15699
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - O planejamento do Artigo de Divulgação Científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre planejamento de artigo de divulgação científica

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Não fazer uso das esquemático dos elementos pertencentes à macroestrutura do texto de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula falando sobre o ato de planejar como uma etapa importante à construção de qualquer atividade e o quanto dele depende o sucesso do que se faz, incluindo nisso a escrita de um Artigo de Divulgação Científica. Em seguida, questione-os:

  • Que etapas envolvem um planejamento de Artigo?

Aqui os alunos devem responder algo que envolva diferentes dimensões da atividade a ser realizada. A seguir, alguma sugestões de respostas;

  • Uma possível primeira resposta deve dizer respeito ao levantamento de dados sobre o que se falará;
  • Em seguida, a seleção das informações e conceitos mais relevantes para o artigo;
  • E por fim, a organização dos elementos para melhor compreensão da audiência da atividade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Apresente essa ilustração aos alunos. Caso não haja disponibilidade de projetor de slides, acesse uma cópia do material para impressão em Materiais complementares.
  • Pergunte a eles se seria possível elaborar um texto escrito a partir do que está contido no infográfico apresentado. Em seguida, peça para que alguns exponham oralmente que informações poderiam ser exploradas nesse texto.
  • É interessante que vários alunos contribuam, dando continuidade ao que foi dito pelo colega anterior.
  • Verifique se eles acompanham a sequências das camadas, das distâncias, as temperaturas informadas e o que é característico de cada uma delas.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a imagem a ser exibida aos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Projete em slides ou escreva no quadro os comandos necessários para a organização do artigo de divulgação científica mencionados por eles no início da aula. Acrescente aqueles que forem necessários e de acordo com suas expectativas;
  • Ao dividir a turma em trios, os alunos poderão discutir as melhores possibilidade para a construção do artigo;
  • Peça para que elaborem um esboço do que será necessário para essa produção, como selecionar o tema;
  • No caso de levantamento de dados e organização de informações, eles poderão, em sala, verificar as fontes em que buscarão dados, os tipos de autoridades que poderão consultar, os tipos de textos a serem lidos;
  • Ao fim do tempo, diga que os grupos deverão compartilhar seus esboços com a turma.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Nessa última etapa, anote no quadro os dados mais recorrentes, as estratégias de texto mais pertinentes, as ideias gerais que a turma pensar;
  • Caso haja algum tipo de equívoco, discuta com a turma a possibilidade de mudar algum dado pensado pela equipe;
  • Peça que os grupos anotem todas as informações fornecidas pelas demais equipes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Não fazer uso das esquemático dos elementos pertencentes à macroestrutura do texto de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula falando sobre o ato de planejar como uma etapa importante à construção de qualquer atividade e o quanto dele depende o sucesso do que se faz, incluindo nisso a escrita de um Artigo de Divulgação Científica. Em seguida, questione-os:

  • Que etapas envolvem um planejamento de Artigo?

Aqui os alunos devem responder algo que envolva diferentes dimensões da atividade a ser realizada. A seguir, alguma sugestões de respostas;

  • Uma possível primeira resposta deve dizer respeito ao levantamento de dados sobre o que se falará;
  • Em seguida, a seleção das informações e conceitos mais relevantes para o artigo;
  • E por fim, a organização dos elementos para melhor compreensão da audiência da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Apresente essa ilustração aos alunos. Caso não haja disponibilidade de projetor de slides, acesse uma cópia do material para impressão em Materiais complementares.
  • Pergunte a eles se seria possível elaborar um texto escrito a partir do que está contido no infográfico apresentado. Em seguida, peça para que alguns exponham oralmente que informações poderiam ser exploradas nesse texto.
  • É interessante que vários alunos contribuam, dando continuidade ao que foi dito pelo colega anterior.
  • Verifique se eles acompanham a sequências das camadas, das distâncias, as temperaturas informadas e o que é característico de cada uma delas.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a imagem a ser exibida aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Projete em slides ou escreva no quadro os comandos necessários para a organização do artigo de divulgação científica mencionados por eles no início da aula. Acrescente aqueles que forem necessários e de acordo com suas expectativas;
  • Ao dividir a turma em trios, os alunos poderão discutir as melhores possibilidade para a construção do artigo;
  • Peça para que elaborem um esboço do que será necessário para essa produção, como selecionar o tema;
  • No caso de levantamento de dados e organização de informações, eles poderão, em sala, verificar as fontes em que buscarão dados, os tipos de autoridades que poderão consultar, os tipos de textos a serem lidos;
  • Ao fim do tempo, diga que os grupos deverão compartilhar seus esboços com a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Nessa última etapa, anote no quadro os dados mais recorrentes, as estratégias de texto mais pertinentes, as ideias gerais que a turma pensar;
  • Caso haja algum tipo de equívoco, discuta com a turma a possibilidade de mudar algum dado pensado pela equipe;
  • Peça que os grupos anotem todas as informações fornecidas pelas demais equipes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano