Plano de Aula
Plano de aula: Adaptação: brinquedos e brincadeiras preferidos
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Adaptação e acolhimento
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Será preciso a participação dos pais. Na matrícula ou em reuniões prévias ao início das atividades escolares converse com eles sobre os brinquedos e brincadeiras preferidos das crianças e outros interesses como histórias e músicas preferidas. Procure saber sobre os hábitos da criança.Explique como será a atividade e que a presença da família é indispensável. Diga que a adaptação acontecerá gradualmente e oriente-os a irem se afastando à medida que as crianças vão se sentindo seguras com o espaço e o professor. É recomendável a organização da turma em dois grupos para, em horários diferentes, fazer a atividade. Combine com as famílias o horário de cada criança e peça para que tragam nesse dia algum brinquedo ou livro preferido de seu filho.
Materiais:
Brinquedos, livros diversos trazidos de casa (incluindo os preferidos das crianças) e outros que a escola possua ou possa providenciar. É interessante que haja objetos que despertem o interesse da criança em imaginar, criar e fazer de conta, como brinquedos de comidinha, bonecas e bonecos, animais de materiais diversos, objetos que lembrem profissões (ferramentas de pedreiro, marceneiro, mecânico, médico, cozinheira etc.), de acordo com a sua realidade. Eles funcionarão como um atrativo para as crianças gostarem da escola e interagirem. Objetos que ofereçam aconchego no espaço, como tapetes, almofadas, emborrachados, pequenas cabanas etc. Câmera fotográfica ou celular para registros.
Espaços:
É importante que a atividade aconteça na sala que será frequentada pelas crianças durante o ano. Dessa forma, a familiarização com este ambiente acontecerá mais facilmente. Organize cantoscom atividades de livre escolha com os diversos brinquedos em tapetes emborrachados e pequenas cabanas. É importante organizá-los de forma convidativa, sugerindo uma brincadeira e facilitando o envolvimento das crianças. No faz de conta, deixe uma panelinha no fogão com uma colher e alguns pratos e talheres numa mesa, uma boneca no berço com um paninho e uma mamadeira de brinquedo, um boneco lendo um livro no canto da leitura.Reserve um espaço para os brinquedos que as crianças trarão de casa.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora
Perguntas para guiar suas observações:
1.Como a criança expressa suas preferências? De que forma se relaciona com as outras crianças, com os adultos e o professor? As crianças demonstram ciúmes de seus objetos? Compartilham seus brinquedos? Desejam os objetos dos outros? Como?
2. De que forma as crianças falam sobre seus brinquedos e objetos preferidos? Como mostram o que é delas? Como comunicam quem deu aquele brinquedo? Formulam explicações para não deixar outra criança pegar? Contam sua história preferida?
3. Como a criança brinca com seu objeto preferido? De que forma ela mostra aos outros sua maneira de brincar, contar histórias etc.? Ela aponta ou verbaliza?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Procure deixar os objetos e outros materiais ao alcance visual e de toque das crianças. Perceba se elas precisam de ajuda para se locomover ou se expressar. Verbalize o que é manifestado por meio de gestos. Oportunize que conflitos sejam resolvidos, negociados e que a opinião do outro seja considerada. Oriente ao familiar da criança que possa estar chorando muito ou estranhando o ambiente a sair da sala e dar um passeio pela escola.
O que fazer durante?
1
Receba as crianças esuasfamílias com cantigas/músicas preferidas. Apresente os cantos às famílias e crianças. Se atente às reações dos pequenos e, a partir dessas reações, seja facilitador da interação e adaptação da criança com o ambiente. Estimule-as a manipularem e explorarem. Observe se alguma criança quer sair do colo do familiar e pegar algo que reconhece como seu,se aponta etc. Aproveite e se ofereça para brincar com a criança, ir pegar o objeto com ela ou perguntar se quer que você leve o objeto até ela. Tente estabelecer uma relação de confiança.
Possíveis falas do professor neste momento: Quanta coisa legal temos aqui hoje! Eu nunca vi um brinquedo desse! Ah, esse seu brinquedo é muito interessante! Como você brinca com ele? Mostre pra gente! Posso brincar com você?
2
Continue mostrando os cantos e pergunte para as crianças o que acharam dos objetos. Se atente às mais tímidas que não se manifestam ou estão muito apegadas aos pais. Pergunte se conhecem algum dos objetos. Facilite a exploração do ambiente deixando tudo ao alcance e a vista da criança, para que os objetos sejam manipulados por ela. Observe como expressam emoções, se choram, se iniciam brincadeiras, se mostram seus objetos aos outros, se relatam histórias e episódios vivenciados com algum objeto. Caso perceba alguma criança com receio de compartilhar seu brinquedo, respeite. Se alguma chorar ou perceber que outra criança pegou o que é dela, desafie-a a pensar em uma forma de ter seu brinquedo/objeto de volta, sempre de forma colaborativa e respeitosa. Registre com fotos ou vídeos o que puder.
Possíveis falas do professor neste momento: Que paninho cheiroso! De quem será? Ah, é seu? Você quer ir pegar? Você me mostra? Que legal! Ela pegou seu brinquedo? Vamos conversar com ela? Esse brinquedo é dela. Parece legal. Será que você pode fazer alguma coisa com ele? Vamos avisar que vocês brincarão e depois irão trocar? O que acha?
3
No decorrer da atividade podem ser formados pequenos grupos por iniciativa das crianças, caso algumas gostem dos mesmos brinquedos e brincadeiras. Se houver interesse de alguma por brinquedos que sejam de outras crianças, tente mediar auxiliando a resolver possíveis conflitos e achando soluções. Tente estabelecer diálogos com as crianças buscando se aproximar e chamando pelo nome. Isso mostra intimidade e interesse. Aproveite para brincar com as crianças envolvendo os pais nas brincadeiras.
4
Perceba quais crianças estão bem envolvidas com os materiais, com os espaços, com você e com os colegas. Sinalize para os pais dessas crianças para irem se afastando aos poucos ou até saírem da sala. Mas peça para que permaneçam na escola e retornem, se for preciso. Não é indicado que “abandonem” a criança.Perceba se elas notam a ausência dos pais e como reagem a isso. Auxilie no desafio que é para as crianças controlarem a ausência dos pais. Se aproxime delas tentando fazer com que sua atenção esteja voltada apenas para aqueles espaços e objetos. Não deixe de levar a criança aos pais, ou vice-versa, caso ela não se sinta confortável sem a presença deles.
Possíveis falas e ações do professor neste momento: Se alguma criança começar a chorar muito ou chamar pelos pais, se aproxime dela na mesma altura e diga: Você está triste? Acho que o papai foi ao banheiro. Quer vir ao meu colo e esperar uns minutinhos? Logo ele volta. Enquanto esperamos que o papai volte, você pode me mostrar seu brinquedo? Ao perceber que a criança não se acalma:você não quer esperar? Tudo bem! Vamos encontrar o papai, então. Me dê sua mão!
5
Convide as crianças para um momento de leitura cantando uma música eexplorando os livros preferidos delas. Perceba se alguma pega sua história preferida e lhe entrega, indicando que gostaria que você a contasse. Podem ter crianças que, ao sentar no cantinho de leitura, comecem a folhear os livros. Outras podem falar ou balbuciar o nome de sua história preferida. Aponte a história de uma criança para outra e ouça sua opinião. Registre esse momento.
Para finalizar:
Convide a todos para sentarem no cantinho da leitura. Fale para as crianças e para os familiares que ainda estiverem ali que em 5 minutos você irá fazer a leitura de uma história. Pergunte de quem é aquela história, convide a criança a sentar no seu colo e contara história junto com você. Se alguma criança reivindicar a leitura da história, diga que nos próximos dias você também contará ou lerá a história de quem desejar. O final da leitura pode indicar o momento desse grupo ir para casa.
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