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Plano de aula: Como chegamos ao álbum digital?

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fotografia

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Apreciando Fotografias

Retratos do cotidiano

Como chegamos ao álbum digital

Enquadramento fotográfico 

Partilha de olhares fotográficos

Para essa atividade é fundamental que você já tenha reunido as fotografias que as crianças registraram e as organizado, inserindo a autoria em cada uma. Considere também apresentar um vídeo curto que conte a história da fotografia, para que as crianças assistam. Você pode acessá-lo no link abaixo. Entretanto, considere ajustar o tempo do filme e conteúdo ao interesse e tempo de foco de seu grupo, selecionando momentos de paradas, para conversar com as crianças sobre o que estão vendo e aprendendo. - História da fotografia

Organize a seleção de diferentes imagens de fotografias antigas, máquinas de diferentes tipos e épocas e de fotógrafos registrando imagens. O objetivo é que as crianças estabeleçam relações com o percurso histórico e evolução da fotografia ao longo do tempo.

Materiais:

Esta atividade envolve a projeção de imagens e vídeos, por isso você precisará de computador ou notebook, equipamento multimídia de projeção de imagens e um arquivo com as fotografias que irá projetar. Se possível, busque reunir com a comunidade máquinas fotográficas antigas, negativas de impressão, binóculo de fotos e algumas imagens em preto e branco para enriquecer a vivência das crianças.

Espaços:

Preveja que a atividade acontecerá em um espaço interno. Cuide para que haja tomadas disponíveis e mesa para acomodar o projetor de imagens. É fundamental que você teste os equipamentos e arquivos antes de propor a vivência para o grupo. Considere propor a disposição de um espaço acolhedor para as crianças, oportunizando, por exemplo, almofadas, cangas e outros, para a acomodação do grupo. Organize a exposição dos objetos que reuniu. Você pode disponibilizá-los em mesas, cubos expositores ou caixotes de mercado.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

Qual foi a reação das crianças ao apreciarem os retratos fotografados por elas e pelos colegas? O que revelam as expressões que trazem neste exercício de apreciar a própria produção?

Como as crianças se expressaram ao entrar em contato com a história da fotografia? Trouxeram experiências e conhecimentos do cotidiano? O que diziam ao observar as imagens de máquinas antigas e negativos de fotos?

As crianças apresentaram interesse em repetir a atividade a partir da apreciação das imagens? Elas consideraram adequar a postura corporal para melhorar a qualidade do registro? Escolheram um local com mais fonte de luz?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Ao apresentar os retratos que o grupo registrou, potencialize a singularidade de cada criança ressaltando ao grupo que a imagem retrata o olhar subjetivo de cada uma. Potencialize para que o grupo observe as imagens de maneira positiva, revelando que a ação de cada um possibilitou a coletânea de fotos exibidas.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Reúna as crianças em frente a tela de projeção e conte que você trouxe uma fotografia que cada criança registrou para ser partilhada com todo o grupo. Conte que no canto de cada fotografia está inserido o nome da criança autora do registro. Acorde que, enquanto as fotografias forem projetadas, o grupo traga suas percepções. Contudo, há necessidade de considerar que uma criança fale por vez. Inicie a projeção das imagens. Neste momento, acolha os comentários e interaja com o grupo a fim de potencializar as ideias e percepções. Observe as expressões das crianças ao apreciarem as fotografias do grupo. O que evidenciam? Como sorriem? Quais as surpresas? Como revelam admiração? Do que não gostam? Instigue-as a investigarem os detalhes das expressões das pessoas retratadas, se a fotografia foi tirada de perto ou de longe, se aparece todo o rosto ou parte dele, dentre outros detalhes. Busque registrar as expressões e relatos das crianças. Caso seja possível, organize a filmagem deste momento para usar em projeções futuras.


2

Aproveite o envolvimento das crianças com as fotografias em formato digital e investigue, junto ao grupo, se sempre foi possível ver as fotos assim, em grandes telas e pouco tempo depois de terem sido registradas. Acolha as hipóteses que as crianças trazem. A partir delas, convide o grupo a conhecer outras imagens, alguns retratos em preto e branco e outras que expressam o modo como os fotógrafos fotografavam antigamente e como o fazem hoje. Conte que você trouxe imagens de modelos de máquinas fotográficas diversas de diferentes tipos e épocas.

Convide as crianças para que, a partir da observação das fotografias, busquem imaginar como era o processo de fotografar, de que maneira os equipamentos eram utilizados e como era o trabalho dos fotógrafos. Instigue-as a refletirem e construírem hipóteses sobre como a fotografia evoluiu ao longo do tempo.


3

Inicie a mostra de imagens que você selecionou. Procure seguir uma ordem cronológica para que percebam as mudanças ocorridas nos equipamentos e imagens ao longo do tempo. Chame a atenção para o tamanho das máquinas, o formato das lentes, as especificidades das fotografias quanto as cores e outras características que, porventura, o grupo revelar interesse. Aproveite as imagens para dialogar com as crianças a respeito dos benefícios que a tecnologia trouxe para a fotografia. Caso consiga disponibilizar de máquinas, negativos e fotografias antigas, isso potencializará a vivência, oportunizando experiências ímpares ao grupo e ampliando, inclusive, para uma possível conversa e investigação sobre o processo de revelação de imagens.


4

Após esse momento, conte para as crianças que preparou um vídeo que conta a história da fotografia e convide-as a assistir. Após a apreciação do vídeo, inicie um diálogo de modo que elas expressem suas descobertas a respeito da fotografia e das mudanças que ela sofreu ao longo do tempo. Acolha e potencialize o diálogo, assumindo o papel daquele que lança ao grupo perguntas que aprofundam e sistematizam as ideias emergentes.

Considere que é fundamental que ao longo da atividade você observe o engajamento da turma com a proposta. Caso sinta que as crianças estão cansadas, você pode pausar a proposta e combinar com elas a apreciação do filme no próximo dia ou em outro horário, por exemplo.


Para finalizar:

Após a conversa, ainda em roda, conte que haverá outras atividades para que façam novas descobertas sobre as fotografias. Em seguida, convide a turma para a próxima atividade do dia.

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