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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estrutura composicional do vlog científico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre vlog científico

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Vacinas valem a pena? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hUvHKz3ugOg>. Acesso em: 20 novembro 2018; Existe perigo na vacina? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E>. Acesso em: 20 novembro 2018.

Vlogs científicos indicados pelos estudantes.

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim, eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não conhecer o vlog e ter dificuldade em perceber que ele segue uma estrutura composicional.

Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v. 5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência, publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes. Pergunte se sabem o que é vlog e se já acessaram algum como fonte de pesquisa/estudo.

Vlog é um blog em vídeo, um diário virtual em vídeo. Segundo um estudo de SOUSA (2017) o vlog “se trata de uma espécie de diário em vídeo em que os autores discorrem sobre sua vida e/ou acerca de questões que percorrem o cotidiano da sociedade de um modo geral”.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de. O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de língua portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em semicírculo, esta disposição possibilitará a discussão inicial e final, que será realizada coletivamente, além de permitir que todos os estudantes acompanhem a exibição dos vídeos.
  • Pode ser que alguns estudantes confundam vlog com blog.
  • Antes de iniciar a exibição dos vídeos, solicite aos estudantes que observem características semelhantes entre eles, elementos que se repetem e demais informações presentes nos vídeos que chamem a atenção. Oriente os estudantes a tomar notas de suas observações nos cadernos.
  • Espera-se que os estudantes identifiquem as seguintes características: abertura, cenário, narrador que conversa com o espectador de forma direta, geralmente olhando diretamente para a câmera, conclusão ou opinião e despedida. Vlogs ainda podem conter boxes explicativos. No caso o vlog do Pirula, primeiro vídeo, ele utiliza este recurso aos 23 minutos. Imagens/ilustrações, o mesmo vlog utiliza este recurso aos 4 minutos, ou ainda animações aos 6 minutos. Vlogs científicos, como os indicados para esta aula, costumam trazer informações complementares e fontes de pesquisa em suas descrições. Se for tecnicamente possível, mostre aos estudantes estas informações ou solicite a eles esta pesquisa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Oriente os estudantes a assistir ao vídeo com atenção. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hUvHKz3ugOg>. Acesso em: 8 outubro 2018.
    O vídeo possui mais de 30 minutos, sendo necessário fazer recortes com enfoque nas características composicionais, porém sugira aos estudantes que assistam na íntegra para complementar as questões discutidas em aula. Um recorte possível, e que contemplará as características composicionais a ser observadas, é do início até os 7 minutos. Neste recorte, o narrador trata da vacinação contra o HPV e explica como se dá a contaminação por vírus. Após este recorte, o narrador vai explicar sobre as características do desenvolvimento dos grupos humanos, de doenças que marcaram a história de humanidade, como a peste negra e a varíola. Aos 23 minutos aparece no vídeo um boxe explicativo que complementa uma informação dada pelo narrador. Este recurso pode ser adicionado à lista de características do gênero. O próximo recorte necessário é a exibição do minuto 31 em diante, no qual está expressa a conclusão do narrador, sua opinião e a saudação final.
  • Sobre o narrador: Paulo Miranda Nascimento, conhecido como Pirula, é um paleontólogo, palestrante e youtuber brasileiro. Formou-se em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e é mestre (2008) e doutor (2014) em Zoologia pela USP. (Fonte: Plataforma Lattes. Disponível em:< http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127004H1>. Acesso em: 20 novembro 2018).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Oriente os estudantes a assistir ao vídeo com atenção. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E>. Acesso em: 20 novembro 2018.
  • Sobre o narrador: Átila Iamarino é biólogo bacharelado (2006) e doutor em Microbiologia (2012) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo e pela Yale University. Atualmente é pós-doutorando da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente em evolução molecular. Faz comunicação de ciência no ScienceBlogs Brasil e no canal Nerdologia. (Fonte: Currículo Lattes, acesso em: 7/11/2018.)

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que digam as características comuns que perceberam nos dois vídeos.
  • Anote no quadro as respostas dos estudantes que correspondam às características composicionais do gênero.
  • Solicite aos estudantes que anotem as respostas que complementem as suas observações iniciais.
  • Espera-se que os estudantes identifiquem as seguintes características: abertura, cenário, narrador que conversa com o espectador de forma direta, geralmente olhando diretamente para a câmera, conclusão ou opinião e despedida. Vlogs ainda podem conter boxes explicativos. No caso o vlog do Pirula, primeiro vídeo, ele utiliza este recurso aos 23 minutos. Imagens/ilustrações, o mesmo vlog utiliza este recurso aos 4 minutos, ou ainda animações aos 6 minutos. Vlogs científicos, como os indicados para esta aula, costumam trazer informações complementares e fontes de pesquisa em suas descrições. Se for tecnicamente possível, mostre aos estudantes estas informações ou solicite a eles esta pesquisa.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Vacinas valem a pena? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hUvHKz3ugOg>. Acesso em: 20 novembro 2018; Existe perigo na vacina? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E>. Acesso em: 20 novembro 2018.

Vlogs científicos indicados pelos estudantes.

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim, eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não conhecer o vlog e ter dificuldade em perceber que ele segue uma estrutura composicional.

Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v. 5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência, publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes. Pergunte se sabem o que é vlog e se já acessaram algum como fonte de pesquisa/estudo.

Vlog é um blog em vídeo, um diário virtual em vídeo. Segundo um estudo de SOUSA (2017) o vlog “se trata de uma espécie de diário em vídeo em que os autores discorrem sobre sua vida e/ou acerca de questões que percorrem o cotidiano da sociedade de um modo geral”.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de. O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de língua portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em semicírculo, esta disposição possibilitará a discussão inicial e final, que será realizada coletivamente, além de permitir que todos os estudantes acompanhem a exibição dos vídeos.
  • Pode ser que alguns estudantes confundam vlog com blog.
  • Antes de iniciar a exibição dos vídeos, solicite aos estudantes que observem características semelhantes entre eles, elementos que se repetem e demais informações presentes nos vídeos que chamem a atenção. Oriente os estudantes a tomar notas de suas observações nos cadernos.
  • Espera-se que os estudantes identifiquem as seguintes características: abertura, cenário, narrador que conversa com o espectador de forma direta, geralmente olhando diretamente para a câmera, conclusão ou opinião e despedida. Vlogs ainda podem conter boxes explicativos. No caso o vlog do Pirula, primeiro vídeo, ele utiliza este recurso aos 23 minutos. Imagens/ilustrações, o mesmo vlog utiliza este recurso aos 4 minutos, ou ainda animações aos 6 minutos. Vlogs científicos, como os indicados para esta aula, costumam trazer informações complementares e fontes de pesquisa em suas descrições. Se for tecnicamente possível, mostre aos estudantes estas informações ou solicite a eles esta pesquisa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Oriente os estudantes a assistir ao vídeo com atenção. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hUvHKz3ugOg>. Acesso em: 8 outubro 2018.
    O vídeo possui mais de 30 minutos, sendo necessário fazer recortes com enfoque nas características composicionais, porém sugira aos estudantes que assistam na íntegra para complementar as questões discutidas em aula. Um recorte possível, e que contemplará as características composicionais a ser observadas, é do início até os 7 minutos. Neste recorte, o narrador trata da vacinação contra o HPV e explica como se dá a contaminação por vírus. Após este recorte, o narrador vai explicar sobre as características do desenvolvimento dos grupos humanos, de doenças que marcaram a história de humanidade, como a peste negra e a varíola. Aos 23 minutos aparece no vídeo um boxe explicativo que complementa uma informação dada pelo narrador. Este recurso pode ser adicionado à lista de características do gênero. O próximo recorte necessário é a exibição do minuto 31 em diante, no qual está expressa a conclusão do narrador, sua opinião e a saudação final.
  • Sobre o narrador: Paulo Miranda Nascimento, conhecido como Pirula, é um paleontólogo, palestrante e youtuber brasileiro. Formou-se em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e é mestre (2008) e doutor (2014) em Zoologia pela USP. (Fonte: Plataforma Lattes. Disponível em:< http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127004H1>. Acesso em: 20 novembro 2018).
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Orientações:

  • Oriente os estudantes a assistir ao vídeo com atenção. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E>. Acesso em: 20 novembro 2018.
  • Sobre o narrador: Átila Iamarino é biólogo bacharelado (2006) e doutor em Microbiologia (2012) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo e pela Yale University. Atualmente é pós-doutorando da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente em evolução molecular. Faz comunicação de ciência no ScienceBlogs Brasil e no canal Nerdologia. (Fonte: Currículo Lattes, acesso em: 7/11/2018.)
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Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que digam as características comuns que perceberam nos dois vídeos.
  • Anote no quadro as respostas dos estudantes que correspondam às características composicionais do gênero.
  • Solicite aos estudantes que anotem as respostas que complementem as suas observações iniciais.
  • Espera-se que os estudantes identifiquem as seguintes características: abertura, cenário, narrador que conversa com o espectador de forma direta, geralmente olhando diretamente para a câmera, conclusão ou opinião e despedida. Vlogs ainda podem conter boxes explicativos. No caso o vlog do Pirula, primeiro vídeo, ele utiliza este recurso aos 23 minutos. Imagens/ilustrações, o mesmo vlog utiliza este recurso aos 4 minutos, ou ainda animações aos 6 minutos. Vlogs científicos, como os indicados para esta aula, costumam trazer informações complementares e fontes de pesquisa em suas descrições. Se for tecnicamente possível, mostre aos estudantes estas informações ou solicite a eles esta pesquisa.

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