14527
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Análise de elementos que indicam uma boa performance em Podcast de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Análise de elementos que indicam uma boa performance em Podcast de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Por meio de um áudio, peça que os alunos respondam, de acordo com as suas impressões, o que acreditam ser uma boa exposição oral frente a uma plateia. Peça que os alunos deixem as suas respostas em forma de mensagem de texto (ou áudio) no grupo de WhatsApp da turma.

Desenvolvimento
Envie aos alunos o vídeo (trecho de um seminário) disponível em materiais complementares e peça que respondam às questões referentes à performance oral do orador (entregue a eles as questões presentes no slide). Depois disso, envie a eles, por meio do grupo de WhatsApp, o podcast (materiais complementares), pedindo que o ouçam e percebam quais dos elementos cinésicos vistos no vídeo podem ser encontrados também no trecho do áudio selecionado (disponibilize a eles as perguntas do segundo slide de Desenvolvimento). Quando acabarem, convide alguns alunos a compartilhar, por áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma, as respostas da atividade. Se possível, nesse momento, faça uma atividade síncrona, via Zoom ou Google Meets, para que os alunos possam compartilhar as sua respostas, compará-las com as dos outros colegas e debater em conjunto.

Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, envie as respostas da atividade (apresente os elementos cinésicos encontrados no podcast selecionado conforme o guia disponível nos Materiais complementares do Desenvolvimento).

Convite às famílias
A família pode participar produtivamente ouvindo os textos e analisando o vídeo da aula junto com os alunos, instigando-os a respeito das perguntas feitas durante a aula. A participação dos familiares pode ser um recurso muito importante para o engajamento discente em tempos de isolamento social e atividades remotas.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_08SQA09

(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas