Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Uma pesquisa escolar
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo e elaborando problemas de matemática
Descrição
Objetivos específicos
- Identificar e organizar os dados relevantes de um problema.
- Descrever estratégias para solucionar atividades em que há dados em excesso para resolução do problema.
Conceito-chave
Problemas com dados em excesso
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar e organizar os dados relevantes de um problema.
- Descrever estratégias para solucionar atividades em que há dados em excesso para resolução do problema.
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas neste plano.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Professor, utilize essa atividade para introduzir o conceito abordado nessa aula, ou seja, problemas com falta de dados. Inicialmente, leia a primeira parte (slide 3) do problema com a turma e discuta se é possível resolvê-lo apenas com as informações dadas. Em seguida, leia a segunda parte (slide 4) do problema e discuta novamente com a turma sobre o que mudou no problema.
Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta dados em excesso.
Discuta com a turma:
- Todas as informações iniciais serão utilizadas para encontrar uma resposta para o problema? Por quê?
- Quais delas não são necessárias para obtermos uma solução?
- Como podemos concluir quais são as informações realmente necessárias para resolução?
Materiais complementares:
Aquecimento
Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta dados em excesso.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, solicite que eles tentem resolver a primeira etapa (slide 6) do problema. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem reflexões sobre o problema. No entanto, não direcione-os para uma resolução específica. Permita que eles construam uma estratégia própria e concluam que há excesso de dados no enunciado. Na sequência, apresente a segunda etapa (slides 7 e 8) do problema em que há acréscimo de uma nova informação.
Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados.
Discuta com a turma:
- Precisamos utilizar todas essas informações para resolver o problema?
- Quais delas são realmente necessárias para encontrarmos a solução?
- Como a pergunta final nos ajuda a decidir quais informações serão úteis na resolução do problema?
Materiais complementares:
Atividade principal
Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados e fazer com que o aluno reflita sobre quais informações são relevantes para resolução.
Atividade principal
Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados e fazer com que o aluno reflita sobre quais informações são relevantes para resolução.
Atividade principal
Propósito: Explorar uma situação-problema em que há excesso de dados e fazer com que o aluno reflita sobre quais informações são relevantes para resolução.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 14)
Orientações: Professor, apresente essa solução aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles.
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- As soluções encontradas por Mariana e Bruno são válidas e equivalentes?
- Essas soluções coincidem com as estratégias adotadas por vocês?
- Quais são os pontos em comum? E as diferenças?
- E a solução encontrada por Cauê para a segunda etapa do problema?
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Sistematização de conteúdo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Professor, explore como a identificação e organização de dados contribuem para resolução de situações-problemas em geral.
Propósito: Destacar o conceito principal trabalhado durante a aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula. Entre eles, destaque que alguns problemas podem apresentar excesso de dados. Além disso, discuta sobre as estratégias e hipóteses levantadas após perceber o excesso de dados.
Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar os dados realmente úteis para resolução do problema?
- Esse tipo de problema pode ter mais de uma solução?
- Como a organização das informações pode nos ajudar a resolver a atividade?
Raio-x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Professor, leia o problema com a turma. Peça que algum aluno conte com suas palavras o que precisa fazer. Estimule os alunos a desenvolverem uma estratégia própria de resolução. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.
Propósito: Avaliar a compreensão do conceito de problemas com dados em excesso através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.
Discuta com a turma:
- Todos os dados fornecidos no problema serão usados na resolução?
- Quais deles utilizaremos para resolver o problema?
- Por que a quantidade de voluntários e o tempo não influenciarão no resultado?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_25RDP03
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp ou acesso a plataforma de interação combinada entre professor e alunos
- Opcionais:
Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Raio X.
Aquecimento
Professor, inicie essa aula organizando os alunos em quartetos. Explique a eles que deverão fazer uma videochamada de grupo pelo WhatsApp e que eles terão cerca de 10 minutos para resolver o problema proposto no Aquecimento. Compartilhe os dois slides do Aquecimento com eles e combine o horário de retorno ao grande grupo, para que possam compartilhar suas conclusões. Ao retornarem para o grande grupo, explore bem esse momento. Instigue os alunos a analisar o texto do problema. Garanta que cada grupo consiga compartilhar suas conclusões. Peça aos alunos de cada grupo que acionem seus microfones para explicar suas estratégias. Caso sua aula não seja síncrona, encaminhe essas atividades de forma remota, por um meio de comunicação combinado entre vocês (WhatsApp, por exemplo) e solicite que enviem um áudio para o grande grupo explicando suas conclusões. Posteriormente, envie um áudio com a devolutiva dessa atividade.
Discussão das soluções
A discussão das soluções é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Faça boas perguntas, usando as orientações dos próprios slides do Aquecimento. Estimule os alunos a usar uma ferramenta de áudio ou vídeo e falar como pensaram para atender o que foi solicitado e o que acham das colocações dos personagens no segundo slide da atividade principal. Pergunte como eles pensaram para resolver o problema, como organizaram as informações do texto e o que as informações do segundo slide modificam na resolução do problema. Peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceber que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos leiam e interpretem um problema, identificando possíveis dados em excesso. Sendo assim, explore essa atividade de modo que eles selecionem as informações necessárias à resolução. Como complemento, realize o problema proposto no Raio X e promova novas discussões semelhantes às realizadas no Aquecimento.
Convite às famílias
Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Objetivos específicos
- Identificar e organizar os dados relevantes de um problema.
- Descrever estratégias para solucionar atividades em que há dados em excesso para resolução do problema.
Conceito-chave
Problemas com dados em excesso
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno