14827
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Apresentando a rotina às famílias

Usando fotos e com o apoio dos familiares, os bebês irão ajudar a definir as atividades que acontecerão em um dia na instituição.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Alves da Silva

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, o professor deverá preparar a sala para receber as famílias. Ele deve fotografar previamente os ambientes da escola e de atividades desenvolvidas em sala (parque, refeitório, parede de pintura, brinquedoteca, brinquedos, peças de montar etc). Revele as fotos em tamanho grande e plastifique-as ou coloque-as em sacos plásticos fechados com fita adesiva, para aumentar a durabilidade do material. Os ambientes da sala devem ser identificados, por exemplo, o local reservado para os pertences pessoais, identificados com nome e uma foto pequena do bebê. O canto ou espaço onde será feita a rotina deve ser preparado de maneira aconchegante, com almofadas ou colchonetes,próximos à parede na qual estará um varal para a montagem da rotina. Informe às famílias sobre a proposta de atividade por meio de um bilhete, enviado anteriormente, pedindo para que fiquem, se possível, alguns minutos a mais na entrada. Podem surgir situações delicadas, por exemplo, quando um familiar chegar, e um bebê cujo o familiar não chegou ou não vem, começar a chorar. Ou um bebê pode começar a chorar com a entrada de um responsável que ele não conhece na sala. Acolha os pequenos por meio do diálogo, colocando-os próximo a você.

Materiais:

Placas sinalizadoras dos objetos (mochilas, copos, agendas), brinquedos, fotos do ambientes da escola para a rotina, almofadas, colchonetes e celular ou máquina fotográfica.

Espaços:

Na sala de referência, deixe um espaço amplo no qual será promovida a roda para a apresentação da rotina. O local poderá ser delimitado por almofadas e colchonetes, posicionando o grupo à frente do varal, no qual serão penduradas as fotos para construção da rotina. No ambiente externo, prepare o espaço de acordo com a proposta do planejamento e com fotos das estações para a escolha das crianças.

Tempo sugerido: Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que maneira os bebês expressam seus sentimentos na entrada da sala com a família?

2. Comoexperimentam as propostas realizadas?

3. Como se comunicam com as outras pessoas ? Usam movimentos, gestos, balbucios, falas e outras formas de expressão?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender

às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Para esta atividade, é importante que haja mais de um professor em sala, pois a atividade seráfeita com todo o grupo. Durante a chegada dos bebês, converse com cada um, informando que o responsável vai entrar para brincar um pouco, antes de ir embora.

Possíveis falas do professor neste momento: Olá, tudo bem? Que bom que você veio acompanhado. Nesse primeiro momento do dia, vamos brincar com sua famíla? Quem veio com você? Vamos apresentar sua sala, seus brinquedos e seus amigos?


2

Convide os responsáveis para entrar. Informe onde ficam as mochilas, os copos e as agendas. Solicite que ajudem os bebês a colocar os pertences nos locais indicados. Após a chegada de todos, peça que os responsáveis e os bebês sentem-se em roda para iniciar a atividade. Comece cantando uma música que marque a entrada dos pequenos. Observe a reação dos mesmos ao verem seus familiares participando com eles desse início, em roda. Traga canções que promova toques, abraços e afagos. Valorize as expressões dos bebês e a maneira como se comunicam com o grupo e com seu familiar. Peça sugestões de músicas de roda que os responsáveis conheçam, e as introduza nesse momento, promovendo o acolhimento de todos.

Possíveis falas do professor neste momento: Que música será que a/o ( falar o nome do responsável pelo bebê) conhece? Qual música você cantava na sua infância?

Possíveis ações do bebê: O bebê pode bater palma durante a música ou olhar e sorrir para o responsável que o acompanha.


3

Apresente para os responsáveis e para os bebês as imagens dos momentos de rotina da escola (por exemplo, fotos referentes ao momento de higiene; do parque; do refeitório etc.). Entregue as fotos dos ambientes da escola para os bebês olharem junto com os responsáveis. Peça para que troquem entre eles as imagens. Depois, convide para organizarem com você o varal e coloque as fotos dos ambientes, de acordo com o planejamento do dia. Informe o que acontecerá, incluindo as brincadeiras.

Possíveis falas do professor: Vamos organizar nosso dia por meio das fotos colocando-as no varal? Quem me ajuda? Hoje, começaremos com brincadeiras na área externa? Que está com essa foto? Venha! Vamos pendurar?

Possíveis ações da criança neste momento: Neste o momento, o bebê pode pegar a foto e mostrá-la para o responsável, sorrindo e movimentando o corpo, demostrando interesse e alegria pelo ambiente representado.


4

Neste momento todos, os bebês já devem ter visualizado as fotos e o varal deve estar pronto com o planejamento da rotina. A atividade inicial para esse dia, já colocada no varal, será o parque, nesse sentido, convide a todos para brincar na área externa preparada previamente com estações (por exemplo, estações com bolas e bambolês; com bonecas e paninhos; com blocos de encaixe etc). Convide-os pequenos individualmente para escolher onde querem brincar acompanhado de seus familiares.

Possíveis falas do Professor: Organizamos o espaço em estações, convide sua família para brincar. Temos bolas, bonecas, peças de encaixe. Hoje elas vão conhecer um pouco do nosso dia na escola.

Possível ação da criança: Um bebê aponta para a estação das bolas. Pega na mão de sua mãe, escolhe uma bola e joga para ela.


Para finalizar:

Para finalizar, com dez minutos de antecedência, informe às famílias e aos bebês que em breve irão se despedir, mas que as famílias retornarão para buscá-los. Lembrem os bebês sobre o varal e sobre as atividades interessantes que ainda terão ao longo do dia na escola. Acolha os pequenos por meio do diálogo ou de um olhar mais cuidadoso para aqueles que demonstrarem sentimentos através do choro. Agradeça a participação dos familiares.

Desdobramentos

Informe às famílias que o planejamento do dia por meio de imagens é construído cotidianamente com os bebês. Convide, quando possível, os responsáveis para entrar e guardar os pertences juntos com os filhos. Proponha brincadeiras rápidas ou convide-os para explorar os cantos da sala nesses momentos de entrada e saída.

Engajando as famílias

Ao convidar asas famílias para entrar na escola, diariamente ou de vez em quando, o professor constrói uma relação de confiança e corresponsabilidade pelo cuidado e pela educação do bebê. Envie um bilhete para os responsáveis agradecendo a participação deles na escola e reforçando o quão importante é ter a presença deles por lá. Após a realização da proposta, organize um cartaz com as fotos tiradas durante a brincadeira, insira pequenas frases nele e deixe um espaço para que as famílias registrem suas impressões sobre a proposta.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano