15776
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de resumos: a organização do repertório

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Produção de resumos: a organização do repertório

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chromebooks. Alternativa para a falta de tecnologia: parceria com o professor de história e geografia para a pesquisa de um tema que dialogue com o universo dos alunos e que possa ser pesquisado na biblioteca do colégio ou cidade.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

Organizar as informações previamente pesquisadas apresentando, de forma coesa e coerente, apenas as ideias principais.

Referências sobre o assunto:

2.0. Revista CINTED. Porto Alegre. v. 11, n.1, julho 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41627/26407 - acesso em 10/12/2018

DUARTE, V.M. 2008. Textos multimodais e letramento: habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do Ensino Médio. 219 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARCO-7FVRTQ/viviane_mduarte_diss.pdf?sequence=1 - acesso em 10/12/2018

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4gLEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004

PAIVA, F. A. O ge?nero textual infogra?fico: leitura de um ge?nero textual multimodal por alunos da 1a se?rie do ensino me?dio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.

RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que, nesta aula, eles irão começar o trabalho de escrita dos resumos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e pergunte aos alunos se eles se lembram das características do gênero. Ouça as respostas. Espera-se que eles digam que o resumo deve trazer, de forma sintética, as ideias principais e secundárias de um texto, um estudo ou um conceito, contemplando sucintamente exemplos quando necessário. Caso eles não citem a divisão entre as ideias principais e secundárias, traga-a em sua fala.
  • Devolva (se for o caso) as pesquisas feitas pelos alunos na aula anterior e dê um feedback geral sobre os dados pesquisados, fale dos aspectos positivos que apareceram, quais são os dados importantes e imprescindíveis.
  • Peça para os alunos sentarem-se nas duplas definidas na aula anterior e diga que eles irão trabalhar na produção do texto durante essa aula.
  • Pergunte aos alunos que estratégias eles podem usar para destacar, nos documentos pesquisados, as ideias principais e secundárias. Espera-se que eles se lembrem da técnica de sublinhar, e que eles podem sublinhar/destacar em cores diferentes as ideias principais e secundárias. Caso isso não aconteça, oriente-os a utilizar essa técnica.
  • Os alunos responsáveis pelo resumo podem redigir o texto em arquivo digital, como o google docs ou o office 365.
  • Caso julgue mais pertinente, eles podem montar um ou dois slides no Powerpoint ou google apresentações para unir de forma mais harmônica o texto verbal com o(s) exemplo(s) visuais selecionados na aula anterior.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a iniciar seus textos por um projeto no papel. Eles precisam determinar, dentre as informações pesquisadas, quais são as mais importantes. Incentive-os a sublinhar a pesquisa feita e, na sequência, reordenar as informações de forma coesa e coerente.
  • Oriente-os a definir como os recursos visuais podem contribuir para a produção e quais poderiam ser esses recursos.
  • Após a realização do projeto de texto, os alunos devem dar seguimento à produção no computador. Caso não seja possível, os grupos podem fazer uma primeira versão da produção em papel.
  • Para a produção escrita, imprima as folhas de projeto de texto, redação definitiva e autoavaliação, disponíveis nos materiais complementares. Caso os alunos produzam em arquivo online, imprima apenas a folha de projeto de texto e a de checklist.
  • Durante a produção circule pelas duplas para orientá-las sobre as dúvidas que possam surgir.
  • Diga aos alunos que essa será uma primeira versão do texto. Eventuais acabamentos (principalmente relacionados às imagens) podem ficar para a aula de revisão e produção da versão final.

Material Complementar

Para imprimir a folha de projeto de texto, acesse aqui

Para imprimir a folha de produção, acesse aqui

Para imprimir a folha de checklist, acesse aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • À medida em que as duplas forem finalizando a atividade, oriente-os a trocarem as produções. Essa troca deve ser feita em duas etapas:
  • Na primeira, os alunos do mesmo tema devem se reunir para correção mútua da produção.
  • Na segunda, os alunos devem trocar as produções com uma dupla de outro tema.
  • Imprima a folha de “checklist” e peça para que as duplas corrijam o texto do colega com base nos aspectos ali citados.
  • Oriente-os, durante a troca, a dar feedback construtivos que possam contemplar aspectos pertinentes ao gênero, à abordagem de conteúdo, à coesão e coerência.
  • Após o feedback, oriente os alunos a alterarem os textos, conforme sugestão dos amigos.
  • Recolha as produções com as devidas alterações para correção. Caso seja uma versão digital, solicite aos alunos que compartilhem com você o arquivo. (Veja tutorial na introdução).
  • Para correção, sugere-se grade em anexo e considere:

RESUMO

  • Critério I - temática: texto apresenta informações importantes sobre o tema designado, sem tangenciamento com informações secundárias ao tema.
  • Critério II - gênero: texto apresenta síntese das informações de forma clara.
  • Critério III - estrutura: texto utiliza mecanismos adequados de coesão e progressão temática.
  • Critério IV - linguagem: texto apresenta linguagem impessoal, sem uso da primeira pessoa.

Materiais complementares:

Para acessar a folha de checklist, acesse aqui.

Para acessar a folha de correção de resumo (utilizada apenas pelo professor), acesse aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chromebooks. Alternativa para a falta de tecnologia: parceria com o professor de história e geografia para a pesquisa de um tema que dialogue com o universo dos alunos e que possa ser pesquisado na biblioteca do colégio ou cidade.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

Organizar as informações previamente pesquisadas apresentando, de forma coesa e coerente, apenas as ideias principais.

Referências sobre o assunto:

2.0. Revista CINTED. Porto Alegre. v. 11, n.1, julho 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41627/26407 - acesso em 10/12/2018

DUARTE, V.M. 2008. Textos multimodais e letramento: habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do Ensino Médio. 219 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARCO-7FVRTQ/viviane_mduarte_diss.pdf?sequence=1 - acesso em 10/12/2018

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4gLEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004

PAIVA, F. A. O ge?nero textual infogra?fico: leitura de um ge?nero textual multimodal por alunos da 1a se?rie do ensino me?dio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.

RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que, nesta aula, eles irão começar o trabalho de escrita dos resumos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e pergunte aos alunos se eles se lembram das características do gênero. Ouça as respostas. Espera-se que eles digam que o resumo deve trazer, de forma sintética, as ideias principais e secundárias de um texto, um estudo ou um conceito, contemplando sucintamente exemplos quando necessário. Caso eles não citem a divisão entre as ideias principais e secundárias, traga-a em sua fala.
  • Devolva (se for o caso) as pesquisas feitas pelos alunos na aula anterior e dê um feedback geral sobre os dados pesquisados, fale dos aspectos positivos que apareceram, quais são os dados importantes e imprescindíveis.
  • Peça para os alunos sentarem-se nas duplas definidas na aula anterior e diga que eles irão trabalhar na produção do texto durante essa aula.
  • Pergunte aos alunos que estratégias eles podem usar para destacar, nos documentos pesquisados, as ideias principais e secundárias. Espera-se que eles se lembrem da técnica de sublinhar, e que eles podem sublinhar/destacar em cores diferentes as ideias principais e secundárias. Caso isso não aconteça, oriente-os a utilizar essa técnica.
  • Os alunos responsáveis pelo resumo podem redigir o texto em arquivo digital, como o google docs ou o office 365.
  • Caso julgue mais pertinente, eles podem montar um ou dois slides no Powerpoint ou google apresentações para unir de forma mais harmônica o texto verbal com o(s) exemplo(s) visuais selecionados na aula anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a iniciar seus textos por um projeto no papel. Eles precisam determinar, dentre as informações pesquisadas, quais são as mais importantes. Incentive-os a sublinhar a pesquisa feita e, na sequência, reordenar as informações de forma coesa e coerente.
  • Oriente-os a definir como os recursos visuais podem contribuir para a produção e quais poderiam ser esses recursos.
  • Após a realização do projeto de texto, os alunos devem dar seguimento à produção no computador. Caso não seja possível, os grupos podem fazer uma primeira versão da produção em papel.
  • Para a produção escrita, imprima as folhas de projeto de texto, redação definitiva e autoavaliação, disponíveis nos materiais complementares. Caso os alunos produzam em arquivo online, imprima apenas a folha de projeto de texto e a de checklist.
  • Durante a produção circule pelas duplas para orientá-las sobre as dúvidas que possam surgir.
  • Diga aos alunos que essa será uma primeira versão do texto. Eventuais acabamentos (principalmente relacionados às imagens) podem ficar para a aula de revisão e produção da versão final.

Material Complementar

Para imprimir a folha de projeto de texto, acesse aqui

Para imprimir a folha de produção, acesse aqui

Para imprimir a folha de checklist, acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • À medida em que as duplas forem finalizando a atividade, oriente-os a trocarem as produções. Essa troca deve ser feita em duas etapas:
  • Na primeira, os alunos do mesmo tema devem se reunir para correção mútua da produção.
  • Na segunda, os alunos devem trocar as produções com uma dupla de outro tema.
  • Imprima a folha de “checklist” e peça para que as duplas corrijam o texto do colega com base nos aspectos ali citados.
  • Oriente-os, durante a troca, a dar feedback construtivos que possam contemplar aspectos pertinentes ao gênero, à abordagem de conteúdo, à coesão e coerência.
  • Após o feedback, oriente os alunos a alterarem os textos, conforme sugestão dos amigos.
  • Recolha as produções com as devidas alterações para correção. Caso seja uma versão digital, solicite aos alunos que compartilhem com você o arquivo. (Veja tutorial na introdução).
  • Para correção, sugere-se grade em anexo e considere:

RESUMO

  • Critério I - temática: texto apresenta informações importantes sobre o tema designado, sem tangenciamento com informações secundárias ao tema.
  • Critério II - gênero: texto apresenta síntese das informações de forma clara.
  • Critério III - estrutura: texto utiliza mecanismos adequados de coesão e progressão temática.
  • Critério IV - linguagem: texto apresenta linguagem impessoal, sem uso da primeira pessoa.

Materiais complementares:

Para acessar a folha de checklist, acesse aqui.

Para acessar a folha de correção de resumo (utilizada apenas pelo professor), acesse aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP35 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano