9476
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Figuras planas em ambientes

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre fazer observações em ambientes da escola localizando figuras planas; Analisar, localizar e diferenciar as figuras planas como: retângulo, círculo, quadrado e triângulo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Cristina Escudero

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_15GEO02

Recursos
- Necessários: Atividade impressa, compartilhada ou enviada pela internet;
_Opcionais: Google Meet; Zoom, Gravação de áudio; link do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=nQMCjr-AB2A

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.

Atividade principal
Essa é uma adaptação da atividade principal para que os alunos possam desenvolver em suas casas e individualmente. A proposta é que eles façam uma pesquisa no ambiente de suas casas e observem qual objeto tem a forma de figuras planas. Deverão registrar o local, o objeto e a figura plana correspondente.
Encaminhe para seus alunos o quadro abaixo e as figuras geométricas que estão no documento da atividade principal ( menos o triângulo escaleno).
Se você estiver em momento síncrono com seus alunos converse com eles e levante os conhecimentos que têm sobre as figuras planas. Fale um pouco sobre as principais características delas. Compartilhe a sua tela do computador com a imagem das figuras planas: círculo, quadrado, triângulos, retângulos. Você encontra no documento da atividade principal. Explique sobre os diferentes tipos de triângulos, os ângulos retos do quadrado e a diferença entre retângulos e quadrados. Depois peça que desenhem no quadro as figuras geométricas e escrevam o nome correspondente. Não há necessidade de desenhar o triângulo escaleno, por ser mais difícil encontrar um objeto em casa que tenha esse formato, o objetivo é que eles saibam que existem diferentes triângulos. Oriente que façam a pesquisa em suas casas, nos diversos cômodos dela, no ambiente interno e externo também, se for possível. Devem procurar objetos que tenham o formato das figuras geométricas desenhadas no quadro. Faça a perguntas:
     - Que objetos podemos encontrar em nosso ambiente que têm formatos das figuras geométricas?
     - Que formato tem a janela de sua casa? Você consegue encontrar algum objeto que tenha o formato de um círculo? E de um triângulo? Qual a diferença entre quadrado e retângulo? Consigo encontrar na minha casa objetos que tenham esses formatos?
Oriente que escrevam o nome dos objetos encontrados nas colunas e linhas correspondentes.

 

CIRCULE PELOS AMBIENTES DA SUA CASA, COMO QUARTOS, COZINHA, BANHEIRO, SALA, GARAGEM, PÁTIO, ETC.
OBSERVE OS OBJETOS QUE TÊM O FORMATO DE FIGURAS PLANAS.
LOCALIZE PELO MENOS UM EXEMPLO PARA CADA FIGURA GEOMÉTRICA.
REGISTRE AS INFORMAÇÕES NO QUADRO.

 

Você pode encaminhar a tarefa impressa para seus alunos. Neste caso inclua as figuras geométricas, o quadro para registro e as perguntas para direcionar a pesquisa. Os alunos podem recortar as figuras e colar no quadro, no lugar de desenhar.
Se você tiver um grupo de whatsApp com a turma, envie a imagem do quadro e peça que reproduzam em seus cadernos. Encaminhe a imagem das figuras e peça que eles desenhem no quadro e escrevam o nome correspondente. As perguntas você pode fazer por meio de áudios enviados no grupo.

Discussão das soluções
Peça que seus alunos tirem foto de como ficaram seus quadros e enviem no grupo. À partir das respostas dadas por eles em suas pesquisas, faça comparações e perguntas que reforcem as características das figuras geométricas planas:
     - O que vocês perceberam durante a análise dos ambientes?
     - Quais objetos foram encontrados que têm figuras geométricas semelhantes? Que figura foi mais difícil encontrar?
     - Vocês encontraram algum objeto que tem o formato de um triângulo com lados diferentes?
Os alunos podem enviar os quadros impressos para você com as figuras coladas e a pesquisa feita. Neste caso, depois de recebê-los, reúna algumas tarefas que tenham objetos diferentes e encaminhe um documento junto com a devolutiva da tarefa, para que os alunos possam conhecer outros exemplos.

Encerramento
Encerre a atividade valorizando o empenho de cada um na pesquisa realizada em suas casas. Fale que com essa atividade eles aprenderam a nomear e identificar as características de algumas figuras planas encontradas nos ambientes.

Raio X
A atividade de Raio x serve para avaliar se os alunos atingiram o objetivo da aula. Encaminhe a atividade impressa, ou compartilhe sua tela com o slide 8, ou envie a imagem dele no grupo de whatsApp e peça que eles façam os desenhos em seus cadernos. Oriente que tirem foto depois de como ficaram seus desenhos e envie para você, no caderno ou por imagem no grupo.

Convite às famílias
Convide os familiares dos alunos a se envolverem na atividade junto com seus filhos. Pode ser um momento divertido e de muito aprendizado. Encaminhe um áudio ou um pequeno texto escrito junto com a tarefa explicando seu objetivo com a atividade e pedindo apoio. Disponibilize o link do vídeo com exemplos de formas geométricas nos ambientes para que os alunos possam assistir em casa, caso possuam internet.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_15GEO02

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas