16165
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Números como código de identificação

Plano de aula de Matemática com atividades para1º ano do Fundamental sobre Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas

Plano 11 de 11 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Zanin

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Descrever situações do dia a dia em que são utilizados os números;
  • Compreender que os números têm funções diferentes;
  • Reconhecer o uso dos números como código de identificação.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Organize os alunos em uma roda e proponha uma conversa sobre o uso dos números. Faça as perguntas sugeridas abaixo. É esperado que os alunos falem de situações de uso dos números, relacionados ao dia a dia deles, como por exemplo: sua idade, seu peso, número de alunos da sala, entre outras coisas. Deixe que falem por um tempo. Enquanto eles falam, cite a função do número ali representado, por exemplo: quando o aluno falar de seu peso, diga que neste caso o número serve para medir; quando falar de números de brinquedos, diga que a função neste caso, é quantificar. É comum que os alunos tenham desenvolvido a noção de número associado somente à contagem, assim pensam que os números servem só para “contar”, isto é, quantificar. Por isso, verbalize as outras funções dos números e cite exemplos, caso eles não tenham citado:

  • Quantificar ( contar) : ex: fazer contagem dos lápis de cor ;
  • Medir: ex: peso, altura, número de sapato, quantidade de ml da garrafinha d’água, horas;
  • Localizar ou ordenar: ex: o primeiro da fila;
  • Identificar ( codificar) ex: número de telefone, placa de carro… Explique, que neste caso em que os números representam códigos, apesar de alguns serem “grandes”, eles conseguem ler, pois sua leitura é diferente. Então pergunte, se alguém sabe o número de telefone de sua casa, ou o celular de seus pais. Eles perceberão que o jeito de falar o número, é diferente.

É importante que eles identifiquem as outras funções dos números, que fazem parte de suas vidas e que os números não servem só para quantificar. Diga então, que na aula de hoje eles explorarão situações de uso dos números que são lidos de forma diferente e que servem como códigos de identificação.

Propósito: Diferenciar o uso de números entre os que servem para contagem, medida e ordenação, aqueles que são códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • Em que locais observamos números?
  • Em quais situações usamos números?
  • Nós sempre lemos os números do mesmo jeito?
  • Como lemos um número de telefone?
  • E o número das casas?
  • Você sabia que as ruas também têm um número? O CEP. Eles são códigos de identificação. E são fáceis de ler.
  • Você sabe o CEP da sua rua?
  • E o da escola? ( apresente neste momento o CEP da escola e faça a leitura, para que eles tenham a percepção de como são lidos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Que números estão na atividade do grupo de vocês?
  • Vocês sabem para que esses números servem?
  • Todos servem para contar?
  • Para que eles são usados então?
  • Onde podemos encontrá-los?
  • Como podemos ler esses números?

Materiais complementares:

Atividade Principal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gmRpt2Td5gr5sBverYXEkMZJxqYXU3mKDYqUTnDWRt6SzDpTdFM5UpnHwgu4/atividade-principal-mat1-01num11.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvGmZ7Kdz6VXNgcjeeuucYgkd4VED8gKvwrPH87rzb8HmeyFGTTAPWJCsCKb/resolucao-das-atividades-mat1-01num11.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vApWkYJHjWmFDR5K3k65egxDmBhReeQ9YHXj4aBUCDhv7BpkAJ53VBhu4bW/guia-de-intervencao-mat1-01num11.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Que números estão na atividade do grupo de vocês?
  • Vocês sabem para que esses números servem?
  • Todos servem para contar?
  • Para que eles são usados então?
  • Onde podemos encontrá-los?
  • Como podemos ler esses números?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Que números estão na atividade do grupo de vocês?
  • Vocês sabem para que esses números servem?
  • Todos servem para contar?
  • Para que eles são usados então?
  • Onde podemos encontrá-los?
  • Como podemos ler esses números?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Que números estão na atividade do grupo de vocês?
  • Vocês sabem para que esses números servem?
  • Todos servem para contar?
  • Para que eles são usados então?
  • Onde podemos encontrá-los?
  • Como podemos ler esses números?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)

Orientações:

Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.

Propósito:

Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • Para que servem os números do seu grupo?
  • Quais deles servem como códigos de identificação?
  • Como eles são lidos?
  • Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?

Materiais complementares:

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvGmZ7Kdz6VXNgcjeeuucYgkd4VED8gKvwrPH87rzb8HmeyFGTTAPWJCsCKb/resolucao-das-atividades-mat1-01num11.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vApWkYJHjWmFDR5K3k65egxDmBhReeQ9YHXj4aBUCDhv7BpkAJ53VBhu4bW/guia-de-intervencao-mat1-01num11.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)

Orientações:

Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.

Propósito:

Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • Para que servem os números do seu grupo?
  • Quais deles servem como códigos de identificação?
  • Como eles são lidos?
  • Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)

Orientações:

Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.

Propósito:

Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • Para que servem os números do seu grupo?
  • Quais deles servem como códigos de identificação?
  • Como eles são lidos?
  • Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)

Orientações:

Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.

Propósito:

Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • Para que servem os números do seu grupo?
  • Quais deles servem como códigos de identificação?
  • Como eles são lidos?
  • Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Leia o conteúdo deste slide para os alunos resumindo a aprendizagem da aula.

Propósito:

Resumir a aprendizagem da aula. É esperado que os alunos reconheçam a função dos números como códigos de identificação.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Retome a atividade desenvolvida nesta aula e revise oralmente a aprendizagem do dia. Faça as perguntas abaixo e mostre as imagens com as situações em que os números são usados como código de identificação.

Propósito: Revisar a aprendizagem da aula, reforçando o uso dos números como códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • O que nós aprendemos hoje?
  • Como os números podem ser usados?
  • Em que situações usamos os números para identificar alguma coisa?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Entregue uma cópia desta atividade para cada aluno. Leia o enunciado e garanta que todos entenderam a tarefa. Este é o momento para você avaliar a aula e verificar se o objetivo foi atendido. Por isso deixe que façam sozinhos, sem sua interferência. Depois que eles terminarem, peça que justifiquem suas escolhas. Neste plano você encontra também atividades complementares para aplicar com seus alunos e dar continuidade a este conteúdo.

Propósito:

Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Atividade Raio X: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4CNufmZXwYQxvUsW76xrnCVGWrGfnra2G2cnzEVX3JkrBxm2W6VzcNG8uhxA/atividade-raio-x-mat1-01num11.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJ6SKhPa6kgnBBtCn8mJCWhkqZt4kffWkRzTB7YGDzC5jRQhXVrVPjRrrW2j/atividades-complementares-mat1-01num11.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvGmZ7Kdz6VXNgcjeeuucYgkd4VED8gKvwrPH87rzb8HmeyFGTTAPWJCsCKb/resolucao-das-atividades-mat1-01num11.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Descrever situações do dia a dia em que são utilizados os números;
  • Compreender que os números têm funções diferentes;
  • Reconhecer o uso dos números como código de identificação.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Organize os alunos em uma roda e proponha uma conversa sobre o uso dos números. Faça as perguntas sugeridas abaixo. É esperado que os alunos falem de situações de uso dos números, relacionados ao dia a dia deles, como por exemplo: sua idade, seu peso, número de alunos da sala, entre outras coisas. Deixe que falem por um tempo. Enquanto eles falam, cite a função do número ali representado, por exemplo: quando o aluno falar de seu peso, diga que neste caso o número serve para medir; quando falar de números de brinquedos, diga que a função neste caso, é quantificar. É comum que os alunos tenham desenvolvido a noção de número associado somente à contagem, assim pensam que os números servem só para “contar”, isto é, quantificar. Por isso, verbalize as outras funções dos números e cite exemplos, caso eles não tenham citado:

  • Quantificar ( contar) : ex: fazer contagem dos lápis de cor ;
  • Medir: ex: peso, altura, número de sapato, quantidade de ml da garrafinha d’água, horas;
  • Localizar ou ordenar: ex: o primeiro da fila;
  • Identificar ( codificar) ex: número de telefone, placa de carro… Explique, que neste caso em que os números representam códigos, apesar de alguns serem “grandes”, eles conseguem ler, pois sua leitura é diferente. Então pergunte, se alguém sabe o número de telefone de sua casa, ou o celular de seus pais. Eles perceberão que o jeito de falar o número, é diferente.

É importante que eles identifiquem as outras funções dos números, que fazem parte de suas vidas e que os números não servem só para quantificar. Diga então, que na aula de hoje eles explorarão situações de uso dos números que são lidos de forma diferente e que servem como códigos de identificação.

Propósito: Diferenciar o uso de números entre os que servem para contagem, medida e ordenação, aqueles que são códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • Em que locais observamos números?
  • Em quais situações usamos números?
  • Nós sempre lemos os números do mesmo jeito?
  • Como lemos um número de telefone?
  • E o número das casas?
  • Você sabia que as ruas também têm um número? O CEP. Eles são códigos de identificação. E são fáceis de ler.
  • Você sabe o CEP da sua rua?
  • E o da escola? ( apresente neste momento o CEP da escola e faça a leitura, para que eles tenham a percepção de como são lidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Que números estão na atividade do grupo de vocês?
  • Vocês sabem para que esses números servem?
  • Todos servem para contar?
  • Para que eles são usados então?
  • Onde podemos encontrá-los?
  • Como podemos ler esses números?

Materiais complementares:

Atividade Principal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gmRpt2Td5gr5sBverYXEkMZJxqYXU3mKDYqUTnDWRt6SzDpTdFM5UpnHwgu4/atividade-principal-mat1-01num11.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvGmZ7Kdz6VXNgcjeeuucYgkd4VED8gKvwrPH87rzb8HmeyFGTTAPWJCsCKb/resolucao-das-atividades-mat1-01num11.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vApWkYJHjWmFDR5K3k65egxDmBhReeQ9YHXj4aBUCDhv7BpkAJ53VBhu4bW/guia-de-intervencao-mat1-01num11.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Que números estão na atividade do grupo de vocês?
  • Vocês sabem para que esses números servem?
  • Todos servem para contar?
  • Para que eles são usados então?
  • Onde podemos encontrá-los?
  • Como podemos ler esses números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Que números estão na atividade do grupo de vocês?
  • Vocês sabem para que esses números servem?
  • Todos servem para contar?
  • Para que eles são usados então?
  • Onde podemos encontrá-los?
  • Como podemos ler esses números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Que números estão na atividade do grupo de vocês?
  • Vocês sabem para que esses números servem?
  • Todos servem para contar?
  • Para que eles são usados então?
  • Onde podemos encontrá-los?
  • Como podemos ler esses números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)

Orientações:

Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.

Propósito:

Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • Para que servem os números do seu grupo?
  • Quais deles servem como códigos de identificação?
  • Como eles são lidos?
  • Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?

Materiais complementares:

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvGmZ7Kdz6VXNgcjeeuucYgkd4VED8gKvwrPH87rzb8HmeyFGTTAPWJCsCKb/resolucao-das-atividades-mat1-01num11.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vApWkYJHjWmFDR5K3k65egxDmBhReeQ9YHXj4aBUCDhv7BpkAJ53VBhu4bW/guia-de-intervencao-mat1-01num11.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)

Orientações:

Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.

Propósito:

Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • Para que servem os números do seu grupo?
  • Quais deles servem como códigos de identificação?
  • Como eles são lidos?
  • Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)

Orientações:

Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.

Propósito:

Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • Para que servem os números do seu grupo?
  • Quais deles servem como códigos de identificação?
  • Como eles são lidos?
  • Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)

Orientações:

Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.

Propósito:

Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • Para que servem os números do seu grupo?
  • Quais deles servem como códigos de identificação?
  • Como eles são lidos?
  • Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Leia o conteúdo deste slide para os alunos resumindo a aprendizagem da aula.

Propósito:

Resumir a aprendizagem da aula. É esperado que os alunos reconheçam a função dos números como códigos de identificação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Retome a atividade desenvolvida nesta aula e revise oralmente a aprendizagem do dia. Faça as perguntas abaixo e mostre as imagens com as situações em que os números são usados como código de identificação.

Propósito: Revisar a aprendizagem da aula, reforçando o uso dos números como códigos de identificação.

Discuta com a turma:

  • O que nós aprendemos hoje?
  • Como os números podem ser usados?
  • Em que situações usamos os números para identificar alguma coisa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Entregue uma cópia desta atividade para cada aluno. Leia o enunciado e garanta que todos entenderam a tarefa. Este é o momento para você avaliar a aula e verificar se o objetivo foi atendido. Por isso deixe que façam sozinhos, sem sua interferência. Depois que eles terminarem, peça que justifiquem suas escolhas. Neste plano você encontra também atividades complementares para aplicar com seus alunos e dar continuidade a este conteúdo.

Propósito:

Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Atividade Raio X: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4CNufmZXwYQxvUsW76xrnCVGWrGfnra2G2cnzEVX3JkrBxm2W6VzcNG8uhxA/atividade-raio-x-mat1-01num11.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJ6SKhPa6kgnBBtCn8mJCWhkqZt4kffWkRzTB7YGDzC5jRQhXVrVPjRrrW2j/atividades-complementares-mat1-01num11.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvGmZ7Kdz6VXNgcjeeuucYgkd4VED8gKvwrPH87rzb8HmeyFGTTAPWJCsCKb/resolucao-das-atividades-mat1-01num11.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano