14860
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Como chegamos ao álbum digital?

Nesta atividade, as crianças observarão fotos feitas por eles e por fotógrafos famosos e conhecerão um pouco da história da fotografia.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Josiane Souza do Porto

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Apreciando Fotografias

Retratos do cotidiano

Como chegamos ao álbum digital

Enquadramento fotográfico 

Partilha de olhares fotográficos

Para essa atividade é fundamental que você já tenha reunido as fotografias que as crianças registraram e as organizado, inserindo a autoria em cada uma. Considere também apresentar um vídeo curto que conte a história da fotografia, para que as crianças assistam. Você pode acessá-lo no link abaixo. Entretanto, considere ajustar o tempo do filme e conteúdo ao interesse e tempo de foco de seu grupo, selecionando momentos de paradas, para conversar com as crianças sobre o que estão vendo e aprendendo. - História da fotografia

Organize a seleção de diferentes imagens de fotografias antigas, máquinas de diferentes tipos e épocas e de fotógrafos registrando imagens. O objetivo é que as crianças estabeleçam relações com o percurso histórico e evolução da fotografia ao longo do tempo.

Materiais:

Esta atividade envolve a projeção de imagens e vídeos, por isso você precisará de computador ou notebook, equipamento multimídia de projeção de imagens e um arquivo com as fotografias que irá projetar. Se possível, busque reunir com a comunidade máquinas fotográficas antigas, negativas de impressão, binóculo de fotos e algumas imagens em preto e branco para enriquecer a vivência das crianças.

Espaços:

Preveja que a atividade acontecerá em um espaço interno. Cuide para que haja tomadas disponíveis e mesa para acomodar o projetor de imagens. É fundamental que você teste os equipamentos e arquivos antes de propor a vivência para o grupo. Considere propor a disposição de um espaço acolhedor para as crianças, oportunizando, por exemplo, almofadas, cangas e outros, para a acomodação do grupo. Organize a exposição dos objetos que reuniu. Você pode disponibilizá-los em mesas, cubos expositores ou caixotes de mercado.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

Qual foi a reação das crianças ao apreciarem os retratos fotografados por elas e pelos colegas? O que revelam as expressões que trazem neste exercício de apreciar a própria produção?

Como as crianças se expressaram ao entrar em contato com a história da fotografia? Trouxeram experiências e conhecimentos do cotidiano? O que diziam ao observar as imagens de máquinas antigas e negativos de fotos?

As crianças apresentaram interesse em repetir a atividade a partir da apreciação das imagens? Elas consideraram adequar a postura corporal para melhorar a qualidade do registro? Escolheram um local com mais fonte de luz?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Ao apresentar os retratos que o grupo registrou, potencialize a singularidade de cada criança ressaltando ao grupo que a imagem retrata o olhar subjetivo de cada uma. Potencialize para que o grupo observe as imagens de maneira positiva, revelando que a ação de cada um possibilitou a coletânea de fotos exibidas.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Reúna as crianças em frente a tela de projeção e conte que você trouxe uma fotografia que cada criança registrou para ser partilhada com todo o grupo. Conte que no canto de cada fotografia está inserido o nome da criança autora do registro. Acorde que, enquanto as fotografias forem projetadas, o grupo traga suas percepções. Contudo, há necessidade de considerar que uma criança fale por vez. Inicie a projeção das imagens. Neste momento, acolha os comentários e interaja com o grupo a fim de potencializar as ideias e percepções. Observe as expressões das crianças ao apreciarem as fotografias do grupo. O que evidenciam? Como sorriem? Quais as surpresas? Como revelam admiração? Do que não gostam? Instigue-as a investigarem os detalhes das expressões das pessoas retratadas, se a fotografia foi tirada de perto ou de longe, se aparece todo o rosto ou parte dele, dentre outros detalhes. Busque registrar as expressões e relatos das crianças. Caso seja possível, organize a filmagem deste momento para usar em projeções futuras.


2

Aproveite o envolvimento das crianças com as fotografias em formato digital e investigue, junto ao grupo, se sempre foi possível ver as fotos assim, em grandes telas e pouco tempo depois de terem sido registradas. Acolha as hipóteses que as crianças trazem. A partir delas, convide o grupo a conhecer outras imagens, alguns retratos em preto e branco e outras que expressam o modo como os fotógrafos fotografavam antigamente e como o fazem hoje. Conte que você trouxe imagens de modelos de máquinas fotográficas diversas de diferentes tipos e épocas.

Convide as crianças para que, a partir da observação das fotografias, busquem imaginar como era o processo de fotografar, de que maneira os equipamentos eram utilizados e como era o trabalho dos fotógrafos. Instigue-as a refletirem e construírem hipóteses sobre como a fotografia evoluiu ao longo do tempo.


3

Inicie a mostra de imagens que você selecionou. Procure seguir uma ordem cronológica para que percebam as mudanças ocorridas nos equipamentos e imagens ao longo do tempo. Chame a atenção para o tamanho das máquinas, o formato das lentes, as especificidades das fotografias quanto as cores e outras características que, porventura, o grupo revelar interesse. Aproveite as imagens para dialogar com as crianças a respeito dos benefícios que a tecnologia trouxe para a fotografia. Caso consiga disponibilizar de máquinas, negativos e fotografias antigas, isso potencializará a vivência, oportunizando experiências ímpares ao grupo e ampliando, inclusive, para uma possível conversa e investigação sobre o processo de revelação de imagens.


4

Após esse momento, conte para as crianças que preparou um vídeo que conta a história da fotografia e convide-as a assistir. Após a apreciação do vídeo, inicie um diálogo de modo que elas expressem suas descobertas a respeito da fotografia e das mudanças que ela sofreu ao longo do tempo. Acolha e potencialize o diálogo, assumindo o papel daquele que lança ao grupo perguntas que aprofundam e sistematizam as ideias emergentes.

Considere que é fundamental que ao longo da atividade você observe o engajamento da turma com a proposta. Caso sinta que as crianças estão cansadas, você pode pausar a proposta e combinar com elas a apreciação do filme no próximo dia ou em outro horário, por exemplo.


Para finalizar:

Após a conversa, ainda em roda, conte que haverá outras atividades para que façam novas descobertas sobre as fotografias. Em seguida, convide a turma para a próxima atividade do dia.

Desdobramentos

Você pode aproveitar os registros fotográficos do grupo para a criação de um álbum digital da turma. Para isso, considere utilizar um programa digital, como, por exemplo, power point, canvas, google fotos, picaboo etc. Separe as crianças em pequenos grupos para a composição do álbum, de forma que escolham a ordem das fotografias, molduras, legendas e outras possibilidades que o programa escolhido ofereça. Ao final, você poderá presentear as famílias com este álbum.

Caso queira, é possível investigar a poética sugerida nas fotografias, construíndo com as crianças quais histórias as fotografias antigas contam ao grupo, desenvolvendo interpretações fotográficas.

Considere que, caso o grupo se engaje em uma investigação acerca da revelação de imagens, você pode utilizar como apoio o vídeo da seguinte experiência: Experimento para revelar fotos antigas.

Engajando as famílias

Aproveite os retratos registrados pelas crianças e os utilize para confeccionar um painel fotográfico digital. Escolha um espaço para projetar as imagens e escreva um pequeno texto que contextualize a atividade desenvolvida. Disponibilize-o junto à instalação. Encaminhe um convite às famílias elaborado pelas crianças chamando-as para apreciarem as fotos produzidas pelo grupo.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Apreciando fotografias

ATIVIDADE 02

Retratos do cotidiano

ATIVIDADE 04

Enquadramento fotográfico

ATIVIDADE 05

Partilha de olhares fotográficos

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Banho nas bonecas

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintando com carvão e café

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Apreciação e produção artística

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com água

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Explorando um lugar de brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Feche a caixa: um jogo de raciocínio com dados

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Criação de um jogo de percurso

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Como continua a história?

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Fazendo rimas a partir de uma parlenda

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo Volençol

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com adereços

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincar com tecidos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Massageando uns aos outros

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de cuidar dos cabelos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Experimentações com tintas e pigmentos naturais

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Entrevista sobre lugares de brincar no passado

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançar com materiais flexíveis

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantinhos das profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as profissões dos familiares

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Escolhendo profissões para conhecer melhor

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG05 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Banho nas bonecas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos e narrativas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Planejando o momento de alimentação

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho com interferência

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Cordas e elásticos no parque

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Exploração sensorial com Alimentos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como chegamos ao álbum digital?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Máscaras geométricas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos de observação: organizando a exposição

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

A arte geométrica das máquinas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Tridimensionalidade e formas geométricas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Arte, tecnologia e formas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Experimentos de equilíbrio com materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Experimentos com terra, areia, argila e água

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pintando com carvão e café

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Apreciação e produção artística

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Cantinhos das profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo as profissões dos familiares

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos com areia e cola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler para se orientar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ampliando o acervo para brincar com as profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos e narrativas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com latas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com o vento

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhando folhas sob o efeito da luz

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre o momento do sono

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Toda família tem história

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho de observação da natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre as imagens

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrever nomes para o jogo da memória

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Iniciando coleções

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Quanto tempo o tempo tem?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Marcas do tempo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

A escrita nas brincadeiras de faz de conta

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Lendo quadrinhos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando com personagens da histórias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Construindo nosso Boi

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

A festa do Boi em diferentes representações

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho de perspectiva

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossas Comidas Favoritas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como chegamos ao álbum digital?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Aprimorando o desenho

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

O que mais tem na rua? Uma história contada com massinha

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como o tempo pode ser medido?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pesquisando sobre as sombras

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincando de Boi com outras turmas da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Acampamento na área externa

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Concluindo o livro das famílias do grupo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Construindo um roteiro

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando descobertas em vídeo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo alguns animais para conhecer melhor

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre animais

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Partilha de olhares fotográficos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrita de um álbum de dicas para crianças menores

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Recontar um conto

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Planejando uma apresentação de dança

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Filmando descobertas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Publicação de um vídeo das descobertas da turma

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Organizando o catálogo de animais brasileiros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET02 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com água

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Explorando um lugar de brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com latas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com o vento

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Exploração sensorial com Alimentos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como chegamos ao álbum digital?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Enquadramento fotográfico

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Partilha de Invenções

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Investigando objetos que flutuam ou que afundam

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Filmando descobertas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Experimentos de equilíbrio com materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Experimentos com terra, areia, argila e água

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann