podem nos dar informações sobre o passado?

Para você saber mais: Neste momento o professor terá que ter posse do conhecimento da escrita pictográfica. Para melhor entendimento acesse o site da Biblioteca Aloíso Magalh?s do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: https://biblioam.wordpress.com/2014/08/22/a-historia-da-escrita/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente estas imagens aos alunos. Os alunos farão a leitura do questionamento e terão um momento breve para expor suas impressões sobre as imagens. Para complementar levante outros questionamentos:

  • Como a imagem com as tintas pode ser relacionada ao estudo da História na escola?
  • Os emojis constituem uma forma de linguagem muito usada hoje nos meios eletrônicos. Como seria o estudo destas imagens numa sala de aula
    daqui a 200 anos?
  • Na última imagem uma pessoa desenha um molde de outra no chão. Que tipo de impressão outras pessoas podem ter após a saída das duas de cena?
    Como ficará o desenho?

Como adequar à sua realidade: As imagens devem ser apresentadas por meio de projetor, caso não seja possível:

Para você saber mais: Você sabe o que são os emojis? Para melhor compreender leia o post “O que são os emojis, de onde vieram e como fazer marketing com eles”, que conta um pouquinho sobre a função destes caracteres tão comuns nas redes sociais. Acesse o site: https://marketingdeconteudo.com/emoji/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Neste momento o projete as imagens, os alunos serão indagados quais seriam as possíveis interpretações das imagens.

Agora oriente as análises seguindo este roteiro:

  • Como foram feitas?
  • O que estas cenas retratam?
  • É possível afirmar com certeza o que está sendo representado? Ou somente são suposições do que aconteceu?
  • Que tipos de desenho podemos observar nesta imagem?

Como adequar à sua realidade: As imagens devem ser apresentadas aos alunos no caso de não haver projetor ou outro meio eletrônico. As imagens podem ser impressas, se for imprimir em impressora preto e branco, configurar a impressão para escala de cinza para que a imagem não perca qualidade. Em algumas regiões do Brasil onde há outros sítios arqueológicos o professor pode optar por usar imagens destes sítios, como Rio Grande do Norte e Goiás. Há o sítio arqueológico de Serranópolis - GO onde há representações da fauna.

Para você saber mais: É importante que o professor esteja atento ao conteúdo. O estudo da arte rupestre e como ela é preservada no Brasil se faz fundamental para a execução da aula. Para tanto acesse:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Neste momento oriente a leitura dos hieróglifos das imagens do slide.

Proponha questionamentos sobre as imagens dos hieróglifos:

  • Sem ter legenda o que você entende das imagens apresentadas?
  • Será possível decifrar usando cada imagem de forma separada.
  • Nas imagens quais são os desenhos que na sua opinião se aproximam da História do Egito?
  • Estes desenhos são um tipo de escrita?
  • A imagem 5 retrata um exemplo da escrita fenícia. Há alguma semelhança entre os hieróglifos e os símbolos egípcios?
  • É possível perceber que na imagem 5 há uma sequência de símbolos semelhante ao nosso alfabeto?

É possível fazer uma relação com o slide da Contextualização ou ainda utilizar outras imagens codificadas, como as placas de sinalização e placas de trânsito.

Como adequar à sua realidade: Imprima as imagens que estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jQR8bx9Kfz7zpEP4eY8tnk7wHPKx8MhQsXE86jEYgQksYPSApugwt7XTGeQW/his5-06und02-problematizacao-hieroglifos.pdf. As imagens podem ser impressas para ser feitas fichas que passarão pelos alunos de carteira em carteira.

Para você saber mais: Para melhor desenvolvimento destas atividades o professor deve se organizar anteriormente à aula. Alguns dados importantes sobre esta parte da Problematização.

  • Segundo dicionário do Google:

Estela, substantivo feminino

  • Coluna ou placa de pedra em que os antigos faziam inscrições, geralmente funerárias. "e. sepulcral"
  • Monumento monolítico feito em pedra vertical

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Entregue uma ficha com os símbolos, com caracteres impressos em preto e branco. Observando a representação os alunos deverão escrever seu nome utilizando os hieróglifos da tabela. Cada aluno receberá um tira de papel sulfite para escrever seu nome (lembrando que a forma correta de escrita é da direita para a esquerda).

  • Oriente os alunos a escrever o nome de trás para a frente em um papel a parte ou mesmo no verso de onde será feito o desenho.
  • Exija um tamanho mínimo para os desenhos.
  • Abaixo do nome em hieróglifo escrever também o nome usando as letras do alfabeto fenício.

  • Outra opção para esta atividade é utilizar um site onde é só seguir as instruções e escrever o nome que já acontece a tradução para o hieróglifo. Neste caso, o professor pode usar o laboratório de informática para realizar a atividade. O site para este fim é: http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/hieroglifos.html. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

  • Há também a possibilidade de ser impressas fichas com os hieróglifos, sem a descrição do que seria cada desenho. A impressão seria em fichas de alfabeto móvel. Haveria, portanto, um momento em que os alunos trabalhariam a formação de pequenas mensagens.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja disponibilidade do laboratório de informática na escola, ou também a indisponibilidade de internet no smartphone, a execução da atividade não fica comprometida. Lembrando que os alunos deverão usar o lápis de cor para realizar a escrita do texto.

Para você saber mais: Decifrar hieróglifos não é uma tarefa muito fácil. A composição deste tipo de escrita é muito elaborada e a sua leitura também.
A correta leitura se dá decifrando os hieróglifos da direita para a esquerda, ou seja, de trás para a frente. Para melhor compreender este processo acesse o seguintes sites:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Neste momento os alunos irão representar as suas sensações e aprendizados da aula. Para isso vai ser usado um papel pardo de dimensões próximas a 100x80 cm. Antes de os alunos começarem fixe o papel na parede.

  • Distribua potes de tinta guache nas cores: preto e vermelho.
  • Oriente os alunos a representar por desenhos o que ele aprendeu na aula de hoje.
  • Reforce a ideia da Problematização de não usar símbolos alfabéticos, reforçando que os desenhos são rústicos como se tivessem sendo feitos nas paredes.
  • A pintura pode ser feita a dedo ou com pincel nºs 10 ou 12.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja a disponibilidade de tinta guache e pincel, substitua pelo uso do giz de cera. Dependendo da disponibilidade e da localidade da escola podem ser utilizados materiais naturais: carvão vegetal e urucum em sementes.

Para você saber mais: É importante que o professor esteja atento ao conteúdo. O estudo da arte rupestre e como ela é preservada, no Brasil se faz fundamental para a execução da aula. Para tanto acesse:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Utilizando um papel pardo com um tamanho grande, oriente os alunos a montar uma estela com os hieróglifos dos nomes produzidos em sala de aula. Como regra os nomes devem estar escritos em forma de legenda no final do painel. Este painel será exposto fora da sala de aula. Os alunos convidarão outros colegas para conhecer o trabalho realizado pela turma.

Durante a confecção da estela os alunos responderão as perguntas levantadas.

A estela egípcia será afixada ao lado do painel de arte rupestre.

Como adequar à sua realidade: Se não houver possibilidade de papel pardo ou outro papel para confecção da estela, os hieróglifos poderão ser organizados e afixados diretamente no mural da escola ou ainda na parede da sala de aula.

Para você saber mais: Decifrar hieróglifos não é uma tarefa muito fácil. A composição deste tipo de escrita é muito elaborada e a sua leitura também.

A correta leitura se dá decifrando os hieróglifos da direita para a esquerda, ou seja, de trás para a frente. Para melhor compreender este processo acesse os seguintes sites:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano