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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Brincando com as sílabas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre sílabas

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a possibilidade de segmentar palavras em sílabas, removendo e substituindo sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Materiais necessários: Lápis, borracha, quadro do professor e projetor de slides.

Atividade para impressão - "Jogo das 3 palavras".

Resolução da atividade para consulta: clique aqui.

Dificuldades antecipadas: Não conseguirem segmentar as palavras corretamente ou fazer as junções silábicas necessárias para a formação de novas palavras, não conseguirem completar as palavras a partir das sílabas dadas.

Referências sobre o assunto:

CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco; MEC - Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização. Pernambuco, 2009. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf> Acesso em: 09 de novembro de 2018

Morais, A. Consciência fonológica na alfabetização. CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/consciencia-fonologica-na-alfabetizacao>. Acesso em: 09 de novembro de 2018.

Tema da aula select-down

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula para as crianças e explique que na aula de hoje vão exercitar a divisão das palavras em sílabas em uma atividade em grupo.

Introdução select-down

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Nesta aula, é ideal que as crianças trabalhem em grupos de quatro alunos, compartilhando hipóteses e descobertas. Para que esses grupos sejam bem produtivos, forme-os com crianças em hipóteses de escrita diferente, de modo que fiquem bem heterogêneos.
  • Se alguns de seus alunos apresentarem muitas dificuldades na análise das palavras, você pode distribuir para cada grupo um alfabeto móvel para que usem em alguns momentos da atividade, se necessário.
  • Caso esteja trabalhando com o conjunto de aulas e já tenha dado a 1º, relembre com as crianças o que elas descobriram sobre a segmentação de palavras em sílabas e o modo como as palavras são formadas.
  • Na aula anterior, as crianças descobriram que uma palavra é formada por partes (identificadas como sílabas) que podem ser separadas (em sons e em sílabas escritas), leram um texto e analisaram palavras-valise, segmentando palavras e descobrindo quais sílabas foram usadas e omitidas na criação dessas palavras, manipularam essas sílabas para formar novas palavras e descobriram que é possível encontrar novas palavras dentro de outras palavras. As crianças têm a atividade e fizeram um registro de todas as descobertas, que você pode pedir, neste momento, para que façam o resgate do que foi aprendido, lendo e conversando dentro do grupo sobre o que fizeram. Dê aproximadamente 5 minutos para que conversem.
  • Se essa aula for dada isoladamente, use os itens a seguir para a contextualização inicial sobre o tema de segmentação de palavras em sílabas, tendo o cuidado de aferir se todas as crianças sabem o que é uma sílaba, como ela é formada, e sua relação com seu som. Para a professora que está utilizando o conjunto de aulas, servirá como um aquecimento para que as crianças entendam melhor a atividade principal da aula.
  • Caso esteja projetando os slides, você pode trabalhar somente com o exemplo acima, mas se não for possível, selecione e escreva 3 nomes dos alunos (ou nomes conhecidos pelas crianças) no quadro, que tenham uma mesma sílaba em posições diferentes dentro das palavras (no início, meio ou fim, como LA em LARA, GABRIELA e ALANA ou OLAVO, ou MI em MIGUEL, CAMILA e NAOMI). Omita a sílaba repetida em 2 palavras, escrevendo-a apenas em um dos nomes (GABRIE____, por exemplo, deixando na palavra LARA que é menor e tem apenas dois sons).
  • Analise essas palavras com as crianças. A seguir, a atividade será exemplificada seguindo palavras dadas, mas você deverá fazer a adaptação de acordo com as palavras que escolher.
  • Pessoal, eu escrevi essas três palavras no quadro para analisarmos juntos. Vocês vão notar que, em duas delas, está faltando uma sílaba.
  • Vocês se lembram que podemos separar uma palavra em partes? Se falarmos essa palavra bem devagar, vamos ouvir os sons que formam as partes dessa palavra e cada um dessas partes das palavras são chamadas de sílabas. Vou fazer isso com este nome: (LA-RA ou JO-GO) - fale devagar e conte nos dedos.
  • Viram como movimentei os lábios para formar dois sons diferentes? Portanto, essa palavra tem 2 partes, o que chamamos de sílabas.
  • Será que vocês conseguiriam identificar qual é a sílaba desta palavra que se repete nas outras duas palavras para preenchê-las? Que palavra é esta? Vamos tentar descobrir? Alguém tem algum palpite?
  • Caso as crianças não tenham nenhuma hipótese de que nome é, sugira então que escolham uma das duas sílabas de LARA ou JOGO para tentar preenchê-la.
  • O que acha de pegarmos uma das sílabas de (LARA OU JOGO) e tentar encaixar dentro dessa palavra aqui para descobrirmos que palavra é? Que sílaba vocês sugerem que eu tente colocar nesta palavra?
  • É provável que sugiram LA ou JO por ser a 1º sílaba. Faça isso oralmente e depois escreva.
  • Vamos falar essa sílaba (LA ou JO) dentro da palavra para ver se faz sentido? Como será que ela vai ficar com essa sílaba, alguém quer tentar falar?
  • Deixe que as crianças tentem descobrir oralmente sozinhas, pois na atividade da aula, elas deverão fazer isso em muitas palavras, para descobrir se as sílabas ditadas se encaixam ou não.
  • Quando uma das crianças fizer a sugestão, escreva a sílaba no espaço que falta e releia com as crianças.
  • Muito bem. A sílaba LA - JO que estava no início de LARA - JOGO, está no meio de ALANA - TIJOLO. Será que podemos usá-la também no final desta outra palavra? Vamos tentar?
  • Preencha o 3º nome e leia-o em voz alta com as crianças para que percebam que é a sílaba correta.
  • Que interessante, essa sílaba foi usada no início, no meio e no fim de palavras diferentes.
  • Depois de descobrirem o som que se repete, divida essas palavras em sílabas com a ajuda dos alunos.
  • O que acham de separarmos essas palavras em sílabas, para conseguirmos ver isso de modo mais claro?
  • Separe as palavras em sílabas com a ajuda das crianças, pedindo que elas falem essas palavras bem devagar, contando os sons nos dedos, ou batendo palmas. Depois, escreva-as em sílabas dividindo por traços ou colocando cada uma delas dentro de quadradinhos como exemplificado no slide.
  • Diga a turma que você entregará uma atividade com uma cartela de palavras e que, em grupo, deverão decidir qual sílaba está faltando nessas palavras do mesmo modo como fizeram com as palavras do quadro, em que uma mesma sílaba apareceu no início, no meio e no fim das palavras.

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Esta 1º parte do desenvolvimento deve durar aproximadamente 25 minutos

  • Entregue uma cópia da atividade para cada criança e explique como será o jogo das três palavras.
  • Projete o 1º quadro da atividade, ou faça rapidamente uma cartela em branco 3x5 no quadro. Você pode também confeccionar a atividade em cartolina, caso queira facilitar a correção, deixando apenas o espaço das sílabas faltantes em branco (como já está mostrado na atividade entregue aos alunos). Aponte para a cartela e mostre o que são as colunas e o que são linhas para que as crianças se localizem quando você pedir para que olhem nas colunas.
  • Essa atividade se chama jogo das 3 palavras, porque a cada sílaba que eu ditar, vocês deverão encontrar três palavras que vão precisar dessa sílaba.
  • Uma dessas palavras usará essa sílaba no início, ou seja, essa será a 1º sílaba desta palavra. Há aí neste primeiro quadro de palavras, algumas palavras em que falta a 1º sílaba? - Espere as crianças analisarem o quadro e perceberem que na 1º coluna está faltando a 1º sílaba em todas as palavras.
  • A 2º palavra que usará essa mesma sílaba, terá alguma sílaba do meio com um espaço em branco. Dentro do quadro há palavras em que estão faltando sílabas no meio? - Espere as crianças analisarem e perceberem que na coluna do meio estão faltando sílabas mediais em todas as palavras.
  • E na 3º palavra, essa sílaba deverá ser usada no final das palavras. Há aí no quadro, palavras em que estão faltando as últimas sílabas? - Espere que as crianças analisem o quadro e percebam que na 3º coluna as últimas sílabas de todas as palavras estão faltando.
  • Muito bem, por isso se chama Jogo das 3 palavras, pois são 3 palavras que vão usar a mesma sílaba que eu ditar. Como vocês perceberam, na 1º coluna estão todas as palavras em que falta a 1º sílaba, na 2º fileira, as palavras em que está faltando a sílaba do meio e na 3º fileira, as palavras que estão sem sua última sílaba.
  • Essa é uma dica valiosa: Quando eu ditar uma sílaba, vocês devem tentar encontrar 1 palavra em cada coluna! Vocês podem até encontrar mais de 1 palavra em que aquela sílaba serviria, porém, como vocês só podem usar essa sílaba uma vez em cada coluna e não poderão repeti-la, deverão escolher uma palavra só, aquela palavra em que outra sílaba não serviria.
  • Como vocês vão deixar as sílabas escritas aí no quadro acima, pode ser que vocês precisem corrigir as escolhas de vocês depois, trocando a sílaba de lugar. Não tem importância. Isso é legal, pois aumenta o desafio e vocês vão perceber como uma sílaba pode mudar uma palavra.
  • Mas eu dificultei, pois as palavras nesta cartela estão embaralhadas. Então, pode ser que na 1º coluna seja a 1º palavra, na 2º coluna pode ser a última, e na 3º coluna pode ser uma palavra do meio (você pode apontar aleatoriamente para os espaços da cartela enquanto explica) . Vocês deverão conversar, analisar as palavras conjuntamente e descobrir.
  • O grupo todo deve escolher a mesma sílaba, por isso, se vocês discordarem, devem conversar, argumentar, explicar suas hipóteses para os colegas e, juntos, decidir qual hipótese é a correta.
  • Diga que vai dar alguns minutinhos para que leiam juntos essas palavras tentando já adivinhar que sílaba está faltando em cada uma delas, pois isso poderá ajudá-los a se anteciparem e confirmarem suas hipóteses conforme você ditar as sílabas.
  • Explique que as crianças devem escrever as sílabas que você ditar nos cinco quadradinhos acima da cartela, para ficar mais fácil de visualizá-las.
  • Inicie o jogo, ditando as sílabas uma a uma. As sílabas a serem ditadas são MA-CA-CO-TA-TU. como você pode perceber, são sílabas que formam as palavras macaco e tatu e isso será usado posteriormente, pois essas são palavras que já estão dentro da cartela. Dependendo do nível de escrita e leitura de sua turma, você pode ditar essas sílabas aleatoriamente, de modo que fiquem misturadas e, depois, as crianças devem tentar juntá-las para formar as 2 palavras, ou você pode ditá-las na sequência, de modo que fique mais fácil para as crianças perceberem de quais palavras se tratam. Note também que na cartela de palavras, as palavras da 1º coluna estão nesta mesma ordem de preenchimento (MA-CA-CO-TA-TU), então, se quiser tornar a atividade mais desafiadora, é sugerido o ditado dessas sílabas sem seguir tal ordem.
  • Ao ditar a 1º sílaba, peça para que os grupos tentem encontrar a 1º palavra, e quando encontrarem, dividir a descoberta com seu grupo e analisar se esta, está correta ou não. Depois de encontrarem a 1º palavra, devem olhar para a coluna do meio e encontrar a segunda palavra, e seguir para a última coluna para encontrar a 3º palavra. Quando o grupo terminar, devem levantar a mão para que você saiba quando todos os grupos tiverem terminado para ditar a próxima sílaba.
  • Vá fazendo isso com as 5 sílabas a serem ditadas, relembrando com as crianças que devem sempre encontrar uma palavra em cada coluna para cada sílaba. Se for necessário, peça para que vejam que há 5 quadradinhos para 5 sílabas, e cada uma das 3 colunas tem 5 linhas, pois cada palavra de cada coluna será preenchida por 1 sílaba ditada e essa não poderá ser repetida dentro da mesma coluna.
  • Quando os grupos terminarem, faça a correção com toda a turma. Vá apontando para cada espaço da cartela (feita à mão, projetada ou feita previamente em cartaz) pedindo para que cada grupo vá ditando a sílaba que usaram e como ficou a palavra completa. Pergunte se todos dentro do grupo concordaram com aquela escolha e, depois, pergunte para toda a turma se concordam com tal escolha.
  • Se houver algum grupo que escolheu diferente, escreva as duas hipóteses levantadas no quadro e corrija. A seguir, algumas dicas para o caso de as crianças terem escolhido alguma sílaba diferente:
  • Se for alguma palavra passível de ser escrita com mais de uma sílaba, como TATU-TACO e MACACO-MACACA, escreva as duas hipóteses, e diga que devem continuar, então, analisando todas as palavras, relembrando que em cada coluna só poderá haver 1 palavra com a sílaba TU-CO e CA.
  • Caso um grupo fale TACO, por exemplo, pergunte se algum outro grupo escolheu outra sílaba para preencher o final dessa palavra. Espere que algum grupo sugira a sílaba TU para formar TATU.
  • Pergunte se dentro dessa coluna o TU poderia ser usado para preencher outra palavra.
  • Espere que as crianças analisem e percebam que não.
  • Pergunte se o CO poderia ser usado em outra palavra. As crianças dirão que poderia ser usado em MACACO.
  • Algumas crianças poderão dizer, então, que formaram MACACA e não MACACO. Pergunte se alguém usou essa sílaba CA para preencher outra palavra.
  • Alguns grupos dirão que usaram para a palavra SAPECA. Escreva todas essas palavras no quadro.
  • Pergunte se outra sílaba poderia ser usada em SAPE___ e se o TU poderia ser usado em outra palavra desta coluna e espere que as crianças percebam que não.
  • Explique que se SAPE___ precisa do CA, pois se não, não formaria palavra alguma, o CA é necessário nesta palavra nesta coluna, então, não pode ser usado em outra, por causa da regra do jogo, e que ficou feliz por saber que as crianças perceberam que podemos escrever MACACA e MACACO, só que neste caso, por conta da regra de não repetir sílabas, devem escolher apenas uma delas.
  • Espere que as crianças percebam que deverão escolher o CO para MACACO, o CA para SAPECA e o TU para TATU.

Materiais complementares:

Atividade para impressão “Jogo das 3 palavras”: clique aqui.

Resolução da atividade para consulta: clique aqui.

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Orientações:

  • Vá corrigindo, escrevendo as palavras como devem ficar na cartela, sempre perguntando se algum grupo discorda da escolha, analisando as palavras, ouvindo as hipóteses e confrontando-as. Projete o slide com a correção completa, se possível.
  • Quando todas as palavras estiverem corrigidas, peça para que as crianças analisem as sílabas ditadas, e diga que com elas dá pra formar duas palavras que estão na cartela. Você pode dar dicas, dizendo:
  • Que são exatamente as palavras que poderiam terminar com outras sílabas.
  • Que são nomes de dois animais, que um nome tem três sílabas e o outro nome tem duas sílabas, pode dar a 1º sílaba de cada nome, enfim, aproveite para brincar com as crianças e fazê-las perceberem que com essas sílabas aleatórias que foram utilizadas em tantas palavras diferentes (15 palavras nessa cartela), juntas, elas podem formar palavras.
  • Quando as crianças descobrirem as palavras, peça para que elas circulem as duas palavras na cartela e que olhem para o 2º quadro da atividade.

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Orientações: Esta 2º parte deve durar aproximadamente 10 minutos

  • Explique para a turma que deverão tentar preencher a tabela abaixo com as palavras da cartela.
  • Pessoal, agora que nós já descobrimos todas as três palavras de cada sílaba ditada, vamos organizá-las nessa tabela?
  • Vocês se lembram que descobrimos que se colocarmos essas cinco sílabas ditadas em uma ordem, podemos formar duas palavras? Coloque essas sílabas na ordem correta, então, MA-CA-CO-TA-TU.
  • Escreva as sílabas ditadas nesta primeira coluna (aponte para 1º coluna da tabela, em que as sílabas devem ser colocadas).
  • Agora, na linha dessa sílaba, nós vamos colocar as três palavras que descobrimos, separando-as em sílabas também.
  • Qual é a palavra que usamos com essa primeira sílaba MA? Isso mesmo, foi MAMÃO. Vamos falar essa palavra bem devagar e tentar descobrir quantas sílabas ela tem? MA-MÃO. Tem duas sílabas, vamos ver se está correto?
  • Muito bem, aqui na tabela, há dois espaços para preenchermos com as sílabas de MAMÃO, então está correto.
  • Vá fazendo essa análise com todas as palavras, pedindo para que as crianças falem qual é a 2º palavra que usaram a sílaba MA, que separem em sílabas, tanto oralmente quanto dentro do quadro, pedindo que ditem as sílabas para você. Vá pedindo para que crianças de todos os grupos participem dessa análise, respondendo suas perguntas, fazendo a separação das sílabas, e perguntando sempre se toda a sala concorda.
  • Preencha a tabela toda em colaboração com a sala, deixando a última coluna (de encontrar palavras dentro das palavras), para o final.
  • Quando tiverem terminado. Peça para que as crianças olhem para todas as palavras da linha da sílaba MA. Vá apontando para deixar claro para as crianças qual linha devem analisar.
  • Agora, vamos olhar atentamente para essas três palavras. Será que dentro delas nós poderíamos encontrar outra palavra?
  • Vocês se lembram que na aula passada descobrimos que dentro de BANANA encontramos o nome ANA e em JABUTICABA encontramos JABUTI e ABA?
  • Será que podemos encontrar alguma outra palavra dentro de MAMÃO? O que vocês acham? - Espere e veja se alguma criança sugira a palavra mão. Caso elas não sugiram, você pode ir cobrindo ou apagando letra por letra até ficar somente a sílaba MÃO e perguntar para as crianças se MÃO pode ser uma palavra. Elas devem perceber, então, que podemos encontrar a palavra MÃO dentro de MAMÃO.
  • Peça para que olhem para CAMARÃO e que analisem a palavra para ver se é possível encontrar outra palavra dentro de CAMARÃO. As crianças podem encontrar CAMA, AMA, AMAR.
  • Em PIJAMA também podem encontrar a palavra AMA.
  • Dê aproximadamente cinco minutos para que as crianças analisem em grupo as palavras e tentem encontrar outras palavras dentro das demais. Ao findar do tempo, peça para que os grupos ditem as palavras encontradas e aponte no quadro, mostrando de que parte das palavras foram tiradas.
  • Nos materiais complementares você verá outras palavras que poderão ser encontradas dentro das palavras dadas. Não há a necessidade de que as crianças encontrem todas, pois o objetivo é que as crianças analisem e sejam capazes de compreender que algumas palavras podem ter a composição parecida e significar coisas diferentes. Elas encontrarão, provavelmente, apenas as palavras que fazem parte de seu repertório, de seu cotidiano, como CAMA, COLA, NETA. Caso queira, você pode ir falando todas as outras palavras, pedindo que as encontrem, que descubram em que palavra do quadro elas estão, e pode explicar o que essas palavras, que nenhum grupo tenha conseguido identificar, significa ou representa.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Termine a aula refletindo sobre os pontos principais da atividade. A seguir, algumas sugestões para sua abordagem.
  • Hoje nós trabalhamos com muitas palavras, alguma dessas palavras vocês ainda não conheciam? - É esperado que as crianças conheçam a maioria dessas palavras.
  • Teve alguma parte da atividade que vocês acharam mais difícil? Por exemplo, foi mais difícil encontrar a palavra em que faltava a 1º sílaba, a sílaba do meio, ou a última sílaba? - Pode ser que algumas crianças achem mais fácil descobrir a primeira ou a última sílaba, pois nestas palavra as outras sílabas estariam juntas e seria mais fácil de visualizá-las completas.
  • E no momento de dividir a palavra em sílabas, dentro dos quadradinhos? Conseguiram associar o som de cada sílaba às letras que a formam? Acham que conseguiriam fazer isso com outras palavras? Conseguiriam analisar as palavras e suas partes?- É esperado que as crianças comecem a perceber essa associação sonora que há entre a parte da palavra falada às letras que a compõem.
  • E ao analisarmos as sílabas das palavras, nós percebemos que algumas palavras podem ter sílabas ou partes iguais, que são formadas por letras em uma mesma ordem. Isso pode nos ajudar a nos lembrar como escrevemos sempre essas partes ou essas sílabas, não é mesmo? Vocês podem relembrar duas palavras que têm sílabas iguais? - Deixe que as crianças analisem novamente as palavras e deem um exemplo para fixação.
  • Alguém ainda tem alguma dificuldade que gostaria de compartilhar com a turma?
  • Ouça atentamente as respostas das crianças e, se alguma dificuldade foi recorrente, anote-a, buscando soluções.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a possibilidade de segmentar palavras em sílabas, removendo e substituindo sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Materiais necessários: Lápis, borracha, quadro do professor e projetor de slides.

Atividade para impressão - "Jogo das 3 palavras".

Resolução da atividade para consulta: clique aqui.

Dificuldades antecipadas: Não conseguirem segmentar as palavras corretamente ou fazer as junções silábicas necessárias para a formação de novas palavras, não conseguirem completar as palavras a partir das sílabas dadas.

Referências sobre o assunto:

CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco; MEC - Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização. Pernambuco, 2009. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf> Acesso em: 09 de novembro de 2018

Morais, A. Consciência fonológica na alfabetização. CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/consciencia-fonologica-na-alfabetizacao>. Acesso em: 09 de novembro de 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula para as crianças e explique que na aula de hoje vão exercitar a divisão das palavras em sílabas em uma atividade em grupo.

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Nesta aula, é ideal que as crianças trabalhem em grupos de quatro alunos, compartilhando hipóteses e descobertas. Para que esses grupos sejam bem produtivos, forme-os com crianças em hipóteses de escrita diferente, de modo que fiquem bem heterogêneos.
  • Se alguns de seus alunos apresentarem muitas dificuldades na análise das palavras, você pode distribuir para cada grupo um alfabeto móvel para que usem em alguns momentos da atividade, se necessário.
  • Caso esteja trabalhando com o conjunto de aulas e já tenha dado a 1º, relembre com as crianças o que elas descobriram sobre a segmentação de palavras em sílabas e o modo como as palavras são formadas.
  • Na aula anterior, as crianças descobriram que uma palavra é formada por partes (identificadas como sílabas) que podem ser separadas (em sons e em sílabas escritas), leram um texto e analisaram palavras-valise, segmentando palavras e descobrindo quais sílabas foram usadas e omitidas na criação dessas palavras, manipularam essas sílabas para formar novas palavras e descobriram que é possível encontrar novas palavras dentro de outras palavras. As crianças têm a atividade e fizeram um registro de todas as descobertas, que você pode pedir, neste momento, para que façam o resgate do que foi aprendido, lendo e conversando dentro do grupo sobre o que fizeram. Dê aproximadamente 5 minutos para que conversem.
  • Se essa aula for dada isoladamente, use os itens a seguir para a contextualização inicial sobre o tema de segmentação de palavras em sílabas, tendo o cuidado de aferir se todas as crianças sabem o que é uma sílaba, como ela é formada, e sua relação com seu som. Para a professora que está utilizando o conjunto de aulas, servirá como um aquecimento para que as crianças entendam melhor a atividade principal da aula.
  • Caso esteja projetando os slides, você pode trabalhar somente com o exemplo acima, mas se não for possível, selecione e escreva 3 nomes dos alunos (ou nomes conhecidos pelas crianças) no quadro, que tenham uma mesma sílaba em posições diferentes dentro das palavras (no início, meio ou fim, como LA em LARA, GABRIELA e ALANA ou OLAVO, ou MI em MIGUEL, CAMILA e NAOMI). Omita a sílaba repetida em 2 palavras, escrevendo-a apenas em um dos nomes (GABRIE____, por exemplo, deixando na palavra LARA que é menor e tem apenas dois sons).
  • Analise essas palavras com as crianças. A seguir, a atividade será exemplificada seguindo palavras dadas, mas você deverá fazer a adaptação de acordo com as palavras que escolher.
  • Pessoal, eu escrevi essas três palavras no quadro para analisarmos juntos. Vocês vão notar que, em duas delas, está faltando uma sílaba.
  • Vocês se lembram que podemos separar uma palavra em partes? Se falarmos essa palavra bem devagar, vamos ouvir os sons que formam as partes dessa palavra e cada um dessas partes das palavras são chamadas de sílabas. Vou fazer isso com este nome: (LA-RA ou JO-GO) - fale devagar e conte nos dedos.
  • Viram como movimentei os lábios para formar dois sons diferentes? Portanto, essa palavra tem 2 partes, o que chamamos de sílabas.
  • Será que vocês conseguiriam identificar qual é a sílaba desta palavra que se repete nas outras duas palavras para preenchê-las? Que palavra é esta? Vamos tentar descobrir? Alguém tem algum palpite?
  • Caso as crianças não tenham nenhuma hipótese de que nome é, sugira então que escolham uma das duas sílabas de LARA ou JOGO para tentar preenchê-la.
  • O que acha de pegarmos uma das sílabas de (LARA OU JOGO) e tentar encaixar dentro dessa palavra aqui para descobrirmos que palavra é? Que sílaba vocês sugerem que eu tente colocar nesta palavra?
  • É provável que sugiram LA ou JO por ser a 1º sílaba. Faça isso oralmente e depois escreva.
  • Vamos falar essa sílaba (LA ou JO) dentro da palavra para ver se faz sentido? Como será que ela vai ficar com essa sílaba, alguém quer tentar falar?
  • Deixe que as crianças tentem descobrir oralmente sozinhas, pois na atividade da aula, elas deverão fazer isso em muitas palavras, para descobrir se as sílabas ditadas se encaixam ou não.
  • Quando uma das crianças fizer a sugestão, escreva a sílaba no espaço que falta e releia com as crianças.
  • Muito bem. A sílaba LA - JO que estava no início de LARA - JOGO, está no meio de ALANA - TIJOLO. Será que podemos usá-la também no final desta outra palavra? Vamos tentar?
  • Preencha o 3º nome e leia-o em voz alta com as crianças para que percebam que é a sílaba correta.
  • Que interessante, essa sílaba foi usada no início, no meio e no fim de palavras diferentes.
  • Depois de descobrirem o som que se repete, divida essas palavras em sílabas com a ajuda dos alunos.
  • O que acham de separarmos essas palavras em sílabas, para conseguirmos ver isso de modo mais claro?
  • Separe as palavras em sílabas com a ajuda das crianças, pedindo que elas falem essas palavras bem devagar, contando os sons nos dedos, ou batendo palmas. Depois, escreva-as em sílabas dividindo por traços ou colocando cada uma delas dentro de quadradinhos como exemplificado no slide.
  • Diga a turma que você entregará uma atividade com uma cartela de palavras e que, em grupo, deverão decidir qual sílaba está faltando nessas palavras do mesmo modo como fizeram com as palavras do quadro, em que uma mesma sílaba apareceu no início, no meio e no fim das palavras.

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Esta 1º parte do desenvolvimento deve durar aproximadamente 25 minutos

  • Entregue uma cópia da atividade para cada criança e explique como será o jogo das três palavras.
  • Projete o 1º quadro da atividade, ou faça rapidamente uma cartela em branco 3x5 no quadro. Você pode também confeccionar a atividade em cartolina, caso queira facilitar a correção, deixando apenas o espaço das sílabas faltantes em branco (como já está mostrado na atividade entregue aos alunos). Aponte para a cartela e mostre o que são as colunas e o que são linhas para que as crianças se localizem quando você pedir para que olhem nas colunas.
  • Essa atividade se chama jogo das 3 palavras, porque a cada sílaba que eu ditar, vocês deverão encontrar três palavras que vão precisar dessa sílaba.
  • Uma dessas palavras usará essa sílaba no início, ou seja, essa será a 1º sílaba desta palavra. Há aí neste primeiro quadro de palavras, algumas palavras em que falta a 1º sílaba? - Espere as crianças analisarem o quadro e perceberem que na 1º coluna está faltando a 1º sílaba em todas as palavras.
  • A 2º palavra que usará essa mesma sílaba, terá alguma sílaba do meio com um espaço em branco. Dentro do quadro há palavras em que estão faltando sílabas no meio? - Espere as crianças analisarem e perceberem que na coluna do meio estão faltando sílabas mediais em todas as palavras.
  • E na 3º palavra, essa sílaba deverá ser usada no final das palavras. Há aí no quadro, palavras em que estão faltando as últimas sílabas? - Espere que as crianças analisem o quadro e percebam que na 3º coluna as últimas sílabas de todas as palavras estão faltando.
  • Muito bem, por isso se chama Jogo das 3 palavras, pois são 3 palavras que vão usar a mesma sílaba que eu ditar. Como vocês perceberam, na 1º coluna estão todas as palavras em que falta a 1º sílaba, na 2º fileira, as palavras em que está faltando a sílaba do meio e na 3º fileira, as palavras que estão sem sua última sílaba.
  • Essa é uma dica valiosa: Quando eu ditar uma sílaba, vocês devem tentar encontrar 1 palavra em cada coluna! Vocês podem até encontrar mais de 1 palavra em que aquela sílaba serviria, porém, como vocês só podem usar essa sílaba uma vez em cada coluna e não poderão repeti-la, deverão escolher uma palavra só, aquela palavra em que outra sílaba não serviria.
  • Como vocês vão deixar as sílabas escritas aí no quadro acima, pode ser que vocês precisem corrigir as escolhas de vocês depois, trocando a sílaba de lugar. Não tem importância. Isso é legal, pois aumenta o desafio e vocês vão perceber como uma sílaba pode mudar uma palavra.
  • Mas eu dificultei, pois as palavras nesta cartela estão embaralhadas. Então, pode ser que na 1º coluna seja a 1º palavra, na 2º coluna pode ser a última, e na 3º coluna pode ser uma palavra do meio (você pode apontar aleatoriamente para os espaços da cartela enquanto explica) . Vocês deverão conversar, analisar as palavras conjuntamente e descobrir.
  • O grupo todo deve escolher a mesma sílaba, por isso, se vocês discordarem, devem conversar, argumentar, explicar suas hipóteses para os colegas e, juntos, decidir qual hipótese é a correta.
  • Diga que vai dar alguns minutinhos para que leiam juntos essas palavras tentando já adivinhar que sílaba está faltando em cada uma delas, pois isso poderá ajudá-los a se anteciparem e confirmarem suas hipóteses conforme você ditar as sílabas.
  • Explique que as crianças devem escrever as sílabas que você ditar nos cinco quadradinhos acima da cartela, para ficar mais fácil de visualizá-las.
  • Inicie o jogo, ditando as sílabas uma a uma. As sílabas a serem ditadas são MA-CA-CO-TA-TU. como você pode perceber, são sílabas que formam as palavras macaco e tatu e isso será usado posteriormente, pois essas são palavras que já estão dentro da cartela. Dependendo do nível de escrita e leitura de sua turma, você pode ditar essas sílabas aleatoriamente, de modo que fiquem misturadas e, depois, as crianças devem tentar juntá-las para formar as 2 palavras, ou você pode ditá-las na sequência, de modo que fique mais fácil para as crianças perceberem de quais palavras se tratam. Note também que na cartela de palavras, as palavras da 1º coluna estão nesta mesma ordem de preenchimento (MA-CA-CO-TA-TU), então, se quiser tornar a atividade mais desafiadora, é sugerido o ditado dessas sílabas sem seguir tal ordem.
  • Ao ditar a 1º sílaba, peça para que os grupos tentem encontrar a 1º palavra, e quando encontrarem, dividir a descoberta com seu grupo e analisar se esta, está correta ou não. Depois de encontrarem a 1º palavra, devem olhar para a coluna do meio e encontrar a segunda palavra, e seguir para a última coluna para encontrar a 3º palavra. Quando o grupo terminar, devem levantar a mão para que você saiba quando todos os grupos tiverem terminado para ditar a próxima sílaba.
  • Vá fazendo isso com as 5 sílabas a serem ditadas, relembrando com as crianças que devem sempre encontrar uma palavra em cada coluna para cada sílaba. Se for necessário, peça para que vejam que há 5 quadradinhos para 5 sílabas, e cada uma das 3 colunas tem 5 linhas, pois cada palavra de cada coluna será preenchida por 1 sílaba ditada e essa não poderá ser repetida dentro da mesma coluna.
  • Quando os grupos terminarem, faça a correção com toda a turma. Vá apontando para cada espaço da cartela (feita à mão, projetada ou feita previamente em cartaz) pedindo para que cada grupo vá ditando a sílaba que usaram e como ficou a palavra completa. Pergunte se todos dentro do grupo concordaram com aquela escolha e, depois, pergunte para toda a turma se concordam com tal escolha.
  • Se houver algum grupo que escolheu diferente, escreva as duas hipóteses levantadas no quadro e corrija. A seguir, algumas dicas para o caso de as crianças terem escolhido alguma sílaba diferente:
  • Se for alguma palavra passível de ser escrita com mais de uma sílaba, como TATU-TACO e MACACO-MACACA, escreva as duas hipóteses, e diga que devem continuar, então, analisando todas as palavras, relembrando que em cada coluna só poderá haver 1 palavra com a sílaba TU-CO e CA.
  • Caso um grupo fale TACO, por exemplo, pergunte se algum outro grupo escolheu outra sílaba para preencher o final dessa palavra. Espere que algum grupo sugira a sílaba TU para formar TATU.
  • Pergunte se dentro dessa coluna o TU poderia ser usado para preencher outra palavra.
  • Espere que as crianças analisem e percebam que não.
  • Pergunte se o CO poderia ser usado em outra palavra. As crianças dirão que poderia ser usado em MACACO.
  • Algumas crianças poderão dizer, então, que formaram MACACA e não MACACO. Pergunte se alguém usou essa sílaba CA para preencher outra palavra.
  • Alguns grupos dirão que usaram para a palavra SAPECA. Escreva todas essas palavras no quadro.
  • Pergunte se outra sílaba poderia ser usada em SAPE___ e se o TU poderia ser usado em outra palavra desta coluna e espere que as crianças percebam que não.
  • Explique que se SAPE___ precisa do CA, pois se não, não formaria palavra alguma, o CA é necessário nesta palavra nesta coluna, então, não pode ser usado em outra, por causa da regra do jogo, e que ficou feliz por saber que as crianças perceberam que podemos escrever MACACA e MACACO, só que neste caso, por conta da regra de não repetir sílabas, devem escolher apenas uma delas.
  • Espere que as crianças percebam que deverão escolher o CO para MACACO, o CA para SAPECA e o TU para TATU.

Materiais complementares:

Atividade para impressão “Jogo das 3 palavras”: clique aqui.

Resolução da atividade para consulta: clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Vá corrigindo, escrevendo as palavras como devem ficar na cartela, sempre perguntando se algum grupo discorda da escolha, analisando as palavras, ouvindo as hipóteses e confrontando-as. Projete o slide com a correção completa, se possível.
  • Quando todas as palavras estiverem corrigidas, peça para que as crianças analisem as sílabas ditadas, e diga que com elas dá pra formar duas palavras que estão na cartela. Você pode dar dicas, dizendo:
  • Que são exatamente as palavras que poderiam terminar com outras sílabas.
  • Que são nomes de dois animais, que um nome tem três sílabas e o outro nome tem duas sílabas, pode dar a 1º sílaba de cada nome, enfim, aproveite para brincar com as crianças e fazê-las perceberem que com essas sílabas aleatórias que foram utilizadas em tantas palavras diferentes (15 palavras nessa cartela), juntas, elas podem formar palavras.
  • Quando as crianças descobrirem as palavras, peça para que elas circulem as duas palavras na cartela e que olhem para o 2º quadro da atividade.

Slide Plano Aula

Orientações: Esta 2º parte deve durar aproximadamente 10 minutos

  • Explique para a turma que deverão tentar preencher a tabela abaixo com as palavras da cartela.
  • Pessoal, agora que nós já descobrimos todas as três palavras de cada sílaba ditada, vamos organizá-las nessa tabela?
  • Vocês se lembram que descobrimos que se colocarmos essas cinco sílabas ditadas em uma ordem, podemos formar duas palavras? Coloque essas sílabas na ordem correta, então, MA-CA-CO-TA-TU.
  • Escreva as sílabas ditadas nesta primeira coluna (aponte para 1º coluna da tabela, em que as sílabas devem ser colocadas).
  • Agora, na linha dessa sílaba, nós vamos colocar as três palavras que descobrimos, separando-as em sílabas também.
  • Qual é a palavra que usamos com essa primeira sílaba MA? Isso mesmo, foi MAMÃO. Vamos falar essa palavra bem devagar e tentar descobrir quantas sílabas ela tem? MA-MÃO. Tem duas sílabas, vamos ver se está correto?
  • Muito bem, aqui na tabela, há dois espaços para preenchermos com as sílabas de MAMÃO, então está correto.
  • Vá fazendo essa análise com todas as palavras, pedindo para que as crianças falem qual é a 2º palavra que usaram a sílaba MA, que separem em sílabas, tanto oralmente quanto dentro do quadro, pedindo que ditem as sílabas para você. Vá pedindo para que crianças de todos os grupos participem dessa análise, respondendo suas perguntas, fazendo a separação das sílabas, e perguntando sempre se toda a sala concorda.
  • Preencha a tabela toda em colaboração com a sala, deixando a última coluna (de encontrar palavras dentro das palavras), para o final.
  • Quando tiverem terminado. Peça para que as crianças olhem para todas as palavras da linha da sílaba MA. Vá apontando para deixar claro para as crianças qual linha devem analisar.
  • Agora, vamos olhar atentamente para essas três palavras. Será que dentro delas nós poderíamos encontrar outra palavra?
  • Vocês se lembram que na aula passada descobrimos que dentro de BANANA encontramos o nome ANA e em JABUTICABA encontramos JABUTI e ABA?
  • Será que podemos encontrar alguma outra palavra dentro de MAMÃO? O que vocês acham? - Espere e veja se alguma criança sugira a palavra mão. Caso elas não sugiram, você pode ir cobrindo ou apagando letra por letra até ficar somente a sílaba MÃO e perguntar para as crianças se MÃO pode ser uma palavra. Elas devem perceber, então, que podemos encontrar a palavra MÃO dentro de MAMÃO.
  • Peça para que olhem para CAMARÃO e que analisem a palavra para ver se é possível encontrar outra palavra dentro de CAMARÃO. As crianças podem encontrar CAMA, AMA, AMAR.
  • Em PIJAMA também podem encontrar a palavra AMA.
  • Dê aproximadamente cinco minutos para que as crianças analisem em grupo as palavras e tentem encontrar outras palavras dentro das demais. Ao findar do tempo, peça para que os grupos ditem as palavras encontradas e aponte no quadro, mostrando de que parte das palavras foram tiradas.
  • Nos materiais complementares você verá outras palavras que poderão ser encontradas dentro das palavras dadas. Não há a necessidade de que as crianças encontrem todas, pois o objetivo é que as crianças analisem e sejam capazes de compreender que algumas palavras podem ter a composição parecida e significar coisas diferentes. Elas encontrarão, provavelmente, apenas as palavras que fazem parte de seu repertório, de seu cotidiano, como CAMA, COLA, NETA. Caso queira, você pode ir falando todas as outras palavras, pedindo que as encontrem, que descubram em que palavra do quadro elas estão, e pode explicar o que essas palavras, que nenhum grupo tenha conseguido identificar, significa ou representa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Termine a aula refletindo sobre os pontos principais da atividade. A seguir, algumas sugestões para sua abordagem.
  • Hoje nós trabalhamos com muitas palavras, alguma dessas palavras vocês ainda não conheciam? - É esperado que as crianças conheçam a maioria dessas palavras.
  • Teve alguma parte da atividade que vocês acharam mais difícil? Por exemplo, foi mais difícil encontrar a palavra em que faltava a 1º sílaba, a sílaba do meio, ou a última sílaba? - Pode ser que algumas crianças achem mais fácil descobrir a primeira ou a última sílaba, pois nestas palavra as outras sílabas estariam juntas e seria mais fácil de visualizá-las completas.
  • E no momento de dividir a palavra em sílabas, dentro dos quadradinhos? Conseguiram associar o som de cada sílaba às letras que a formam? Acham que conseguiriam fazer isso com outras palavras? Conseguiriam analisar as palavras e suas partes?- É esperado que as crianças comecem a perceber essa associação sonora que há entre a parte da palavra falada às letras que a compõem.
  • E ao analisarmos as sílabas das palavras, nós percebemos que algumas palavras podem ter sílabas ou partes iguais, que são formadas por letras em uma mesma ordem. Isso pode nos ajudar a nos lembrar como escrevemos sempre essas partes ou essas sílabas, não é mesmo? Vocês podem relembrar duas palavras que têm sílabas iguais? - Deixe que as crianças analisem novamente as palavras e deem um exemplo para fixação.
  • Alguém ainda tem alguma dificuldade que gostaria de compartilhar com a turma?
  • Ouça atentamente as respostas das crianças e, se alguma dificuldade foi recorrente, anote-a, buscando soluções.

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