15156
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Brincando de banquete

Nesta atividade, uma leitura serve como inspiração para uma nova brincadeira de faz-de-conta.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Deborah Cristina Conceição Paiva

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

É fundamental que previamente você conheça o enredo da história “O Rei Bigodeira e Sua Banheira”, de Audrey Wood (editora Ática), para que possa envolver as crianças com a leitura e não ocorra uma contação mecanizada.

Selecione fotos de banquetes que possam ser impressas ou visualizadas em uma tela grande, promovendo a apreciação dessas obras de arte com as crianças.

Sugestões:

"Two Tiered Still Life" de Severin Roesen

"Banquet Still Life" de Abraham Van Beyeren

"The Banquet of Cleopatra" de Giovanni Battista Tiepolo

Materiais:

Livro “O Rei Bigodeira e Sua Banheira”, de Audrey Wood. Colete pela escola elementos para uma grande brincadeira de faz de conta, que ocorrerá logo após a leitura. Com os elementos, construa um cenário de banquete, que pode envolver elementos de cozinha como pratinhos, copinhos, talheres. Utilize materiais não estruturados (recicláveis, madeira, gravetos) que irão ganhar diversas funções, e elementos como areia, grãos e até mesmo retalhos de tecido.

Espaços:

A atividadepoderá ser realizada tanto em ambiente interno quanto externo, como na sala do grupo, parque e até mesmo dentro do tanque de areia da escola.

Tempo sugerido:

1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Durante a leitura, de que maneira as crianças se comunicam com o adulto e os colegas, contribuindo para compreensão do enredo?

2. De que gestos e movimentos do cotidiano as crianças se apropriam durante a brincadeira?

3. Durante brincadeiras simbólicas, conflitos tendem a surgir. Como as crianças enfrentam as dificuldades e desafios nesses momentos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Respeite as preferências de cada criança nas escolhas dos itens para brincar, apresentando cada um deles, organizando-os de maneira acessível a todas e favorecendo a percepção para as possibilidades que estão sendo oferecidas.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Traga o grande grupo para o ambiente escolhido (seja interno ou externo), já com todos os materiais posicionados. Fale sobre a atividade enquanto eles observam. Diga que ocorrerá uma divertida leitura e que a partir dela eles poderão brincar livremente com os elementos disponíveis.

Reúna as crianças em grande roda e inicie a leitura do livro “O Rei Bigodeira e a Sua Banheira”, de Audrey Wood e da editora Ática. Busque enfatizar a parte do banquete. Aproxime o livro, permita que as crianças analisem a imagem com atenção e explorem as possíveis observações sobre a história. Para aquelas que não demonstrarem interesse na leitura, solicite ajuda delas para que segurem o livro e virem as páginas conforme a história é contada, de forma que fiquem engajadas na atividade.


2

Com o término da leitura, retorne a página da imagem do banquete e dialogue com as crianças sobre os elementos da ilustração. Instigue-as a se recordarem das obras de arte que apreciaram anteriormente (contextos prévios) e registre suas comparações, curiosidades e questionamentos. Em seguida, questione-as sobre como seria fazer um banquete igual ao do livro e das fotos (sugestões em possíveis falas do professor).

Leve o grande grupo para mais próximo dos materiais dispostos, apresente os elementos e então convide todos a iniciarem a brincadeira.

Possíveis falas do professor neste momento: O que vocês pensam quando veem essas imagens? Não seria legal também criar e brincar de banquete? Nessas fotos eles parecem gostar bastante de frutas. E aqui em nossa região, o que mais gostamos? Com quais alimentos iremos brincar de faz de conta?


3

Neste momento, as crianças irão transitar e explorar a diversidade no ambiente proposto. Forme Pequenos grupos e inicie a brincadeira. Tome nota de suas ações e falas, transite entre as crianças e observe quais ações do cotidiano do momento de alimentação elas trazem para a brincadeira. Vale lembrar que a ideia aqui é ser um convite para uma brincadeira. Nesse contexto, é possível que elas escolham brincar com outro enredo que não o banquete. Acolha as diferentes iniciativas das crianças.

É possível que algumas levem mais tempo que outras para engajar-se com algum objeto e começar a brincar. Observe-as e se aproxime como brincante. Pegue algum material e ofereça um modelo à criança de forma ativa, mostrando como a brincadeira do grande banquete poderia ser realizada (deixe as imagens exploradas inicialmente expostas no ambiente para que as crianças possam tomá-las como referência).

Possíveis ações do professor neste momento: Ao observar uma criança que apenas se desloca no espaço sem brincar ou não apresenta iniciativa para explorar o ambiente, aproveite algum item disponível próximo a ela. Por exemplo: pegue galhos e finja que são talheres cortando uma garrafa que se torna um grande peru assado, ofereça-o perguntando se ela quer “comer” com você. Referências ativas espelham a criança para que acabe se envolvendo no jogo simbólico, incentivando-as a construírem o banquete.


4

Por se tratar de uma atividade que envolve o uso de diversos elementos, é possível que nos pequenos grupos surjam conflitos causados por disputas entre objetos. Esteja atento a essas ocorrências e busque ouvi-las. Intervenhaapenas direcionando o diálogo entre as crianças para que cada uma exponha seu motivo e, a partir disso, possam encontrar uma resolução. Elas podem dividir o brinquedo ou encontrar juntas algum outro que interesse para uma delas, de forma que consigam retornar a brincadeira de maneira justa e sem grandes frustrações.


Para finalizar:

Por ser uma atividade envolvendo jogo simbólico, é preciso antecipar a finalização para as crianças com uma média de 15 minutos de antecedência, para que não haja uma ruptura brusca no envolvimento com a brincadeira. Com a finalização, reúna o grande grupo, dialogue sobre a impressão das crianças acerca da atividade, se gostaram, como foi para elas etc. Peça então ajuda de todas para o recolhimento dos materiais utilizados, explicando que irão guardá-los para usar novamente em um próximo momento.

Desdobramentos

Essa atividade pode ser repetida com outros materiais em outros ambientes e até mesmo com outras histórias que se apoiem na temática de alimentação. Por exemplo, os títulos “Festa de Aniversário”, de Telma Guimarães Castro Andrade (editora do Brasil), “O Urso Esfomeado”, de Nick Bland (editora Brinque-book) e “Sopa de quê?”, de Sueli Ferreira de Oliveira (editora Casa).

Engajando as famílias

Combine com as crianças um sorteio semanal incluindo o nome de todas, para que cada uma possa, uma vez na semana, levar para casa o livro “O Rei Bigodeira e a Sua Banheira”. Elas terão a missão de recontar a história para algum familiar. Combine com os responsáveis para que registrem esse momento com fotos e enviem para a escola. As fotos podem ser socializadas entre as crianças e colocadas na sala da turma num mural que exponha as vivências com a história em casa.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Organizando a refeição

ATIVIDADE 02

Lanche comunitário

ATIVIDADE 03

Conhecendo o cardápio da escola

ATIVIDADE 04

Hábitos antes e depois de comer

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Narração de história

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo novas parlendas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de poesias

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com rimas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Manuseio de livros

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO04 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de imitar os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de usar o banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre o banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Visita e exploração do banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Revisitando histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que tem dentro da sua fralda?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pertences pessoais: Reconhecimento e cuidado

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontrando objetos escondidos pelo espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Faz de conta na floresta: sentimentos e expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

História com teatro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Imitando um personagem

Creche / Educação Infantil / Unidade

Orientações para desfralde

Creche / Educação Infantil / Unidade

Levando livros para casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Identificando a sequência de personagens

Creche / Educação Infantil / Unidade

Chamada como estratégia de leitura para crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Acolhida durante a adaptação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Trabalhando as palavras estáveis dos momentos da rotina

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo o cardápio da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Chegando na escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo uma horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorações e classificações de coleções feitas pelas crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Atuando como personagens da história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Criando novas partes de uma história de repetição

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de banquete

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando a volta pra casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: conhecendo o espaço da sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Etiquetando espaços

Creche / Educação Infantil / Unidade

Colhendo e compartilhando os alimentos da horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livres escolhas no parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brincadeira com produção de massinha

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO02 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de usar o banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre o banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Visita e exploração do banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Orientações para desfralde

Creche / Educação Infantil / Unidade

Acolhida durante a adaptação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com os dados coloridos durante a “Corrida dos Cones”

Creche / Educação Infantil / Unidade

Transporte de objetos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Corrida do Sapo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Acolhida com centros de interesse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de banquete

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo as brincadeiras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Sondagem dos jogos conhecidos pelas crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: conhecendo o espaço da sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Desenho com lápis grafite

Creche / Educação Infantil / Unidade

O desenho e o corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Jogo de memória com desenhos autorais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Ampliação de repertório: os jogos das famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Jogando um jogo novo

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG01 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Narração de história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando as Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de imitar os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de usar o banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Faz de conta na floresta: sentimentos e expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construindo o próprio brinquedo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Esconde esconde de objetos sonoros

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando um recital de poesias

Creche / Educação Infantil / Unidade

O cuidado e o faz de conta: Banho de bonecos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Fotografando o meu entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com os colegas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Nossa orquestra: explorando instrumentos musicais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Gravando um recital de poesias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a artista Niki e sua obra

Creche / Educação Infantil / Unidade

As crianças e suas danças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experimentando vegetais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Corrida do Sapo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando coreografias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodada de caretas da despedida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de banquete

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dançando para os colegas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de mágica e imitação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brinquedos e brincadeiras preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a ciranda Coco de roda

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo livros e histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras musicais

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann