A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Animais dos biomas brasileiros
Contextos prévios:
Para esta atividade, é necessário ter realizado as etapas dos planos anteriores desta sequência, chegando à finalização do Catálogo de Animais Brasileiros da turma. Já deve ter ocorrido o convite (feito pelas crianças) às pessoas com quem as crianças escolheram compartilhar o catálogo (familiares, outra turma, funcionários ou comunidade em geral). Se for opção da turma,vocês já devem ter planejado e elaborado elementos para a decoração da sala.
Para ambientação da sala e compartilhamento com os visitantes,é importante que tenham selecionado juntos alguns livros, vídeos e músicas utilizados na pesquisa, fotos do processo e demais recursos que permearam a construção do catálogo.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
1- Conversando sobre animais
2- Escolhendo alguns animais para conhecer melhor
3- Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros
4- Organizando o catálogo de animais brasileiros
5- Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros
Materiais:
1) Catálogo de Animais Brasileiros da turma.
2) Outros materiais utilizados durante a pesquisa, como: vídeos escolhidos pelas crianças, aparelho de reprodução de imagem (televisão, notebook ou tablet, por exemplo); imagens dos animais pesquisados e de seus habitats; livros, revistas, informativos, enciclopédias e catálogos; áudios com sons da natureza e dos animais do catálogo; aparelho de reprodução sonora (aparelho de som ou celular, por exemplo); fotos tiradas durante o processo.
2) Elementos decorativos preparados anteriormente pela turma (se houver).
3) Recursos para sinalização, identificação e organização da exposição: cartolina, canetinhas, lápis grafite, borracha, apontador, fita adesiva, cola, tesoura.
Espaços:
Este momento de compartilhamento do Catálogo de Animais Brasileiros da turma e do processo de pesquisa e construção que o envolveu pode ser planejado para ocorrer na sala da turma, na biblioteca ou em um auditório. Deve ser um espaço amplo, para comportar as crianças da turma e seus convidados.Esta organização também dependerá de quem as crianças escolheram convidar, da quantidade e tipo de público, (se serão as próprias crianças da escola ou familiares). Planeje tanto em relação à quantidade de pessoas como do local e equipamentos para acomodação delas. É importante definir estas questões previamente, acertando que for necessário com a gestão da escola, limpeza e arrumação prévia dos espaços.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças escolhem os recursos com os quais querem trabalhar durante a organização? Como se dá a interação entre elas para estas escolhas?
2. Que expressões verbais e gestuais as crianças utilizam para compartilhar os conhecimentos e vivências que foram significativos à elas durante as atividades da sequência?
3. Como as crianças se comunicam com os convidados? Demonstram segurança e tranquilidade? Em que situações isso fica evidente?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Esta atividade envolve diversidade de recursos e linguagens para a apresentação do percurso do grupo durante a Sequência. Sendo assim, as crianças têm múltiplas possibilidades de envolvimento e interação, conforme suas preferências. Converse com elas sobre estas possibilidades, buscando estratégias para que todas participem e respeitando as individualidades.
1
Com o grande grupo reunido, retome o propósito de compartilhamento do Catálogo de Animais Brasileiros da turma. As crianças podem ter optado por uma apresentação do catálogo aos familiares e colegas da escola, ou podem ter escolhido fazer o lançamento na biblioteca. Chegou o dia de receberem os convidados e agora precisam planejar como será este momento. Conversem trocando ideias sobre como irão expor. Enriqueça a discussão com questões como: quando os convidados chegarem, irão encontrar o catálogo em que local do ambiente? O que é importante dizer sobre ele? Como iremos apresentá-lo?
2
Diga às crianças que, para os convidados saberem como foi o processo de elaboração do catálogo, vocês podem usar os recursos utilizados na pesquisa, as imagens dos animais brasileiros da exposição, os livros, vídeos e músicas (previamente selecionados). Podem também expor as fotos dos processos de pesquisa e construção do catálogo. Conversem sobre os elementos que dispõem para compor o ambiente e planejem sua organização. Onde podemos dispor cada um? Onde ficariam boas as fotos? Onde colocaremos o catálogo? E os vídeos que selecionamos, onde ficaria melhor transmiti-los? Nós separamos estes livros, como os organizaremos?
Faça um registro no quadro das soluções encontradas pela turma para a organização dos recursos: catálogo de Animais Brasileiros, vídeos, imagens dos animais, pesquisas impressas enviadas pelos familiares, livros infantis, informativos, fotos dos grupos pesquisando e trabalhando na organização do catálogo, áudios com som de natureza, de animais e elementos decorativos.
3
A partir do registro, problematize sobre qual a maneira de apresentar cada um dos elementos. Exemplos: quem irá apresentar o catálogo? É necessário ter um grupo de crianças em frente ao painel de fotos? O que elas contarão aos convidados? Quem gostaria de ficar com esta tarefa? E na transmissão dos vídeos, quais serão os responsáveis? Que informações podem dar?
Vocês podem, por exemplo, combinar que uma criança de cada grupo que realizou a pesquisa explique sobre a ficha do animal pesquisado (no momento de apresentação do catálogo). É importante promover a reflexão sobre aspectos relacionados às diferenças individuais. Algumas crianças podem se sentir mais à vontade para se expressar oralmente, interagindo mais com os convidados, dialogando e esclarecendo as dúvidas, enquanto outras podem assumir funções, como operar os aparelhos de transmissão de vídeo e áudio.
4
Planejem como será a dinâmica de recepção dos convidados. Por exemplo, primeiro será apresentado o catálogo, depois eles terão tempo para circular pela sala e interagir com os elementos expostos e, ao final, ocorrerá um encerramento. Para o encerramento, vocês podem convidá-los a dançarem juntos uma canção que a turma tenha vivenciado. Por exemplo, a Ciranda dos Bichos, Eco Bebê Biomas do Brasil. Também é possível aumentar o volume do som de natureza e chamá-los para imitar um dos animais estudados nas pesquisas. É importante conversarem sobre como irão interagir com os visitantes em cada momento: como irão recepcioná-los, o que as pessoas costumam dizer ao receber convidados, onde vão acomodá-los, o que dirão na despedida e como podem expressar gratidão por terem aceitado o convite. Vocês podem combinar algumas frases para recebê-los quando chegarem, como: “Sejam bem vindos! Estamos felizes que tenham vindo para conhecer nosso Catálogo de Animais Brasileiros”.
5
Proponha que as crianças dividam-se em pequenos grupos, com quantidades semelhantes de participantes. Diga para escolherem o que querem organizar na sala (catálogo, fotos, pesquisas enviadas pelas famílias, livros, vídeos etc.), seguindo o que ficou acordado no grande grupo em relação à divisão do espaço e maneira que deve ser exposto. Observe como as crianças se dividem e as opções que fazem. Converse com elas perguntando por que escolheram determinado material para organizar. Ouça suas expressões e argumentos. Faça intervenções, por exemplo, se um grupo ficar muito grande e outro com número reduzido de crianças, ou se um dos materiais não for escolhido. Converse com os pequenos levantando ideias para solucionar tais questões. Indique o tempo que terão para essa organização, respeitando o horário combinado para a chegada dos convidados.
6
Enquanto as crianças organizam os recursos nos espaços previamente combinados, circule entre os grupos e observe como trabalham em equipe. Se perceber que alguma criança não está envolvida com a tarefa, faça intervenções. Combine com o grupo uma atividade que possa ser desempenhada por todos. Apóie as instalações ou incentive o apoio entre os pequenos, por exemplo, ao manusear uma fita adesiva, na construção do painel de fotos, ou caso o grupo deseje sinalizar e identificar o espaço. Auxilie quanto ao acesso aos materiais necessários e na escrita. Seja o escriba ou sugira que uma criança alfabetizada escreva, se desejar.
Após a finalização da organização. Verifiquem se está tudo pronto como o planejado, se querem mudar ou acrescentar algo na arrumação, se todos os elementos estão visíveis, se há espaço para acomodar os convidados e para circulação. Façam as alterações necessárias. Retome com os pequenos a dinâmica planejada. Façam os últimos combinados, revisando a divisão de tarefas feita anteriormente. Peça que as crianças se disponham pelo ambiente conforme as ações que irão desempenhar.
7
Recebam os convidados no ambiente preparado. Incentive as crianças responsáveis por este acolhimento inicial a expressarem palavras de boas vindas aos visitantes, conforme conversaram no planejamento. Conte a elas o propósito deste momento (apresentação do Catálogo de Animais Brasileiros da turma) e indique onde podem se acomodar. Com todos acomodados, iniciem a apresentação do catálogo. Apoie, sempre que necessário, quem estará explicando para os visitantes.
<início-prof>
Possíveis falas do professor neste momento: (para os alunos que estiverem explicando para os convidados) você poderia explicar aos nossos convidados o que é um catálogo? Conte pra eles como foi a escolha do animal pesquisado? Fale um pouco sobre as fontes de informação que usaram na pesquisa. Explique como vocês ordenaram as fichas.
8
Finalizada a apresentação, as crianças devem convidar os visitantes a circular pelo espaço, conhecer a história da elaboração do catálogo e um pouco mais das investigações que realizaram através dos elementos expostos. Atente-se como os pequenos estão interagindo com os convidados. Circule pelo espaço e observe os diálogos. Veja como comunicam suas vivências, se contam para os familiares sobre as pesquisas, que visitaram sites, assistiram aos vídeos, o que descobriram etc. Auxilie quando necessário. Garanta uma boa circulação dos visitantes pelos diversos ambientes construídos pelas crianças.
<início-prof>
Possíveis falas do professor neste momento: Por que você não convida aquele grupinho para assistir ao vídeo? Explique aos visitantes o que vocês estavam fazendo quando esta foto foi tirada.
Para finalizar:
Após os convidados interagirem com as crianças e com os materiais e recursos disponíveis, convide-os, ou peça para uma criança convidar, a encerrar este momento com a atividade planejada. O encerramento pode ser com uma música para dançar ou uma imitação de animais. Aproveitem juntos este tempo de descontração e brincadeira. Após dançarem ou brincarem, agradeçam a presença dos convidados e sugira que eles se manifestem sobre este tempo de compartilhamento. Dê oportunidade para que as crianças da turma também expressem suas opiniões e impressões sobre esta vivência.
Você pode dar continuidade a esta proposta, realizando uma conversa sobre como foi a apresentação do Catálogo de Animais Brasileiros da turma, avaliando os pontos positivos e o que poderão melhorar em uma próxima oportunidade que inclua convidados. Vocês também podem elaborar outros catálogos com temas diferentes, de acordo com o interesse das crianças, gerando novas pesquisas, como, por exemplo, catálogo de brinquedos ou catálogo de plantas da escola.
Caso dos convidados não sejam os familiares, você pode combinar um momento para que os pais conheçam o catálogo. Isso pode ser planejado para uma reunião de pais, num momento de entrada e saída ou em data específica para o compartilhamento. O catálogo também pode estar na biblioteca circulante, sendo levado para casa, uma criança por vez.
Apresente a proposta
As crianças têm fascinação pela natureza e manifestam especial interesse pelos animais. A temática desta sequência pode gerar percursos investigativos que promovem o acesso a vários conhecimentos sobre os animais, as diferentes formas de saber mais sobre eles e as atitudes na relação com o mundo natural. Nesta adaptação, a partir do repertório inicial das crianças, as famílias serão convidadas a conhecer mais sobre os animais do bioma brasileiro. Pesquise sobre os biomas brasileiros e a diversidade da fauna, aprofundando seus conhecimentos sobre o assunto, e marque um encontro virtual com as crianças para conversar sobre o tema. Proponha um diálogo a partir da pergunta:
- Quais dos animais vivem em florestas do Brasil?
- O que vocês podem me falar sobre isso?
É importante dar espaço para que tragam suas contribuições, hipóteses, conhecimentos etc. Você pode registrar as indicações das crianças. A partir dessa troca, mostre algumas imagens de animais brasileiros e comente que seria muito bom aprender mais sobre o tema. Conduza a conversa de maneira envolvente, para encantar as crianças e motivá-las a saber mais sobre o assunto. Depois desse momento com as crianças, convide as famílias a conhecer mais sobre os animais do bioma brasileiro e diga que irá enviar uma mensagem orientando as próximas atividades que vai sugerir, mas que todas serão adaptadas ao contexto familiar, de forma que elas possam aprender e interagir com seus familiares de maneira agradável. Essa conversa é a adaptação da atividade “Conversando sobre animais”, em que o tema é tratado com as crianças.
Adaptações necessárias
No plano “Escolhendo alguns animais para conhecer melhor”, as famílias serão convidadas a escolher um animal que acharem mais interessante ou que despertar mais curiosidade, e registrar o que gostariam de saber sobre ele. Sugira alguns vídeos sobre animais do bioma brasileiro para ampliar o repertório das famílias ao pensar sobre sua escolhas.
No plano “Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros”, as famílias serão convidadas a coletar informações sobre o animal que escolheram em livros e revistas para pesquisa, se possível, ou poderão realizar a busca na internet. Sugira alguns sites confiáveis para a busca, como os científicos, de universidades ou governamentais.
No plano “Organizando o catálogo de animais brasileiros”, as famílias serão convidadas a registrar os resultados da pesquisa no computador ou em uma ficha com as curiosidades descobertas, ou ainda por meio de vídeo, relatando as curiosidades descobertas sobre o animal pesquisado.
No plano “Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros”, as famílias serão convidadas a realizar o compartilhamento desse registro.
Sugira às famílias
No plano “Escolhendo alguns animais para conhecer melhor”, convide pais e responsáveis a oportunizar situações que incluam a escuta atenta das ideias originais dos pequenos e das curiosidades deles sobre esse assunto. Proponha que assistam juntos aos vídeos sobre animais sugeridos por você. Em seguida, sugira que conversem com as crianças sobre o que viram e os animais que aparecem, para que escolham aquele que mais lhes interessou e pesquisem mais sobre ele.
No plano “Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros”, convide pais e responsáveis a visitar os sites sugeridos por você, para que possam conversar sobre os conhecimentos e as curiosidades do animal escolhido. É importante que a pesquisa com a criança seja monitorada. Diga que é necessário dar espaço para que as crianças se expressem a partir das novas descobertas, promovendo aprendizagens por meio das mais diferentes linguagens.
No plano “Organizando o catálogo de animais brasileiros”, convide pais e responsáveis a sistematizar as curiosidades num registro – uma ficha, um documento de Word ou um vídeo. Os registros podem ser realizados pelas criança por meio de desenhos ou escritas espontâneas, com o apoio de um adulto como escriba.
Para compartilhar com o grupo
Convide pais e responsáveis a compartilhar com você, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, os registros construídos. Ao recebê-los, você pode dar devolutivas às famílias, validando as ações das crianças e parabenizando suas descobertas. Depois, agrupe-os e compartilhe-os com todo o grupo, de modo que todas as famílias possam aprender mais sobre os diferentes animais pesquisados. Essa estratégia é a adaptação da última atividade da sequência: “Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros”.
Você pode sugerir outra sequência de atividades adaptadas (disponível aqui) na #NovaEscolaemCasa, para dar continuidade ao compartilhamento das descobertas das crianças.
Há ainda a possibilidade de sugerir que formem um clube de pesquisa de animais brasileiros e continuem compartilhando as informações sobre os diferentes animais do bioma brasileiro. No retorno à escola, é possível que você retome as descobertas e experiências das crianças, aprofundando conhecimentos, e que construam um catálogo dos animais pesquisados utilizando desenhos ou imagens, e o apresentem a outras turmas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Silvia Lionese
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Abordagem didática: As crianças têm fascinação pela natureza. Elas manifestam especial interesse pelos animais. Esta temática pode gerar percursos investigativos que promovem o acesso a vários conhecimentos sobre os animais em si, as diferentes formas de saber mais sobre eles e as atitudes na relação com o mundo natural. Ao organizar uma sequência flexível, que inclua a escuta atenta das ideias originais dos pequenos e das curiosidades deles sobre o assunto, ao mesmo tempo em que instiga e orienta novas descobertas, o professor estará promovendo ricas oportunidades de aprendizagem nas mais diferentes linguagens.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: