14766
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Registrando, conhecendo e contando com dados

Nesta proposta, as crianças irão conhecer brincadeiras que envolvem dados numerados.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Evandro Tortora

Registrando, conhecendo e contando com dados

Apresente a proposta
Nesta proposta, as crianças devem conhecer brincadeiras que envolvem dados numerados. Grave um áudio para os familiares explicando a atividade e envie via Whatsapp ou outra plataforma que a rede esteja utilizando. Fale que este será mais um momento de brincadeira envolvendo dados, mas que a primeira parte será construir os dados numerados com as crianças para, depois, utilizá-los em alguma brincadeira.

Explique que é importante que a brincadeira escolhida favoreça a contagem, o uso das quantidades indicadas no dado e o registro delas através de desenhos, materiais ou números.

Adaptações necessárias
É interessante que sejam construídos dados grandes. Para isso, os familiares podem usar caixas disponíveis em casa, como de leite ou sapato. O registro das quantidades poderá ser feito com desenhos em folhas de papel comum, com bolinhas de papel, pedaços de massinha de modelar, grãos, peças de brinquedo etc.

Sugira às famílias
No momento da construção do dado, oriente os familiares a disponibilizarem os materiais: caixas, fitas adesivas, canetinhas coloridas, papéis coloridos se tiver disponível, cola branca, se for necessário. Sugira que os materiais sejam disponibilizados no chão para que as crianças fiquem à vontade para explorá-los e construírem os dados.

Convide os familiares a observarem as crianças fazendo explorações das caixas e elaborando estratégias para a construção do dado. Diga que eles podem atuar como mediadores da construção, apoiando as iniciativas e criatividade delas. Quando o dado estiver pronto,, oriente que os familiares façam a parte dos números, escrevendo a numeração em cada face do dado.

Depois da confecção do dado, sugira que passem para a segunda parte da atividade, que é realizar uma brincadeira. Como sugestão, podem realizar a brincadeira “O dado do afeto”, que consiste na realização de gestos afetivos entre os familiares conforme as quantidades que saírem em cada rodada. Ex.: saiu o número 4, o jogador da vez poderá escolher o gesto que quer dar aos participantes, como 4 beijinhos. No momento de jogar o dado, oriente os familiares a destacarem o número que saiu, convidando as crianças a registrarem essa quantidade como desejarem, se com desenhos em papel comum ou colando materiais.

Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que gravem um vídeo do momento da atividade em que a criança está construindo o dado e usando na brincadeira em família. Solicite que te enviem os registros via Whatsapp ou outra plataforma que a rede esteja utilizando. Dê devolutivas para as crianças e famílias parabenizando a participação e o engajamento de todos. No retorno das atividades, os vídeos poderão ser passados para as crianças se verem e comentarem as vivências.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_29UND03

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas