15035
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A função dos operadores argumentativos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre operadores argumentativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Envie aos alunos o slide Introdução, que apresenta algumas frases desconectadas, e peça que respondam às questões do slide. Peça que enviem, por mensagem de texto ou áudio, suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Em um áudio, explique brevemente sobre justaposição e conexão para unir as ideias de um parágrafo.

Desenvolvimento
Em um áudio, explique aos alunos que a conexão das ideias de um parágrafo se faz por palavras conhecidas como conectivos. No mesmo áudio, dê uma nova orientação: peça que se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar mais facilmente). Entregue para cada equipe o texto disponível nas orientações do slide Desenvolvimento, pedindo que façam uma leitura. Disponibilize a atividade para impressão (disponível aqui) para que identifiquem os conectivos e seus efeitos de sentido no texto lido. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para relatar as respostas da equipe enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que todos discutam.

Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, convide-os a sintetizar as informações geradas durante a atividade. Para isso, apresente o quadro do slide enviando-o ao WhatsApp da turma.

Convite às famílias
Convide a família a discutir e realizar em conjunto a leitura do texto e a atividade propostos, auxiliando no processo de problematização das atividades.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_11SQA07

(EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).

(EF89LP15) Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas