16195
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Patrimônio histórico e cultural

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Patrimônio histórico e cultural

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Antoniassi Reis

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imprimir as imagens, caso não seja possível projetar para os alunos. Para imprimir a primeira atividade clique em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TVVNRvzCE6qyPwgxgg2PTW7mzsXp5Vrq44UDKHV99n5Wr3p99JbDwq95mUHn/his5-07und01-texto-parati.pdf

Para imprimir a segunda atividade clique em

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mK2uY3p3CeP3S6QuQPmZJNdndGSBAQenvmWxsrhhrUkjmBVm5JTMJfxvbE4D/his5-07und01-imagem-oxford.pdf

Providenciar imagens sobre sua cidade de tempos históricos diferentes. Folhas de papel sulfite, pautada, ou outro de sua preferência, papel pardo ou cartolina para montar o painel.

Material complementar: MARTINS, Maria Helena. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. Editora Moderna. São Paulo 2011.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: O objetivo dessa aula é que os alunos estabeleçam semelhanças e diferenças, identificando a passagem do tempo e que apesar disso, o patrimônio permanece, se preservado adequadamente. Essa permanência preserva a memória de uma povo, de uma sociedade que se modifica constantemente e consequentemente as construções também.

Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para essa aula é importante que os alunos estejam em duplas. Distribua aos alunos as folhas cortadas ou eles podem usar post its, para escreverem seus levantamentos de hipóteses, uma folha para escrever as mudanças observadas e outra para as permanências.

Para imprimir as imagens do slide clique aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mK2uY3p3CeP3S6QuQPmZJNdndGSBAQenvmWxsrhhrUkjmBVm5JTMJfxvbE4D/his5-07und01-imagem-oxford.pdf

Contextualizar iniciando com as imagens de tempos diferentes, estabelecendo relações entre elas e a permanência da estrutura. Direcione as perguntas para as características do local. Observem a rua de Oxford em 1810 e em 2015. Ela foi modificada? Em 2015 ela se assemelha com 1810? E as construções?

Como adequar à sua realidade: As imagens propostas podem ser usadas como exemplo. Pesquise e inclua imagens de seu bairro, comunidade e cidade, de pontos históricos e considerados patrimônio. Pode ser imagens de monumentos, escolas e igrejas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesse momento após o levantamento de hipóteses algumas sugestões de perguntas são: Há semelhanças entre as imagens? Se sim, quais? Existe diferenças entre as imagens? Se sim, quais? Explore nesse momento uma linguagem descritiva para a partir da descrição formar o conceito. Por que é importante preservar essas construções? De que forma contribuem para a preservação da memória. Por que elas se mantêm conservadas mesmo com a passagem do tempo?

Nessa problematização é necessário sempre comparar tempos históricos diferentes com textos ou imagens. É importante que todos tenham registrado seu levantamento de hipóteses para confirmá-las ou não na sistematização.

Se possível projete o texto ou imprima e distribua aos alunos. É possível substituir a cidade do texto original por uma cidade histórica que os alunos conheçam e tenham mais proximidade. Para imprimir o fragmento de texto para os alunos, clique aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TVVNRvzCE6qyPwgxgg2PTW7mzsXp5Vrq44UDKHV99n5Wr3p99JbDwq95mUHn/his5-07und01-texto-parati.pdf

Como adequar à sua realidade: Adequar a cidade citada no texto pela cidade que irá trabalhar, relacionando-a com as imagens. É necessário pesquisar os textos sobre imagens e adequá-lo com antecedência, durante os ajustes para essa aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Orientações: Nesse momento os alunos irão escrever suas conclusões na segunda folha ou post its. As respostas devem sair a partir da problematização e fechamento com a comparação do que se pensou antes da conclusão e o que se pode concluir depois da discussão. Colar no painel o antes e o depois, com mudanças e permanências observadas.

Após a montagem do painel conclua a discussão ouvindo os alunos, refazendo e complementando as perguntas como: Qual importância da preservação para a memória de um povo?

O slide indica o modelo do painel a ser montado. Esse painel pode ser reutilizado depois em diferentes aulas. Montar o painel durante o planejamento, ajustes para a aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imprimir as imagens, caso não seja possível projetar para os alunos. Para imprimir a primeira atividade clique em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TVVNRvzCE6qyPwgxgg2PTW7mzsXp5Vrq44UDKHV99n5Wr3p99JbDwq95mUHn/his5-07und01-texto-parati.pdf

Para imprimir a segunda atividade clique em

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mK2uY3p3CeP3S6QuQPmZJNdndGSBAQenvmWxsrhhrUkjmBVm5JTMJfxvbE4D/his5-07und01-imagem-oxford.pdf

Providenciar imagens sobre sua cidade de tempos históricos diferentes. Folhas de papel sulfite, pautada, ou outro de sua preferência, papel pardo ou cartolina para montar o painel.

Material complementar: MARTINS, Maria Helena. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. Editora Moderna. São Paulo 2011.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: O objetivo dessa aula é que os alunos estabeleçam semelhanças e diferenças, identificando a passagem do tempo e que apesar disso, o patrimônio permanece, se preservado adequadamente. Essa permanência preserva a memória de uma povo, de uma sociedade que se modifica constantemente e consequentemente as construções também.

Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para essa aula é importante que os alunos estejam em duplas. Distribua aos alunos as folhas cortadas ou eles podem usar post its, para escreverem seus levantamentos de hipóteses, uma folha para escrever as mudanças observadas e outra para as permanências.

Para imprimir as imagens do slide clique aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mK2uY3p3CeP3S6QuQPmZJNdndGSBAQenvmWxsrhhrUkjmBVm5JTMJfxvbE4D/his5-07und01-imagem-oxford.pdf

Contextualizar iniciando com as imagens de tempos diferentes, estabelecendo relações entre elas e a permanência da estrutura. Direcione as perguntas para as características do local. Observem a rua de Oxford em 1810 e em 2015. Ela foi modificada? Em 2015 ela se assemelha com 1810? E as construções?

Como adequar à sua realidade: As imagens propostas podem ser usadas como exemplo. Pesquise e inclua imagens de seu bairro, comunidade e cidade, de pontos históricos e considerados patrimônio. Pode ser imagens de monumentos, escolas e igrejas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesse momento após o levantamento de hipóteses algumas sugestões de perguntas são: Há semelhanças entre as imagens? Se sim, quais? Existe diferenças entre as imagens? Se sim, quais? Explore nesse momento uma linguagem descritiva para a partir da descrição formar o conceito. Por que é importante preservar essas construções? De que forma contribuem para a preservação da memória. Por que elas se mantêm conservadas mesmo com a passagem do tempo?

Nessa problematização é necessário sempre comparar tempos históricos diferentes com textos ou imagens. É importante que todos tenham registrado seu levantamento de hipóteses para confirmá-las ou não na sistematização.

Se possível projete o texto ou imprima e distribua aos alunos. É possível substituir a cidade do texto original por uma cidade histórica que os alunos conheçam e tenham mais proximidade. Para imprimir o fragmento de texto para os alunos, clique aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TVVNRvzCE6qyPwgxgg2PTW7mzsXp5Vrq44UDKHV99n5Wr3p99JbDwq95mUHn/his5-07und01-texto-parati.pdf

Como adequar à sua realidade: Adequar a cidade citada no texto pela cidade que irá trabalhar, relacionando-a com as imagens. É necessário pesquisar os textos sobre imagens e adequá-lo com antecedência, durante os ajustes para essa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Orientações: Nesse momento os alunos irão escrever suas conclusões na segunda folha ou post its. As respostas devem sair a partir da problematização e fechamento com a comparação do que se pensou antes da conclusão e o que se pode concluir depois da discussão. Colar no painel o antes e o depois, com mudanças e permanências observadas.

Após a montagem do painel conclua a discussão ouvindo os alunos, refazendo e complementando as perguntas como: Qual importância da preservação para a memória de um povo?

O slide indica o modelo do painel a ser montado. Esse painel pode ser reutilizado depois em diferentes aulas. Montar o painel durante o planejamento, ajustes para a aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano