Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero editorial e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: notebook, data show.
Informações sobre o gênero: O editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação jornalístico midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe e, por conta disso, raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação e seus movimentos argumentativos
Dificuldades antecipadas: É possível que tenham dificuldade para identificar os argumentos.
Referências sobre o assunto:
BÁCCARO, Liégere. Uma descrição do gênero editorial: Uma ferramenta pré-intervenção didática. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/uma_descricao_do_genero_editorial_uma_ferramenta_pre_intervencao_didatica.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.
CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; DUARTE, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2009. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 de set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Apresente o slide com o tema da aula.
- Pergunte se já ouviram a expressão “Maria vai com as outras”. Peça que expliquem o sentido que lhe é conferido e em que situação é, geralmente, usada.
- Diga que nessa aula tratarão sobre a necessidade que o indivíduo tem de se posicionar diante das situações que o cercam.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Retome a questão do slide anterior (caso não disponha de projetor, imprima em papel A3 ou transcreva para cartolina) e proponha uma enquete. Peça que reflitam a respeito da questão e opinem quando forem consultados.
- Promova uma enquete rápida anotando ao lado das respostas quantas pessoas optaram pela alternativa.
- De posse dos dados fornecidos pela enquete, conversar com a turma sobre a necessidade de ouvir o outro, mas também de formar sua própria opinião sobre as coisas do mundo. Explique que, sempre que nos posicionamos, sentimos a necessidade de justificar a opinião que expomos e que, quando fazemos isso, estamos argumentando em favor de nossas ideias.
- Explique que, diante de questões polêmicas como essa, o indivíduo pode sustentar, refutar ou negociar (ponderar) uma ideia. Explique que a essas possibilidades chamamos de movimento argumentativo.
- Peça que voltem às informações geradas pela enquete e que relacionem esses posicionamentos aos movimentos argumentativos. Espera-se que percebam que a afirmativa positiva indica o movimento de sustentação, a negativa orienta para a refutação da ideia e a resposta “às vezes” está relacionada à negociação do posicionamento.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Explique que a imagem projetada é a manchete de uma notícia publicada no jornal Folha de S. Paulo e que essa notícia trata de um fato ocorrido nos EUA. O presidente, numa tentativa de coibir a entrada de imigrantes ilegais naquele país, toma uma medida drástica: manda separar e prender em jaulas pais e filhos, apartando-os do convívio familiar.
- Pergunte o que pensam sobre a atitude do presidente dos EUA: concordam, discordam ou relativizam a opinião.
- Diga que, diante dessa notícia, diversos meios de comunicação posicionaram-se a respeito pressionando o então presidente Trump a recuar em sua empreitada. Diga, ainda, que a revista IstoÉ também expressou sua opinião através do editorial publicado tanto na revista impressa quanto na revista digital e que agora conhecerão esse texto.
- Entregue as cópias do texto, disponível aqui.
- Solicite que façam uma primeira leitura sozinhos. Dê alguns minutos para isso.
- Depois, peça que façam uma segunda leitura para identificar o movimento argumentativo do editorialista. Peça que anotem.
Para saber mais sobre movimentos argumentativos clique aqui. Caso julgue necessário, apresente o diagrama disponível aqui.
- Organize a turma em grupos de oito componentes, entregue para cada grupo o quadro disponível aqui, pincel marcador permanente e papel madeira.
- Explique que, no grupo, deverão localizar os argumentos usados pelo editorialista e analisar em que medida contribuem para sustentação do movimento por ele optado.
- Para finalizar, deverão identificar, considerando a tabela que têm em mãos, qual(is) tipo(s) de argumento(s) são apresentados no editorial lido. Para organizar a atividade, devem anotar o argumento na tabela.
- Peça, ainda, que escolham um relator para a socialização das informações na roda de conversa.
- Depois que todos os grupos finalizarem, peça que desfaçam os grupos e organizem-se numa roda para conversa.
Materiais complementares:
Texto da Folha de S. Paulo disponível aqui e tabela com tipos de argumentos disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que, na roda, cada relator de cada grupo exponha as informações coletadas pelo grupo.
- Depois convide-os a preparar uma síntese dos tipos de argumentos utilizados pelo editorialista, exemplificando cada tipo encontrado. Para essa atividade, use a tabela apresentada no slide (caso não disponha de projetor, reproduza a tabela em papel madeira ou 40kg).
- Para finalizar, explique que a relação entre o movimento argumentativo e o tipo de argumento é importante para a construção de um texto harmonioso que atenda ao propósito comunicativo de defender uma opinião diante de uma questão polêmica.