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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso dos tempos verbais no texto de lei

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre O uso dos tempos verbais no texto de lei

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Por meio de um áudio, leia o texto do slide Introdução e disponibilize-o aos alunos (envie o arquivo no grupo de WhatsApp da turma) explicando o que é a Constituição Federativa. Peça, por áudio ou por escrito, que observem as lacunas deixadas, e os oriente a completar com as palavras que julgarem mais adequadas. Quando acabarem, peça que eles enviem as repostas (por foto, e-mail ou pelo WhatsApp) e diga que as palavras que preenchem as lacunas são verbos.

Desenvolvimento
Por meio de um áudio ou mensagem de texto, leia os artigos da Constituição da atividade anterior e mostre quais verbos preenchem as lacunas. Explique que as ações dos verbos referem-se à Federação Brasileira. Depois disso, entregue o Artigo 5º da CF aos alunos (disponibilize o texto pelo WhatsApp), envie um áudio lendo o Caput do artigo em voz alta e peça que os alunos respondam às questões sugeridas no segundo slide de Desenvolvimento. Quando acabarem, peça que eles enviem as repostas (por foto, e-mail ou pelo WhatsApp). Ao final, envie um vídeo comentando as questões.

Fechamento
Envie, no grupo de WhatsApp da turma, um áudio ou mensagem de texto, e solicite aos alunos que registrem um comentário a respeito do que aprenderam na aula sobre o uso do presente como tempo verbal predominante nos textos de lei.

Convite às famílias
A família pode ajudar a discutir os textos da aula de forma colaborativa, fazendo, inclusive, pesquisas sobre os artigos de lei citados na aula.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_05SQA08

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.


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