Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chromebooks. Alternativa para a falta de tecnologia: parceria com o professor de história e geografia para a pesquisa de um tema que dialogue com o universo dos alunos e que possa ser pesquisado na biblioteca do colégio ou cidade.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
Organizar as informações previamente pesquisadas apresentando, de forma coesa e coerente, apenas as ideias principais.
Referências sobre o assunto:
2.0. Revista CINTED. Porto Alegre. v. 11, n.1, julho 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41627/26407 - acesso em 10/12/2018
DUARTE, V.M. 2008. Textos multimodais e letramento: habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do Ensino Médio. 219 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARCO-7FVRTQ/viviane_mduarte_diss.pdf?sequence=1 - acesso em 10/12/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4gLEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004
PAIVA, F. A. O ge?nero textual infogra?fico: leitura de um ge?nero textual multimodal por alunos da 1a se?rie do ensino me?dio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que, nesta aula, eles irão começar o trabalho de escrita dos resumos.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Projete o slide e pergunte aos alunos se eles se lembram das características do gênero. Ouça as respostas. Espera-se que eles digam que o resumo deve trazer, de forma sintética, as ideias principais e secundárias de um texto, um estudo ou um conceito, contemplando sucintamente exemplos quando necessário. Caso eles não citem a divisão entre as ideias principais e secundárias, traga-a em sua fala.
- Devolva (se for o caso) as pesquisas feitas pelos alunos na aula anterior e dê um feedback geral sobre os dados pesquisados, fale dos aspectos positivos que apareceram, quais são os dados importantes e imprescindíveis.
- Peça para os alunos sentarem-se nas duplas definidas na aula anterior e diga que eles irão trabalhar na produção do texto durante essa aula.
- Pergunte aos alunos que estratégias eles podem usar para destacar, nos documentos pesquisados, as ideias principais e secundárias. Espera-se que eles se lembrem da técnica de sublinhar, e que eles podem sublinhar/destacar em cores diferentes as ideias principais e secundárias. Caso isso não aconteça, oriente-os a utilizar essa técnica.
- Os alunos responsáveis pelo resumo podem redigir o texto em arquivo digital, como o google docs ou o office 365.
- Caso julgue mais pertinente, eles podem montar um ou dois slides no Powerpoint ou google apresentações para unir de forma mais harmônica o texto verbal com o(s) exemplo(s) visuais selecionados na aula anterior.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a iniciar seus textos por um projeto no papel. Eles precisam determinar, dentre as informações pesquisadas, quais são as mais importantes. Incentive-os a sublinhar a pesquisa feita e, na sequência, reordenar as informações de forma coesa e coerente.
- Oriente-os a definir como os recursos visuais podem contribuir para a produção e quais poderiam ser esses recursos.
- Após a realização do projeto de texto, os alunos devem dar seguimento à produção no computador. Caso não seja possível, os grupos podem fazer uma primeira versão da produção em papel.
- Para a produção escrita, imprima as folhas de projeto de texto, redação definitiva e autoavaliação, disponíveis nos materiais complementares. Caso os alunos produzam em arquivo online, imprima apenas a folha de projeto de texto e a de checklist.
- Durante a produção circule pelas duplas para orientá-las sobre as dúvidas que possam surgir.
- Diga aos alunos que essa será uma primeira versão do texto. Eventuais acabamentos (principalmente relacionados às imagens) podem ficar para a aula de revisão e produção da versão final.
Material Complementar
Para imprimir a folha de projeto de texto, acesse aqui
Para imprimir a folha de produção, acesse aqui
Para imprimir a folha de checklist, acesse aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- À medida em que as duplas forem finalizando a atividade, oriente-os a trocarem as produções. Essa troca deve ser feita em duas etapas:
- Na primeira, os alunos do mesmo tema devem se reunir para correção mútua da produção.
- Na segunda, os alunos devem trocar as produções com uma dupla de outro tema.
- Imprima a folha de “checklist” e peça para que as duplas corrijam o texto do colega com base nos aspectos ali citados.
- Oriente-os, durante a troca, a dar feedback construtivos que possam contemplar aspectos pertinentes ao gênero, à abordagem de conteúdo, à coesão e coerência.
- Após o feedback, oriente os alunos a alterarem os textos, conforme sugestão dos amigos.
- Recolha as produções com as devidas alterações para correção. Caso seja uma versão digital, solicite aos alunos que compartilhem com você o arquivo. (Veja tutorial na introdução).
- Para correção, sugere-se grade em anexo e considere:
RESUMO
- Critério I - temática: texto apresenta informações importantes sobre o tema designado, sem tangenciamento com informações secundárias ao tema.
- Critério II - gênero: texto apresenta síntese das informações de forma clara.
- Critério III - estrutura: texto utiliza mecanismos adequados de coesão e progressão temática.
- Critério IV - linguagem: texto apresenta linguagem impessoal, sem uso da primeira pessoa.
Materiais complementares:
Para acessar a folha de checklist, acesse aqui.
Para acessar a folha de correção de resumo (utilizada apenas pelo professor), acesse aqui.