9974
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Jogo “Escala Muro”

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre - Aplicar o conceito de frações equivalentes em um jogo; - Ampliar a compreensão sobre frações equivalentes.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcos Vinicius Zanutto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.

Objetivos específicos

- Aplicar o conceito de frações equivalentes em um jogo;

- Ampliar a compreensão sobre frações equivalentes

Conceito-chave

Fração Equivalente

Recursos necessários

  • Cópias do tabuleiro,
  • cópias das peças do jogo,
  • cópias das atividades complementares,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis de cor.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada justamente para sondá-los sobre o que será tratado nesta aula. Caso sinta necessidade, registre as informações que os alunos forem falando e deixe visível para eles no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome algum conceito ou uma hipótese levantada.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Tanto na divisão proposta por Renata, quanto a de Elisa, as duas comerão a mesma quantidade de chocolate, pois 1/2 = 3/6.

Propósito: Instigar os alunos sobre uma situação onde as frações envolvidas sejam equivalentes, pois este conceito será ampliado e sistematizado nesta aula.

Discuta com a turma:

? Como é a divisão da barra proposta por Renata?

? Qual fração representa esta divisão de Renata?

? Como é a divisão que Elisa propôs?

? Qual fração representa a divisão de Elisa?

? Elisa está certa ao dizer que nas duas divisões elas ganharão a mesma quantidade de chocolate?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Os alunos serão dispostos em duplas. Cada uma delas receberá o tabuleiro que será o muro que deverão escalar com as peças que representam frações equivalentes. Os alunos podem recortar as peças ou você poderá já entregar recortado para eles. Deixe eles explorarem as peças do jogo.

Propósito: Iniciar a explicação das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? Por que será que o jogo chama “Escala Muro”?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de planos de aula, sequências didáticas ou jogos on-line:

Conteúdos Nova Escola:

Nem tudo acaba em problemas com pizza (link)

Debate animado sobre frações (link)

Enigma das frações (link)

O que são números racionais (link)

O valor das partes (link)

Conteúdos Mathema:

Papa Todas de Frações (link)

Matemática e Bandeiras (link)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leia e explique as regras do jogo para os alunos. Importante neste momento que você como professor tenha pleno domínio de como jogar para que possa intervir em qualquer dúvida que os alunos possam ter sobre o jogo. Caso os alunos joguem individualmente, tenha disponível um cronômetro para marcar o tempo feito por cada um. Se estiverem dispostos em duplas, organizá-los que se sentem um ao lado do outro, para que ambos tenham o mesmo ponto de vista do tabuleiro.

Propósito: Explicar as regras do jogo.

Discuta com a turma:

? Qual o objetivo do jogo?

? O que deve ser feito para ir escalando no muro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leia e explique as orientações do jogo para os alunos. Esclareça qualquer dúvida que os alunos apresentem, pois é importante que todos tenham compreendido as regras para dar início ao jogo.

Propósito: Explicar as orientações do jogo.

Discuta com a turma:

? O que deve ser observado ao colocar as peças?

? Como conseguimos saber se a peça é equivalente ao local colocado no tabuleiro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Apresente as peças do jogo e informe que estas que serão utilizadas no jogo. Mostre a peça do inteiro, que esta que finaliza a jogada.

Propósito: Apresentar as peças do jogo e deixá-los jogar.

Discuta com a turma:

? O que deve ser observado ao colocar as peças?

? Como conseguimos saber se a peça é equivalente ao local colocado no tabuleiro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Apresente as peças do jogo e informe que estas que serão utilizadas no jogo. Mostre a peça do inteiro, que esta que finaliza a jogada.

Propósito: Apresentar as peças do jogo e deixá-los jogar.

Discuta com a turma:

? O que deve ser observado ao colocar as peças?

? Como conseguimos saber se a peça é equivalente ao local colocado no tabuleiro?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Este é o momento de discussão das possibilidades que os alunos poderão encontrar para colocar algumas peças do jogo. Aqui é proposto a discussão de três peças, mas caso sinta necessidade, pode ser escolhida outras peças para a turma. Projete esta imagem e discuta com eles onde as peças podem ser alocadas. Peça que a utilizem no tabuleiro da sua dupla para verificar sua resposta.

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas no jogo.

Discuta com a turma:

? Como vocês faziam para saber onde colocar a peça?

? O que vocês observavam?

? Como era feita a conferência para saber se a peça estava no lugar certo?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos sobre as possibilidades da peça 1/2.

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas para esta peça.

Discuta com a turma:

? Quanto vale a peça 1/2 em cada um dos lugares que ela foi colocada? (Importante que a turma identifique qual fração o 1/2 representa em cada linha.)

? Podemos dizer que 1/2 em comparação com estas frações são equivalentes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos sobre as possibilidades da peça 1/3.

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas para esta peça.

Discuta com a turma:

? Quanto vale a peça 1/3 em cada um dos lugares que ela foi colocada? (Importante que a turma identifique qual fração o 1/3 representa em cada linha.)

? Podemos dizer que 1/3 em comparação com estas frações são equivalentes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos sobre as possibilidades da peça 1/4.

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas para esta peça.

Discuta com a turma:

? Quanto vale a peça 1/4 em cada um dos lugares que ela foi colocada? (Importante que a turma identifique qual fração o 1/4 representa em cada linha.)

? Podemos dizer que 1/4 em comparação com estas frações são equivalentes?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.

Propósito: Promover um encerramento da aula relatando sobre as estratégias para encontrar frações equivalentes.

Discuta com a turma:

? O que as peças do jogo “Escala Muro” representam?

? Quais foram as estratégias que usamos para encontrar frações equivalentes?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.

Discuta com a turma:

? Como vocês fizeram para resolver esta situação problema?

? Quais são as frações equivalentes que encontramos?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.

Objetivos específicos

- Aplicar o conceito de frações equivalentes em um jogo;

- Ampliar a compreensão sobre frações equivalentes

Conceito-chave

Fração Equivalente

Recursos necessários

  • Cópias do tabuleiro,
  • cópias das peças do jogo,
  • cópias das atividades complementares,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis de cor.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada justamente para sondá-los sobre o que será tratado nesta aula. Caso sinta necessidade, registre as informações que os alunos forem falando e deixe visível para eles no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome algum conceito ou uma hipótese levantada.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Tanto na divisão proposta por Renata, quanto a de Elisa, as duas comerão a mesma quantidade de chocolate, pois 1/2 = 3/6.

Propósito: Instigar os alunos sobre uma situação onde as frações envolvidas sejam equivalentes, pois este conceito será ampliado e sistematizado nesta aula.

Discuta com a turma:

? Como é a divisão da barra proposta por Renata?

? Qual fração representa esta divisão de Renata?

? Como é a divisão que Elisa propôs?

? Qual fração representa a divisão de Elisa?

? Elisa está certa ao dizer que nas duas divisões elas ganharão a mesma quantidade de chocolate?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Os alunos serão dispostos em duplas. Cada uma delas receberá o tabuleiro que será o muro que deverão escalar com as peças que representam frações equivalentes. Os alunos podem recortar as peças ou você poderá já entregar recortado para eles. Deixe eles explorarem as peças do jogo.

Propósito: Iniciar a explicação das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? Por que será que o jogo chama “Escala Muro”?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de planos de aula, sequências didáticas ou jogos on-line:

Conteúdos Nova Escola:

Nem tudo acaba em problemas com pizza (link)

Debate animado sobre frações (link)

Enigma das frações (link)

O que são números racionais (link)

O valor das partes (link)

Conteúdos Mathema:

Papa Todas de Frações (link)

Matemática e Bandeiras (link)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leia e explique as regras do jogo para os alunos. Importante neste momento que você como professor tenha pleno domínio de como jogar para que possa intervir em qualquer dúvida que os alunos possam ter sobre o jogo. Caso os alunos joguem individualmente, tenha disponível um cronômetro para marcar o tempo feito por cada um. Se estiverem dispostos em duplas, organizá-los que se sentem um ao lado do outro, para que ambos tenham o mesmo ponto de vista do tabuleiro.

Propósito: Explicar as regras do jogo.

Discuta com a turma:

? Qual o objetivo do jogo?

? O que deve ser feito para ir escalando no muro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leia e explique as orientações do jogo para os alunos. Esclareça qualquer dúvida que os alunos apresentem, pois é importante que todos tenham compreendido as regras para dar início ao jogo.

Propósito: Explicar as orientações do jogo.

Discuta com a turma:

? O que deve ser observado ao colocar as peças?

? Como conseguimos saber se a peça é equivalente ao local colocado no tabuleiro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Apresente as peças do jogo e informe que estas que serão utilizadas no jogo. Mostre a peça do inteiro, que esta que finaliza a jogada.

Propósito: Apresentar as peças do jogo e deixá-los jogar.

Discuta com a turma:

? O que deve ser observado ao colocar as peças?

? Como conseguimos saber se a peça é equivalente ao local colocado no tabuleiro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Apresente as peças do jogo e informe que estas que serão utilizadas no jogo. Mostre a peça do inteiro, que esta que finaliza a jogada.

Propósito: Apresentar as peças do jogo e deixá-los jogar.

Discuta com a turma:

? O que deve ser observado ao colocar as peças?

? Como conseguimos saber se a peça é equivalente ao local colocado no tabuleiro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Este é o momento de discussão das possibilidades que os alunos poderão encontrar para colocar algumas peças do jogo. Aqui é proposto a discussão de três peças, mas caso sinta necessidade, pode ser escolhida outras peças para a turma. Projete esta imagem e discuta com eles onde as peças podem ser alocadas. Peça que a utilizem no tabuleiro da sua dupla para verificar sua resposta.

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas no jogo.

Discuta com a turma:

? Como vocês faziam para saber onde colocar a peça?

? O que vocês observavam?

? Como era feita a conferência para saber se a peça estava no lugar certo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos sobre as possibilidades da peça 1/2.

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas para esta peça.

Discuta com a turma:

? Quanto vale a peça 1/2 em cada um dos lugares que ela foi colocada? (Importante que a turma identifique qual fração o 1/2 representa em cada linha.)

? Podemos dizer que 1/2 em comparação com estas frações são equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos sobre as possibilidades da peça 1/3.

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas para esta peça.

Discuta com a turma:

? Quanto vale a peça 1/3 em cada um dos lugares que ela foi colocada? (Importante que a turma identifique qual fração o 1/3 representa em cada linha.)

? Podemos dizer que 1/3 em comparação com estas frações são equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos sobre as possibilidades da peça 1/4.

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas para esta peça.

Discuta com a turma:

? Quanto vale a peça 1/4 em cada um dos lugares que ela foi colocada? (Importante que a turma identifique qual fração o 1/4 representa em cada linha.)

? Podemos dizer que 1/4 em comparação com estas frações são equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.

Propósito: Promover um encerramento da aula relatando sobre as estratégias para encontrar frações equivalentes.

Discuta com a turma:

? O que as peças do jogo “Escala Muro” representam?

? Quais foram as estratégias que usamos para encontrar frações equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.

Discuta com a turma:

? Como vocês fizeram para resolver esta situação problema?

? Quais são as frações equivalentes que encontramos?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano