10151
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Uma pesquisa escolar

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Identificar e organizar os dados relevantes de um problema. Descrever estratégias para solucionar atividades em que há dados em excesso para resolução do problema.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Felipe Henrique Silva,

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Objetivos específicos

  • Identificar e organizar os dados relevantes de um problema.
  • Descrever estratégias para solucionar atividades em que há dados em excesso para resolução do problema.

Conceito-chave

Problemas com dados em excesso

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas neste plano.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Professor, utilize essa atividade para introduzir o conceito abordado nessa aula, ou seja, problemas com falta de dados. Inicialmente, leia a primeira parte (slide 3) do problema com a turma e discuta se é possível resolvê-lo apenas com as informações dadas. Em seguida, leia a segunda parte (slide 4) do problema e discuta novamente com a turma sobre o que mudou no problema.

Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta dados em excesso.

Discuta com a turma:

  • Todas as informações iniciais serão utilizadas para encontrar uma resposta para o problema? Por quê?
  • Quais delas não são necessárias para obtermos uma solução?
  • Como podemos concluir quais são as informações realmente necessárias para resolução?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta dados em excesso.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, solicite que eles tentem resolver a primeira etapa (slide 6) do problema. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem reflexões sobre o problema. No entanto, não direcione-os para uma resolução específica. Permita que eles construam uma estratégia própria e concluam que há excesso de dados no enunciado. Na sequência, apresente a segunda etapa (slides 7 e 8) do problema em que há acréscimo de uma nova informação.

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Precisamos utilizar todas essas informações para resolver o problema?
  • Quais delas são realmente necessárias para encontrarmos a solução?
  • Como a pergunta final nos ajuda a decidir quais informações serão úteis na resolução do problema?

Materiais complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados e fazer com que o aluno reflita sobre quais informações são relevantes para resolução.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados e fazer com que o aluno reflita sobre quais informações são relevantes para resolução.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados e fazer com que o aluno reflita sobre quais informações são relevantes para resolução.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 14)

Orientações: Professor, apresente essa solução aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles.

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • As soluções encontradas por Mariana e Bruno são válidas e equivalentes?
  • Essas soluções coincidem com as estratégias adotadas por vocês?
  • Quais são os pontos em comum? E as diferenças?
  • E a solução encontrada por Cauê para a segunda etapa do problema?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Sistematização de conteúdo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, explore como a identificação e organização de dados contribuem para resolução de situações-problemas em geral.

Propósito: Destacar o conceito principal trabalhado durante a aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula. Entre eles, destaque que alguns problemas podem apresentar excesso de dados. Além disso, discuta sobre as estratégias e hipóteses levantadas após perceber o excesso de dados.

Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os dados realmente úteis para resolução do problema?
  • Esse tipo de problema pode ter mais de uma solução?
  • Como a organização das informações pode nos ajudar a resolver a atividade?

Raio-x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Professor, leia o problema com a turma. Peça que algum aluno conte com suas palavras o que precisa fazer. Estimule os alunos a desenvolverem uma estratégia própria de resolução. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.

Propósito: Avaliar a compreensão do conceito de problemas com dados em excesso através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Todos os dados fornecidos no problema serão usados na resolução?
  • Quais deles utilizaremos para resolver o problema?
  • Por que a quantidade de voluntários e o tempo não influenciarão no resultado?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas neste plano.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.


Objetivos específicos

  • Identificar e organizar os dados relevantes de um problema.
  • Descrever estratégias para solucionar atividades em que há dados em excesso para resolução do problema.

Conceito-chave

Problemas com dados em excesso

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Professor, utilize essa atividade para introduzir o conceito abordado nessa aula, ou seja, problemas com falta de dados. Inicialmente, leia a primeira parte (slide 3) do problema com a turma e discuta se é possível resolvê-lo apenas com as informações dadas. Em seguida, leia a segunda parte (slide 4) do problema e discuta novamente com a turma sobre o que mudou no problema.

Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta dados em excesso.

Discuta com a turma:

  • Todas as informações iniciais serão utilizadas para encontrar uma resposta para o problema? Por quê?
  • Quais delas não são necessárias para obtermos uma solução?
  • Como podemos concluir quais são as informações realmente necessárias para resolução?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta dados em excesso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, solicite que eles tentem resolver a primeira etapa (slide 6) do problema. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem reflexões sobre o problema. No entanto, não direcione-os para uma resolução específica. Permita que eles construam uma estratégia própria e concluam que há excesso de dados no enunciado. Na sequência, apresente a segunda etapa (slides 7 e 8) do problema em que há acréscimo de uma nova informação.

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Precisamos utilizar todas essas informações para resolver o problema?
  • Quais delas são realmente necessárias para encontrarmos a solução?
  • Como a pergunta final nos ajuda a decidir quais informações serão úteis na resolução do problema?

Materiais complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados e fazer com que o aluno reflita sobre quais informações são relevantes para resolução.

Slide Plano Aula

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados e fazer com que o aluno reflita sobre quais informações são relevantes para resolução.

Slide Plano Aula

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados e fazer com que o aluno reflita sobre quais informações são relevantes para resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 14)

Orientações: Professor, apresente essa solução aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles.

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • As soluções encontradas por Mariana e Bruno são válidas e equivalentes?
  • Essas soluções coincidem com as estratégias adotadas por vocês?
  • Quais são os pontos em comum? E as diferenças?
  • E a solução encontrada por Cauê para a segunda etapa do problema?

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, explore como a identificação e organização de dados contribuem para resolução de situações-problemas em geral.

Propósito: Destacar o conceito principal trabalhado durante a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula. Entre eles, destaque que alguns problemas podem apresentar excesso de dados. Além disso, discuta sobre as estratégias e hipóteses levantadas após perceber o excesso de dados.

Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os dados realmente úteis para resolução do problema?
  • Esse tipo de problema pode ter mais de uma solução?
  • Como a organização das informações pode nos ajudar a resolver a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Professor, leia o problema com a turma. Peça que algum aluno conte com suas palavras o que precisa fazer. Estimule os alunos a desenvolverem uma estratégia própria de resolução. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.

Propósito: Avaliar a compreensão do conceito de problemas com dados em excesso através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Todos os dados fornecidos no problema serão usados na resolução?
  • Quais deles utilizaremos para resolver o problema?
  • Por que a quantidade de voluntários e o tempo não influenciarão no resultado?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano