15761
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Compreender e revisar a forma composicional do vlog de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre revisão de vlog de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Google Docs - ferramenta para escrita colaborativa do roteiro do vídeo (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e explique que o foco desta aula será a forma composicional do gênero vlog científico, com ênfase nos elementos paralinguísticos (tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.). Caso você tenha aplicado a aula anterior, os alunos já devem estar por dentro da temática.

Envie aos alunos o link do vlog “Como funciona a produção científica?”, do professor Miguel Nicolellis, disponível aqui. Oriente os estudantes a assistirem ao vídeo e observarem as expressões, gestos e modos de falar do narrador, além dos outros elementos que compõem o gênero. O vídeo trata de como funciona a produção científica, a pesquisa, a análise de dados e a divulgação dos estudos. Ao orientar os alunos, contextualize sobre o narrador: Miguel Nicolelis é um neurocientista brasileiro, professor, pesquisador e co-diretor do Centro de Neuroengenharia na Universidade de Duke (EUA). É referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores (neuropróteses).

Desenvolvimento
Nesta etapa, oriente os estudantes a escreverem uma hipótese de roteiro para o vídeo que acabaram de assistir. Esse é um bom exercício para realizarem em duplas. Por isso, oriente os alunos a usarem ferramentas de escrita compartilhada, como o Google Docs. Assim, um estudante auxilia o outro no processo de escrita. Estabeleça um prazo para que os alunos realizem a atividade e a entreguem a você.

Fechamento
Ao ler os roteiros, observe se foram contempladas as características composicionais do gênero e se os estudantes explicitaram na escrita alguma característica cinésica observada no vídeo, em relação às expressões faciais ou corporais do narrador. Faça, então, a devolutiva aos alunos, por áudio ou e-mail, comentando os roteiros por eles preparados e ressaltando as características composicionais do gênero vlog científico.

Convite às famílias
Oriente os estudantes a compartilharem com seus familiares e responsáveis a atividade de escrita do roteiro e, em seguida, o vídeo, para que possam avaliar e contribuir com sua melhoria. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_10SQA09

(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas