Plano de Aula
Plano de aula: Organizando o catálogo de animais brasileiros
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Animais dos biomas brasileiros
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Nesta atividade, as crianças farão a socialização e organização das fichas dos animais que pesquisaram nos pequenos grupos. Sendo assim, já devem ter ocorrido as pesquisas com todos os pequenos grupos formados no Plano Escolhendo alguns animais para conhecer melhor desta sequência didática.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
2- Escolhendo alguns animais para conhecer melhor
3- Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros
4- Organizando o catálogo de animais brasileiros
5- Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros
Materiais:
1) Ficha sobre o animal pesquisado, preenchida pelos pequenos grupos no Plano Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros.
2) Recursos para produção do cartaz, da capa do catálogo e dos convites, como: papel tipo color set ou cartolina, canetinhas, lápis de cor, lápis grafite, borracha, apontador, giz de cera, papéis coloridos para recorte, cola, tesoura, régua, tinta guache e pincel.
3) Folhas de sulfite ou cadernos de desenhos, lápis grafite, giz de cera, lápis de cor, apontador, borracha e canetinha.
4) Recursos para leitura, como livros de histórias, informativos, receitas, revistas e gibis.
5) Jogos que as crianças realizem com autonomia, como dominó, jogo da memória e quebra-cabeças.
Espaços:
Planeje que a atividade aconteça na sala da turma, preparada de modo que haja espaço para reunião no grande grupo e, em seguida, interações em pequenos grupos. Separe um espaço com os materiais para um grupo trabalhar nas demandas do catálogo e cantos ou estações de atividades para as demais crianças realizarem com autonomia: leitura, jogos e desenhos. Caso haja necessidade de arrumação do espaço entre um momento e outro, envolva as crianças, compartilhando o propósito da organização.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Que expressões corporais e verbais as crianças realizam para demonstrar seu interesse pelo tema dos animais e pela finalização do catálogo produzido pela turma?
2. Que diferentes atuações e participações desenvolvem durante a atividade em grupo? Como as crianças expressam os conhecimentos e experiências anteriores a realização das tarefas?
3. Como se dá a interação entre as crianças durante o trabalho em grupo? Em que momentos é possível observar a cooperação entre os pequenos? No caso de haver conflitos, como os resolvem?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Esta atividade requer um trabalho coletivo e colaborativo durante todo o processo de planejamento e desenvolvimento da tarefa escolhida para organização do catálogo. Para que estas ações ocorram de forma tranquila, é necessário o apoio constante do professor e entre as próprias crianças, respeitando interesses e as auxiliando, se houver dificuldades.
O que fazer durante?
1
Reúna as crianças no grande grupo e conversem sobre como foi o trabalho de pesquisa nos pequenos grupos. Peça para que as crianças contem o que mais gostaram de fazer e de descobrir nas pesquisas, em qual recurso conseguiram encontrar as informações que buscavam, as dificuldades encontradas, como as superaram, em que momentos trabalharam em equipe e o que aprenderam e ensinaram aos colegas. Instigue as crianças a perceberem a variedade dos recursos utilizados pelos grupos, pois, um pode ter se pautado mais em vídeos, outro em livros de histórias infantis etc.
2
Distribua as fichas dos animais para cada grupo que as fez. Sugira que, um por vez, os grupos apresentem os registros das pesquisas e falem sobre o animal pesquisado. Apoie a leitura das respostas da ficha, se o grupo demonstrar necessidade. Você mesmo pode ler ou pedir que uma criança alfabetizada o faça. Após a apresentação de cada grupo, disponibilize a ficha para que a turma possa manusear, observar e ler os registros. Convide as demais crianças a participar, elaborando perguntas para os colegas do grupo que está apresentando, expondo suas impressões sobre o que aprenderam com a pesquisa exibida ou compartilhando seus conhecimentos e vivências sobre o animal em questão.
3
Retome com as crianças o propósito de organizar um catálogo e o conhecimento que construíram sobre este portador. Problematize:
“Agora já temos as fichas prontas, o que precisamos fazerpara construir nosso catálogo? O que deve conter?
Diga às crianças que irá registrar os itens em um cartaz para organizarem os próximos passos para a construção do catálogo de animais brasileiros.Se houver na turma uma criança que escreva convencionalmente, convide-a a realizar esse registro, auxiliando no que for necessário. Você também pode disponibilizarcatálogos observados anteriormente pela turma, para apoiar esta conversa. Provavelmente, a lista elaborada com as crianças conterá itens como: capa, índice, número nas páginas e montagem (encadernação). Problematize sobre a ordem que os animais serão colocados no catálogo. Que tipo de ordenação existe nos catálogos que observamos? Como faremos nossa organização? Registre no cartaz a necessidade de ordenação das fichas, de acordo com o que ficou combinado. Por exemplo: organizar em ordem alfabética ou por espécie dos animais, entre outros.
4
Após finalizarem a lista, levante mais um questionamento para a discussão do grupo: quando o catálogo estiver pronto, com quem iremos compartilhá-lo e para quem queremos mostrá-lo? As crianças podem escolher apresentá-lo para uma ou mais turmas da escola. Podem desejar compartilhá-lo com os familiares ou realizar um evento de lançamento do catálogo, para depois disponibilizá-lo na biblioteca da escola. O importante é deixar fluir dos pequenos a partir de suas vivências e interesses. Neste momento, vocês podem, observando juntos um calendário, marcar o dia em que farão este compartilhamento, para poderem elaborar os convites. Registre ao final do cartaz este objetivo do grupo, bem como a data do evento.
5
Proponha a divisão da turma em pequenos grupos para realização das demandas listadas. Por exemplo: um grupo ficará responsável por preparar a capa, outro por ordenar as fichas, outro por numerá-las, outro para fazer o índice, outro pela montagem e finalização e outro para produzir os convites. Os grupos não precisam ter a mesma quantidade de crianças. Por exemplo, para ordenação, uma dupla pode ser suficiente, enquanto para produzir os convites, pode ser necessário um número maior de integrantes. Você pode fazer esta organização com as crianças, registrando no quadro a divisão dos grupos e a quantidade de integrantes necessária e pedindo para que cada criança escreve seu nome no grupo que gostaria de trabalhar (caso seja possível, dependendo do nível de desenvolvimento da escrita da turma). Observem se todas as demandas foram contempladas e se há mais crianças do que o necessário desejando realizar a mesma tarefa ou outras divergências. Se for preciso, retome a importância de cada tarefa e como cada uma contribuirá na construção do catálogo, valorizando todas as etapas. Dialoguem, trocando ideias sobre como resolver as pendências. Registre esta organização, como tirando foto do quadro finalizado.
6
Explique aos pequenos que um grupo por vez se reunirá para realizar a tarefa que escolheu, enquanto os outros estarão em outras atividades, como desenho, leitura e jogos. Diga que você irá acompanhar o trabalho no pequeno grupo com a organização do catálogo, mas que também estará disponível caso alguém precise de auxílio nas outras propostas. Deixe claro que os outros grupos realizarão suas tarefas em outros dias. Com a turma já dividida nas atividades que irá realizar, acompanhe o pequeno grupo em sua demanda. Com as crianças que irão produzir a capa, por exemplo: promova uma conversa sobre como estão pensando em fazê-la, o que observaram nas capas dos catálogos que manusearam, que informações não podem faltar, se terá só escrita ou também alguma imagem, o que precisa estar em destaque e que cores utilizar para destacar. Conversem sobre a divisão de tarefas no grupo, quem ficará responsável por escrever, desenhar, colorir etc.
7
Em outro dia, acompanhando o grupo que fará a numeração das páginas, por exemplo, veja se é necessário ter o apoio da sequência numérica ou se as crianças conseguem realizar a partir da própria memória. Favoreça o trabalho colaborativo, sugerindo que compartilhem umas com as outras os conhecimentos relacionados ao registro dos numerais. No momento de ser elaborado o índice, acompanhe as crianças na escrita (ou cópia) do nome dos animais e as respectivas páginas. Em outro dia, na produção dos convites, dialoguem no pequeno grupo sobre para quem serão destinados, quais informações precisam ter, qual será o formato, que recursos utilizarão e qual será a divisão de tarefas entre os integrantes. Faça assim sucessivamente, de acordo com os interesses e necessidades de cada grupo. Realize as intervenções de forma que as crianças aprimorem a capacidade de trabalhar em equipe, elaborando e expressando ideias e opiniões e ampliando a escuta das manifestações dos colegas. Aproveite o máximo que puder das dicas colocadas neste plano para planejar as demais situações. Atente-se para a ordem de trabalho dos grupos no momento do planejamento (por exemplo, o índice deve ser produzido após a numeração das páginas). Faça registros fotográficos dos grupos realizando suas tarefas, para serem compartilhados com os familiares, e também do momento do “lançamento” do Catálogo de Animais Brasileiros, se esta tiver sido uma escolha do grupo.
Para finalizar:
Avise os pequenos quando estiver encerrando o tempo proposto para a atividade em pequenos grupos. Peça que colaborem com o recolhimento e armazenamento dos livros, jogos e recursos utilizados. Lembre que esta mesma dinâmica se dará nos próximos dias para a realização do trabalho com os outros grupos. O cartaz com o registro das demandas e divisão de grupos deve ser fixado na sala, em local acessível, para que todos acompanhem.
Como o trabalho em grupo se dará em dias diferentes, você pode reservar um tempo para que o grupo que fez a proposta também possa brincar nos demais cantos por um tempo antes de organizarem a sala.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS