Nesta proposta, veja sugestões sobre como organizar e mediar as atividades de livre escolha nos cantinhos.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leda Barbosa
Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.)
Abordagem didática: Nos momentos de livre escolha, os conflitos tendem a ocorrer com mais frequência pois, diferente das atividades dirigidas (nas quais, em geral, todos estão desenvolvendo a mesma proposta, cada um com seu material), as crianças devem negociar a divisão de brinquedos e materiais e combinar sua utilização. Cabe ao professor saber como mediar os conflitos e aproveitar essas situações para conversar e elaborar listas de regras, ajudando os pequenos na conquista de aprendizagens progressivas sobre estar com outros, respeitar, dividir e se adequar a regras básicas de convívio social.
Código: EDI2_07UND01
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes