16008
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros

Nesta atividade, as crianças dão continuidade à elaboração de um catálogo ao realizar pesquisas sobre alguns animais brasileiros

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Silvia Lionese

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Nesta atividade, as crianças farão a pesquisa do animal que escolheram na atividade anterior, baseadas nas questões já levantadas e registradas em cartaz. Elabore previamente uma ficha contendo os itens que as crianças querem saber sobre o animal e imprima quantidade suficiente para os grupos de trabalho. Já houve a divisão em pequenos grupos que também foi registrada e está fixada em local visível na sala, bem como as questões norteadoras. Os familiares foram convidados a participar enviando materiais para a pesquisa. Organize os recursos enviados pelas famílias e garanta materiais variados para a pesquisa em sala. Sugestões de subsídios: Abecedário de Bichos Brasileiros, Eco Bebê Biomas do Brasil,Um som… animal!, Livro Vermelho das Crianças, Ciência Hoje das Crianças. Aproveite também os livros de literatura infantil sobre a fauna brasileira, que normalmente as escolas dispõem.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

1- Conversando sobre animais

2- Escolhendo alguns animais para conhecer melhor

3- Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros

4- Organizando o catálogo de animais brasileiros

5- Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros

Materiais:

1) Materiais para pesquisa onde sejam encontradas informações sobre os animais escolhidos no plano Escolhendo alguns animais para conhecer melhor: livros infantis, enciclopédias, reportagens e textos informativos, catálogos, imagens, vídeos, sites, relatos e áudios. Cuide para que nos recursos possam ser encontradas as questões de curiosidade das crianças.

2) Catálogos diversos de: plantas, animais, insetos, do zoológico local, de animais para adoção, animais em extinção etc. Você pode encontrar um catálogo on line em Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil.

3) Ficha para preenchimento das informações pesquisadas (modelo).Os itens devem ser preenchidos de acordo com o que as crianças querem conhecer sobre os animais (vide plano Escolhendo alguns animais para conhecer melhor).

4) Canetinhas, lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, borracha e apontador.

5) Blocos de Montar, massinha de modelar com palitos ou forminhas (ou alguma outra proposta para brincadeira autônoma das crianças).

6) Aparelho para reprodução de áudio e vídeo, como notebook, tablet ou celular.

Espaços:

Planeje que a atividade ocorra na sala da turma, organizada de forma que um pequeno grupo trabalhe com a pesquisa num espaço e o restante esteja envolvido em outras propostas que possam realizar com autonomia, comoblocos de montar e modelagem com massinha. No espaço destinado à pesquisa, deixe os recursos que utilizará para reprodução de áudio e vídeo instalados e os materiais impressos acessíveis. Você pode organizar a sala com as criança, em cantos ou estações de atividades.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Que critérios as crianças utilizam para selecionar a fonte de informação que irão utilizar na pesquisa? Quais estratégias utilizadas na busca das respostas?

2. Como realizam os registros na ficha? Quais estratégias utilizam para registrar? Recorrem ao material impresso? Em que momentos?

3. Qual a forma de registro que as crianças optam: escrita espontânea e o fazem com segurança e tranquilidade, desenhos, solicitam ajuda dos colegas e/ou professor para ser escriba?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Esta atividade requer um trabalho coletivo e colaborativo durante a pesquisa. Para que as ações ocorram de forma tranquila, é necessário apoio constante do professor e entre as próprias crianças, respeitando seus interesses e auxiliando, se houver dificuldades. Esteja pronto para ler os materiais de interesse e ofereça recursos além dos impressos, como áudios e vídeos, para que todas participem efetivamente do processo de investigação.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Retome com o grande grupo as vivências das etapas desta Sequência Didática. Lembre as criança sobre a primeira conversa sobre os animais, as listas com as suposições de quais eram brasileiros, a pesquisa para confirmação em casa, a exposição de animais do Brasil, a escolha de alguns para conhecer melhor, as divisões dos pequenos grupos e os registros produzidos. Observem os cartazes fixados durante o desenvolvimento do Plano Escolhendo alguns animais para conhecer melhor contendo as divisões dos grupos e suas hipóteses sobre o animal. Leiam juntos o cartaz com as questões de curiosidade da turma que nortearão a pesquisa. Diga que agora será o momento de pesquisarem, buscando as respostas ao que querem saber sobre o animal que escolheram. Compartilhe o modelo de ficha contendo os tópicos que escolheram pesquisar e espaço para registro (desenho e escrita). Explique que um grupo de cada vez irá investigar sobre o animal escolhido, preenchendo a ficha durante a pesquisa e, depois de todos terem concluído, juntarão as fichas e organizarão o catálogo.


2

Retome com as crianças o que é um catálogo. Disponibilize novamente os catálogos que já tiveram contato no Plano Escolhendo alguns animais para conhecer melhor, para lerem e manusearem umas com as outras . Peça que, quem desejar, fale sobre o que é, o que contém, como é organizado e o que chamou a atenção nos catálogos manuseados. Conversem sobre os materiais selecionados em casa com as famílias que serão utilizados na pesquisa e conte que você também separou alguns recursos.


3

Explique a dinâmica do trabalho do dia: um dos grupos fará a pesquisa sobre o animal escolhido enquanto as outras crianças poderão optar por realizar construções com os blocos de montar, modelagem com massinha, palitos e forminhas, ou brincar um pouco com cada atividade. Deixe claro que os outros grupos farão a pesquisa em outros dias. Combinem a organização dos espaços na sala e peça que as crianças o ajudem dispondo os recursos nos espaços combinados. Diga à turma que você acompanhará a pesquisa com um pequeno grupo, mas que estará disponível caso alguém precise de alguma ajuda.


4

Com o pequeno grupo que fará a pesquisa já reunido, levante combinados para a organização do trabalho. Por exemplo: buscarão informação de um item por vez ou vão selecionar tudo e dividir entre o grupo? Que parte da ficha cada um ficará responsável por registrar? Lerão os textos e imagens primeiro ou assistirão aos vídeos? As crianças podem optar por buscar as respostas de uma questão por vez. Para isso, podem dividir as fontes de informação entre elas e todas buscar encontrar do que o animal se alimenta, por exemplo. Quando encontrarem a resposta, compartilham umas com as outras e combinam quem fará o registro. Também podem dividir as questões, cada uma procura sobre um tema e faz o registro quando encontrar. Sempre que se fizer necessário, sugira que retomem a ficha para lembrar o que devem pesquisar. Diga que você pode ajudá-las lendo algum material que desejarem. Se houver no grupo alguma criança alfabetizada, ela poderá colaborar na leitura, se desejar.


5

Observe se estão dividindo as tarefas e se todas estão envolvidas e participando da atividade. Faça intervenções que apoiem a organização e o foco do grupo, como: vocês já combinaram quem ficará responsável por registrar sobre a alimentação? O que descobrimos sobre onde vive este animal? Enquanto ele faz o registro, quem vai buscar a próxima resposta? Vamos dividir os materiais para procurar sobre esta questão?

Se houver no grupo uma liderança que assuma este papel naturalmente, observe esta organização e atue somente se necessário. Você deve estar no grupo como um apoiador e não como líder. É importante deixar fluir entre as crianças as divisões de papéis. As questões sugeridas são para orientação em momentos específicos que pode haver necessidade. Garanta o protagonismo das crianças no trabalho em grupo e na investigação. Oportunize que escolham as fontes que desejam pesquisar, se organizem buscando uma função no grupo, que argumentem e compartilhem com os colegas e que encontrem a melhor forma de registrar. Se possível, faça registros fotográficos dos grupos pesquisando, para serem usados em um momento de compartilhamento do catálogo.


6

No decorrer da investigação, coopere com os pequenos, por exemplo, sugerindo um vídeo sobre a reprodução ou instigando a elaboração das respostas a partir da pesquisa, como: “você já observou esta imagem da enciclopédia? O que podemos concluir observando o corpo do animal?”

Atente-se para os recursos que estão sendo pouco utilizados. Caso haja algum livro ou informativo deixado de lado, chame atenção das crianças para sua utilização. Diga para as crianças fazerem as leituras (com apoio nas imagens e auxílio do professor), assistirem aos vídeos, ouvirem os áudios e conversarem umas com as outras, compartilhando. Conforme as informações são descobertas, devem registrá-las na ficha. As informações podem ser registradas por meio de desenho e escrita espontânea. Por se tratar de uma ficha que fará parte de um catálogo a ser compartilhado com outras pessoas, deve conter também a escrita convencional das respostas, que pode ser feita pelo professor como escriba ou por uma criança que escreva convencionalmente.Quando alguém encontrar uma curiosidade sobre o animal, incentive que compartilhe com os colegas do grupo. Escreva em letra de forma maiúscula, pois nos planos seguintes: Organizando o catálogo de animais brasileiros e Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros as crianças terão oportunidade de ler, conforme suas hipóteses de leitura, o catálogo elaborado por elas.


7

Quando a investigação estiver sendo concluída, avise as crianças que daqui a alguns minutos será o momento da organização dos materiais e da conversa sobre o que conseguiram realizar. Se ainda ficar alguma parte da ficha para completarem, combine com o grupo outro dia para dar continuidade. Após o tempo combinado, sugira a leitura para o grupo e a apresentação dos desenhos feitos, conferindo se todos concordam e se há algo a acrescentar ou retirar. Retome com os pequenos o registro feito anteriormente no Plano Escolhendo alguns animais para conhecer melhor, que continha o nome do grupo e as hipóteses sobre o animal escolhido. Incentive a comparação entre as hipóteses iniciais e o resultado da pesquisa. O que elas já sabiam que encontramos nessa pesquisa? O que mais aprenderam sobre este animal que não sabiam?


Para finalizar:

Peça que as crianças colaborem com o recolhimento e armazenamento dos brinquedos, materiais e recursos utilizados. Lembre que esta mesma dinâmica se dará nos próximos dias com os outros grupos.

Desdobramentos

Para dar continuidade a esta proposta, promova a pesquisa com os demais grupos, organizando outras atividades que as crianças realizem com autonomia durante o período em que aguardam os outros grupos pesquisarem. Compartilhe com a turma esta organização e os momentos da rotina em que irão acontecer. Envolva os pequenos pedindo sugestões de atividades que podem realizar, como desenho, leitura e jogos.

Você também pode abordar o tema dos animais utilizando outras linguagens, por exemplo, criando uma encenação teatral com a turma que tenha os animais pesquisados, produzindo máscaras, cenários, sonoplastia etc.

Engajando as famílias

Você pode sugerir alguns links de vídeos utilizados ou complementares às pesquisas, para que as famílias assistam junto com as crianças em casa. Envie um bilhete no caderno de comunicados com o site ou URL do vídeo e incentive que assistam e conversem sobre. Sugira que, caso queiram, compartilhem sobre a vivência por meio de mensagem, vídeo, áudio, carta ou desenho.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano