16110
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A vida no campo e na cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre  Comparar como é a realidade das crianças que vivem no campo e das crianças que vivem na cidade

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Vídeo “Chico Bento: Na roça é diferente” (disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=jVDbhs1g-us)

Material complementar: Afirmações para o Quiz da ação propositiva, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nav9QPXxE2js89Q6EJkeHmrpMFzG4WdqR9QmHwnNxxzbyDgQJM2hA5GnJRXG/ge02-04und01-acao-propositiva-quiz.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos. Em seguida, questione-os se eles acreditam que haja diferenças na vida de uma criança do campo e da cidade. Anote todas as informações no quadro mas não faça nenhuma intervenção conceitual, pois o importante é o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos que poderão ser resgatados na sistematização.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete para os alunos o vídeo “Chico Bento: Na roça é diferente” (disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=jVDbhs1g-us). Em seguida, questione-os se foi possível notar diferenças entre a vida no campo e a vida na cidade. É importante utilizar esse momento para explicar aos alunos que o vídeo contém uma visão estereotipada da vida no campo e que nem todas as áreas rurais são desse modo.

Neste momento não aprofunde aspectos conceituais do assunto, pois ele será abordado com mais ênfase nos próximos slides.

Caso não seja possível projetar o vídeo, providencie com antecedência o roteiro do vídeo para ser narrado por você para os alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois de assistir ao vídeo “Chico Bento: Na roça é diferente”, promova uma discussão sobre como é a rotina de uma criança que vive no campo e na cidade.

Nesse momento é importante que você faça questionamentos sobre: que atividades uma criança do campo realiza, que tipos de atividades somente as crianças da cidade conseguem realizar, como é o ambiente em que cada uma vive, qual o motivo pelo qual há essas diferenças nas atividades, etc.

Aproveite também para falar das peculiaridades de cada região, como por exemplo o contato com os animais e com a natureza que as crianças da zona rural têm e o domínio nos avanços tecnológicos que as crianças da cidade vivenciam.

Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Proponha aos alunos um quiz. Para isso, peça para que eles se organizem grupos de três ou quatro pessoas.

Leia para os alunos as afirmações (disponíveis nos materiais complementares ) e dê a eles um tempo para identificarem se a afirmação é verdadeira ou falsa. Assim que os alunos entrarem em um consenso, peça para que eles anotem a resposta, pois posteriormente será feita a correção.

A ideia dessa proposta é, além de fazer com que os alunos percebam que existem diferenças entre a vida do campo e a vida rural, permitir que diminua-se algumas visões estereotipadas, especialmente sobre a vida rural.

Após o final do quiz, faça a correção das afirmações. Inicialmente, deixe que os alunos se manifestem sobre o motivo pelo qual escolheram as respostas e só então inicie as intervenções. Nesse momento, é de suma importante promover um debate sobre as questões, a fim de levar os alunos a entender as diferenças entre a vida de uma criança do campo e da cidade.

Correção:

  • FALSA - Apesar de ser muito comum entre as crianças que vivem na cidade, algumas crianças do campo também possuem videogame.
  • VERDADEIRA - As crianças do campo têm contato com animais que, geralmente, as crianças da cidade não têm.
  • VERDADEIRA - As crianças da cidade também podem brincar em contato direto com a natureza, apesar de ser menos frequente que as crianças que vivem no campo.
  • FALSA - As crianças da cidade têm mais contato com aparelhos eletrônicos do que as que vivem no campo.
  • VERDADEIRA - Atualmente algumas crianças do campo já possuem o acesso a internet. Por isso, essa atividade não pode ser considerada exclusiva de crianças da cidade.
  • VERDADEIRA - Esse tipo de atividade é cada vez mais frequente no cotidiano das crianças da cidade.
  • FALSA - As crianças do campo também frequentam escolas, assim como as crianças da cidade.
  • FALSA - Crianças da cidade também podem ter contato com a natureza e com os animais, ainda que esse contato seja menor do que as crianças que vivem no campo.

Materiais complementares

Afirmações para o Quiz da ação propositiva, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nav9QPXxE2js89Q6EJkeHmrpMFzG4WdqR9QmHwnNxxzbyDgQJM2hA5GnJRXG/ge02-04und01-acao-propositiva-quiz.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, dê continuidade a discussão feita no slide anterior. Retome com os alunos as diferenças que eles perceberam entre a vida no campo e a vida na cidade. Ouça as diferenças que os alunos citarem e anote-as no quadro.

Aproveite esse momento para ressaltar com os alunos que aspectos como espaço, trânsito, costumes e rotina de vida, interferem diretamente na vida da criança que vive no zona urbana e na zona rural. É importante que após esse momento eles sejam capazes de identificar que a vida de uma criança que vive no campo é diferente da que vive na cidade, entretanto o fato de as crianças do campo terem mais contato com a natureza e as crianças da cidade estarem mais ligadas aos avanços tecnológicos não os tornam uma exclusividade de cada local.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Vídeo “Chico Bento: Na roça é diferente” (disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=jVDbhs1g-us)

Material complementar: Afirmações para o Quiz da ação propositiva, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nav9QPXxE2js89Q6EJkeHmrpMFzG4WdqR9QmHwnNxxzbyDgQJM2hA5GnJRXG/ge02-04und01-acao-propositiva-quiz.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos. Em seguida, questione-os se eles acreditam que haja diferenças na vida de uma criança do campo e da cidade. Anote todas as informações no quadro mas não faça nenhuma intervenção conceitual, pois o importante é o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos que poderão ser resgatados na sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete para os alunos o vídeo “Chico Bento: Na roça é diferente” (disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=jVDbhs1g-us). Em seguida, questione-os se foi possível notar diferenças entre a vida no campo e a vida na cidade. É importante utilizar esse momento para explicar aos alunos que o vídeo contém uma visão estereotipada da vida no campo e que nem todas as áreas rurais são desse modo.

Neste momento não aprofunde aspectos conceituais do assunto, pois ele será abordado com mais ênfase nos próximos slides.

Caso não seja possível projetar o vídeo, providencie com antecedência o roteiro do vídeo para ser narrado por você para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois de assistir ao vídeo “Chico Bento: Na roça é diferente”, promova uma discussão sobre como é a rotina de uma criança que vive no campo e na cidade.

Nesse momento é importante que você faça questionamentos sobre: que atividades uma criança do campo realiza, que tipos de atividades somente as crianças da cidade conseguem realizar, como é o ambiente em que cada uma vive, qual o motivo pelo qual há essas diferenças nas atividades, etc.

Aproveite também para falar das peculiaridades de cada região, como por exemplo o contato com os animais e com a natureza que as crianças da zona rural têm e o domínio nos avanços tecnológicos que as crianças da cidade vivenciam.

Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Proponha aos alunos um quiz. Para isso, peça para que eles se organizem grupos de três ou quatro pessoas.

Leia para os alunos as afirmações (disponíveis nos materiais complementares ) e dê a eles um tempo para identificarem se a afirmação é verdadeira ou falsa. Assim que os alunos entrarem em um consenso, peça para que eles anotem a resposta, pois posteriormente será feita a correção.

A ideia dessa proposta é, além de fazer com que os alunos percebam que existem diferenças entre a vida do campo e a vida rural, permitir que diminua-se algumas visões estereotipadas, especialmente sobre a vida rural.

Após o final do quiz, faça a correção das afirmações. Inicialmente, deixe que os alunos se manifestem sobre o motivo pelo qual escolheram as respostas e só então inicie as intervenções. Nesse momento, é de suma importante promover um debate sobre as questões, a fim de levar os alunos a entender as diferenças entre a vida de uma criança do campo e da cidade.

Correção:

  • FALSA - Apesar de ser muito comum entre as crianças que vivem na cidade, algumas crianças do campo também possuem videogame.
  • VERDADEIRA - As crianças do campo têm contato com animais que, geralmente, as crianças da cidade não têm.
  • VERDADEIRA - As crianças da cidade também podem brincar em contato direto com a natureza, apesar de ser menos frequente que as crianças que vivem no campo.
  • FALSA - As crianças da cidade têm mais contato com aparelhos eletrônicos do que as que vivem no campo.
  • VERDADEIRA - Atualmente algumas crianças do campo já possuem o acesso a internet. Por isso, essa atividade não pode ser considerada exclusiva de crianças da cidade.
  • VERDADEIRA - Esse tipo de atividade é cada vez mais frequente no cotidiano das crianças da cidade.
  • FALSA - As crianças do campo também frequentam escolas, assim como as crianças da cidade.
  • FALSA - Crianças da cidade também podem ter contato com a natureza e com os animais, ainda que esse contato seja menor do que as crianças que vivem no campo.

Materiais complementares

Afirmações para o Quiz da ação propositiva, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nav9QPXxE2js89Q6EJkeHmrpMFzG4WdqR9QmHwnNxxzbyDgQJM2hA5GnJRXG/ge02-04und01-acao-propositiva-quiz.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, dê continuidade a discussão feita no slide anterior. Retome com os alunos as diferenças que eles perceberam entre a vida no campo e a vida na cidade. Ouça as diferenças que os alunos citarem e anote-as no quadro.

Aproveite esse momento para ressaltar com os alunos que aspectos como espaço, trânsito, costumes e rotina de vida, interferem diretamente na vida da criança que vive no zona urbana e na zona rural. É importante que após esse momento eles sejam capazes de identificar que a vida de uma criança que vive no campo é diferente da que vive na cidade, entretanto o fato de as crianças do campo terem mais contato com a natureza e as crianças da cidade estarem mais ligadas aos avanços tecnológicos não os tornam uma exclusividade de cada local.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano