14594
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Carta de leitor: Substituição de adjetivos no gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Carta de leitor: Substituição de adjetivos no gênero

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Materiais complementares:
Texto da atividade: Introdução (disponível aqui);
Texto da atividade: Desenvolvimento (disponível aqui).

- Opcionais: Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Dicionário Online (disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o texto em um documento do Google ou pelo WhatsApp (como foto). Oriente-os, através de áudios, como realizar a atividade.

Desenvolvimento
Crie um formulário com o texto (ele poderá ser inserido no formulário como foto, em formato jpeg) e as perguntas propostas nas orientações do plano. Compartilhe um áudio pelo WhatsApp com as orientações e o link para o formulário. Em seguida, compartilhe o texto lacunado em um documento do Google, individualmente, para que completem. Organize o documento de acordo com a sugestão do slide do plano.

Fechamento
Compartilhe o quadro em um documento no Google com espaços definidos, com o nome de cada aluno, para que façam as contribuições colocando suas palavras (acrescente uma coluna para o nome dos alunos). Oriente os alunos por áudio, pelo WhatsApp, conforme sugerido no plano, para a reflexão final.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero explorando outras cartas e matérias dos sites indicados nas atividades. Peça que compartilhem com o professor ou com os colegas o que acharem interessante. Quem sabe não surge a vontade de enviar uma carta para um site de revista ou jornal?

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_06SQA08

(EF03LP23) Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas