Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Roberta Tavares da Silva
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA06) Resolver elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação(adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivo específico
Resolver o problemas com ideias de multiplicação e adição.
Conceito chave:
Situações problemas envolvendo ideias dos campos aditivo e multiplicativo.
Recursos necessários
- Lápis, borracha.
- Atividades impressas em folhas (ou passadas na lousa).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.
Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.
Retomada (slides 2 a 5)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma e distribua-o. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 5 e 6) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- Do que fala o problema?
- O que Luana comprou?
- O que a pergunta pede?
- O que significa “unidade”?
Propósito:
Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Materiais Complementares:
Você pode acessar a Retomada
Retomada (slides 2 a 5)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma e distribua-o. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 5 e 6) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- Do que fala o problema?
- O que Luana comprou?
- O que a pergunta pede?
- O que significa “unidade”?
Propósito:
Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Retomada (slides 2 a 5)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma e distribua-o. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 5 e 6) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- Do que fala o problema?
- O que Luana comprou?
- O que a pergunta pede?
- O que significa “unidade”?
Propósito:
Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Retomada (slides 2 a 5)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma e distribua-o. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 5 e 6) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- Do que fala o problema?
- O que Luana comprou?
- O que a pergunta pede?
- O que significa “unidade”?
Propósito:
Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação:
- Divida a turma em duplas. Projete os slides ou passe no quadro se preferir, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo e apresentem suas respostas. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
- Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações, estimulando-os a perceber que D. Conceição compra as passagens de ida e volta separadamente e com preços diferentes.
Discuta com a turma:
- O que o problema conta?
- O que está sendo solicitado?
- Qual é a questão do problema?
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- Quem viajou?
- Quais foram os gastos?
Propósito:
Resolver o problema, utilizando diversas estratégias.
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- O que acharam mais fácil?
- O que acharam mais difícil?
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula.
Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.
Discuta com a turma:
- Quantos dias durante a semana Leandro vai à escola?
- O que Leandro leva para o lanche escolar diariamente?
- O que aconteceu com o amigo de Leandro?
- O que Leandro fez para ajudar ao amigo?
Os alunos deverão perceber a ideia da multiplicação dos dias da semana que Leandro compra o lanche, pelo seu valor diário e a ideia de adicionar o valor do lanche do amigo.
Materiais Complementares: