Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Tema
Apresente aos alunos, por meio do WhatsApp, o tema da aula: Planejando um verbete digital de maneira colaborativa. Não dê mais informações para não prejudicar o andamento da atividade a ser realizada na Introdução.
Introdução
Comece a aula conversando com a turma sobre a importância do planejamento em determinadas áreas da vida, perguntando em que situações eles costumam planejar as suas ações antes de executá-las. Se não conseguirem perceber, cite exemplos que os instiguem a pensar: em viagens? Para trabalhos escolares? Para ir a uma festa? Você pode iniciar a aula pelo WhatsApp, com perguntas e respostas estilo ping-pong, ou com a realização de uma reunião pelo Google Meet ou outra plataforma de sua preferência. Assim como foi observado por meio da conversa acima, sobre a importância de planejar as ações, questione se eles já pararam para pensar na importância de planejar seus textos antes de escrever. Após ouvir se eles já pensaram ou não sobre isso, questione qual é a importância do planejamento textual. Comente que, para produzir textos eficientes, planejá-los é uma ação muito importante, pois só assim chega-se ao objetivo proposto. Caso os alunos não possam participar de propostas com celular ou computador, você pode encaminhar à turma as reflexões e questionamentos impressos.
Desenvolvimento
Divida a turma em quartetos de acordo com a possibilidade de haver um celular ou computador em cada grupo, e também segundo as habilidades dos alunos com informática. Tome cuidado para que cada grupo tenha algum aluno que conheça um pouco a respeito da produção de textos digitais colaborativos, como é feito na Wikipédia, por exemplo. Se não for possível, não se preocupe, pois na aula de produção de verbete digital será sugerido um material complementar sobre esse assunto. O material será apresentado somente na próxima aula da sequência, pois esta é dedicada somente ao planejamento e não à produção textual. Peça aos alunos para planejarem a produção escrita do verbete de enciclopédia digital, preenchendo a tabela disponível aqui. Em seguida, peça que vejam vídeos sobre o tema escolhido, com o objetivo de ampliar o repertório temático.
Fechamento
Peça a alguns alunos que socializem oralmente (por meio de áudio) como foi a experiência de planejar a produção de um texto e em que eles esperam que isso facilite a produção do verbete enciclopédico digital. Espera-se que os alunos percebam que, após o planejamento, por meio do preenchimento da tabela, será mais fácil realizar a atividade de produção, pois eles terão em mãos todas as informações necessárias para escrever o texto.
Convite às famílias
Você pode estimular os alunos a confiarem em seus familiares para o auxílio no planejamento de seu vídeo-minuto. Os familiares, por estarem de fora da proposta integral, terão um olhar global, sobre o todo.
Sugestão Enviada Por: Michele Batista
Código: LPO8_04SQA13
(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes