15985
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros

Depois de realizar pesquisas, as crianças irão organizar as informações que descobriram em um catálogo

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Silvia Lionese

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, é necessário ter realizado as etapas dos planos anteriores desta sequência, chegando à finalização do Catálogo de Animais Brasileiros da turma. Já deve ter ocorrido o convite (feito pelas crianças) às pessoas com quem as crianças escolheram compartilhar o catálogo (familiares, outra turma, funcionários ou comunidade em geral). Se for opção da turma,vocês já devem ter planejado e elaborado elementos para a decoração da sala.

Para ambientação da sala e compartilhamento com os visitantes,é importante que tenham selecionado juntos alguns livros, vídeos e músicas utilizados na pesquisa, fotos do processo e demais recursos que permearam a construção do catálogo.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

1- Conversando sobre animais

2- Escolhendo alguns animais para conhecer melhor

3- Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros

4- Organizando o catálogo de animais brasileiros

5- Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros

Materiais:

1) Catálogo de Animais Brasileiros da turma.

2) Outros materiais utilizados durante a pesquisa, como: vídeos escolhidos pelas crianças, aparelho de reprodução de imagem (televisão, notebook ou tablet, por exemplo); imagens dos animais pesquisados e de seus habitats; livros, revistas, informativos, enciclopédias e catálogos; áudios com sons da natureza e dos animais do catálogo; aparelho de reprodução sonora (aparelho de som ou celular, por exemplo); fotos tiradas durante o processo.

2) Elementos decorativos preparados anteriormente pela turma (se houver).

3) Recursos para sinalização, identificação e organização da exposição: cartolina, canetinhas, lápis grafite, borracha, apontador, fita adesiva, cola, tesoura.

Espaços:

Este momento de compartilhamento do Catálogo de Animais Brasileiros da turma e do processo de pesquisa e construção que o envolveu pode ser planejado para ocorrer na sala da turma, na biblioteca ou em um auditório. Deve ser um espaço amplo, para comportar as crianças da turma e seus convidados.Esta organização também dependerá de quem as crianças escolheram convidar, da quantidade e tipo de público, (se serão as próprias crianças da escola ou familiares). Planeje tanto em relação à quantidade de pessoas como do local e equipamentos para acomodação delas. É importante definir estas questões previamente, acertando que for necessário com a gestão da escola, limpeza e arrumação prévia dos espaços.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças escolhem os recursos com os quais querem trabalhar durante a organização? Como se dá a interação entre elas para estas escolhas?

2. Que expressões verbais e gestuais as crianças utilizam para compartilhar os conhecimentos e vivências que foram significativos à elas durante as atividades da sequência?

3. Como as crianças se comunicam com os convidados? Demonstram segurança e tranquilidade? Em que situações isso fica evidente?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Esta atividade envolve diversidade de recursos e linguagens para a apresentação do percurso do grupo durante a Sequência. Sendo assim, as crianças têm múltiplas possibilidades de envolvimento e interação, conforme suas preferências. Converse com elas sobre estas possibilidades, buscando estratégias para que todas participem e respeitando as individualidades.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Com o grande grupo reunido, retome o propósito de compartilhamento do Catálogo de Animais Brasileiros da turma. As crianças podem ter optado por uma apresentação do catálogo aos familiares e colegas da escola, ou podem ter escolhido fazer o lançamento na biblioteca. Chegou o dia de receberem os convidados e agora precisam planejar como será este momento. Conversem trocando ideias sobre como irão expor. Enriqueça a discussão com questões como: quando os convidados chegarem, irão encontrar o catálogo em que local do ambiente? O que é importante dizer sobre ele? Como iremos apresentá-lo?


2

Diga às crianças que, para os convidados saberem como foi o processo de elaboração do catálogo, vocês podem usar os recursos utilizados na pesquisa, as imagens dos animais brasileiros da exposição, os livros, vídeos e músicas (previamente selecionados). Podem também expor as fotos dos processos de pesquisa e construção do catálogo. Conversem sobre os elementos que dispõem para compor o ambiente e planejem sua organização. Onde podemos dispor cada um? Onde ficariam boas as fotos? Onde colocaremos o catálogo? E os vídeos que selecionamos, onde ficaria melhor transmiti-los? Nós separamos estes livros, como os organizaremos?

Faça um registro no quadro das soluções encontradas pela turma para a organização dos recursos: catálogo de Animais Brasileiros, vídeos, imagens dos animais, pesquisas impressas enviadas pelos familiares, livros infantis, informativos, fotos dos grupos pesquisando e trabalhando na organização do catálogo, áudios com som de natureza, de animais e elementos decorativos.


3

A partir do registro, problematize sobre qual a maneira de apresentar cada um dos elementos. Exemplos: quem irá apresentar o catálogo? É necessário ter um grupo de crianças em frente ao painel de fotos? O que elas contarão aos convidados? Quem gostaria de ficar com esta tarefa? E na transmissão dos vídeos, quais serão os responsáveis? Que informações podem dar?


Vocês podem, por exemplo, combinar que uma criança de cada grupo que realizou a pesquisa explique sobre a ficha do animal pesquisado (no momento de apresentação do catálogo). É importante promover a reflexão sobre aspectos relacionados às diferenças individuais. Algumas crianças podem se sentir mais à vontade para se expressar oralmente, interagindo mais com os convidados, dialogando e esclarecendo as dúvidas, enquanto outras podem assumir funções, como operar os aparelhos de transmissão de vídeo e áudio.

4

Planejem como será a dinâmica de recepção dos convidados. Por exemplo, primeiro será apresentado o catálogo, depois eles terão tempo para circular pela sala e interagir com os elementos expostos e, ao final, ocorrerá um encerramento. Para o encerramento, vocês podem convidá-los a dançarem juntos uma canção que a turma tenha vivenciado. Por exemplo, a Ciranda dos Bichos, Eco Bebê Biomas do Brasil. Também é possível aumentar o volume do som de natureza e chamá-los para imitar um dos animais estudados nas pesquisas. É importante conversarem sobre como irão interagir com os visitantes em cada momento: como irão recepcioná-los, o que as pessoas costumam dizer ao receber convidados, onde vão acomodá-los, o que dirão na despedida e como podem expressar gratidão por terem aceitado o convite. Vocês podem combinar algumas frases para recebê-los quando chegarem, como: “Sejam bem vindos! Estamos felizes que tenham vindo para conhecer nosso Catálogo de Animais Brasileiros”.


5

Proponha que as crianças dividam-se em pequenos grupos, com quantidades semelhantes de participantes. Diga para escolherem o que querem organizar na sala (catálogo, fotos, pesquisas enviadas pelas famílias, livros, vídeos etc.), seguindo o que ficou acordado no grande grupo em relação à divisão do espaço e maneira que deve ser exposto. Observe como as crianças se dividem e as opções que fazem. Converse com elas perguntando por que escolheram determinado material para organizar. Ouça suas expressões e argumentos. Faça intervenções, por exemplo, se um grupo ficar muito grande e outro com número reduzido de crianças, ou se um dos materiais não for escolhido. Converse com os pequenos levantando ideias para solucionar tais questões. Indique o tempo que terão para essa organização, respeitando o horário combinado para a chegada dos convidados.


6

Enquanto as crianças organizam os recursos nos espaços previamente combinados, circule entre os grupos e observe como trabalham em equipe. Se perceber que alguma criança não está envolvida com a tarefa, faça intervenções. Combine com o grupo uma atividade que possa ser desempenhada por todos. Apóie as instalações ou incentive o apoio entre os pequenos, por exemplo, ao manusear uma fita adesiva, na construção do painel de fotos, ou caso o grupo deseje sinalizar e identificar o espaço. Auxilie quanto ao acesso aos materiais necessários e na escrita. Seja o escriba ou sugira que uma criança alfabetizada escreva, se desejar.

Após a finalização da organização. Verifiquem se está tudo pronto como o planejado, se querem mudar ou acrescentar algo na arrumação, se todos os elementos estão visíveis, se há espaço para acomodar os convidados e para circulação. Façam as alterações necessárias. Retome com os pequenos a dinâmica planejada. Façam os últimos combinados, revisando a divisão de tarefas feita anteriormente. Peça que as crianças se disponham pelo ambiente conforme as ações que irão desempenhar.


7

Recebam os convidados no ambiente preparado. Incentive as crianças responsáveis por este acolhimento inicial a expressarem palavras de boas vindas aos visitantes, conforme conversaram no planejamento. Conte a elas o propósito deste momento (apresentação do Catálogo de Animais Brasileiros da turma) e indique onde podem se acomodar. Com todos acomodados, iniciem a apresentação do catálogo. Apoie, sempre que necessário, quem estará explicando para os visitantes.

<início-prof>

Possíveis falas do professor neste momento: (para os alunos que estiverem explicando para os convidados) você poderia explicar aos nossos convidados o que é um catálogo? Conte pra eles como foi a escolha do animal pesquisado? Fale um pouco sobre as fontes de informação que usaram na pesquisa. Explique como vocês ordenaram as fichas.


8

Finalizada a apresentação, as crianças devem convidar os visitantes a circular pelo espaço, conhecer a história da elaboração do catálogo e um pouco mais das investigações que realizaram através dos elementos expostos. Atente-se como os pequenos estão interagindo com os convidados. Circule pelo espaço e observe os diálogos. Veja como comunicam suas vivências, se contam para os familiares sobre as pesquisas, que visitaram sites, assistiram aos vídeos, o que descobriram etc. Auxilie quando necessário. Garanta uma boa circulação dos visitantes pelos diversos ambientes construídos pelas crianças.

<início-prof>

Possíveis falas do professor neste momento: Por que você não convida aquele grupinho para assistir ao vídeo? Explique aos visitantes o que vocês estavam fazendo quando esta foto foi tirada.


Para finalizar:

Após os convidados interagirem com as crianças e com os materiais e recursos disponíveis, convide-os, ou peça para uma criança convidar, a encerrar este momento com a atividade planejada. O encerramento pode ser com uma música para dançar ou uma imitação de animais. Aproveitem juntos este tempo de descontração e brincadeira. Após dançarem ou brincarem, agradeçam a presença dos convidados e sugira que eles se manifestem sobre este tempo de compartilhamento. Dê oportunidade para que as crianças da turma também expressem suas opiniões e impressões sobre esta vivência.

Desdobramentos

Você pode dar continuidade a esta proposta, realizando uma conversa sobre como foi a apresentação do Catálogo de Animais Brasileiros da turma, avaliando os pontos positivos e o que poderão melhorar em uma próxima oportunidade que inclua convidados. Vocês também podem elaborar outros catálogos com temas diferentes, de acordo com o interesse das crianças, gerando novas pesquisas, como, por exemplo, catálogo de brinquedos ou catálogo de plantas da escola.

Engajando as famílias

Caso dos convidados não sejam os familiares, você pode combinar um momento para que os pais conheçam o catálogo. Isso pode ser planejado para uma reunião de pais, num momento de entrada e saída ou em data específica para o compartilhamento. O catálogo também pode estar na biblioteca circulante, sendo levado para casa, uma criança por vez.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano