14525
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Características de apresentação oral em um Podcast de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Características de apresentação oral em um Podcast de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Combine com algum aluno, de forma prévia, que ele greve um pequeno vídeo apresentando oralmente algum assunto de que goste. Peça que, no início da aula, ele envie o vídeo a todos os colegas da turma. Por meio de um áudio, peça que os alunos assistam ao vídeo do colega e, baseados no que perceberam, respondam às questões: como o colega começou a sua apresentação? Em seguida, já foi possível descobrir sobre o que ele iria falar? Houve uma sequência de informações apresentadas? Como ele terminou a apresentação? Peça que os alunos deixem as suas respostas em forma de mensagem de texto (ou áudio) no grupo de WhatsApp da turma.

Desenvolvimento
Em um novo áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em grupos, criando grupos de interação no WhatsApp para que entrem em contato com os integrantes da sua equipe e trabalhem de forma colaborativa. Envie o podcast disponível em Materiais complementares, bem como a divisão dele em trechos, mostrando o intervalo de tempo para cada trecho, conforme as orientações do plano de aula. Depois, peça que os alunos façam a atividade do slide Desenvolvimento (envie a imagem do slide aos grupos por meio do WhatsApp), associando os trechos a cada parte composicional do podcast. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para compartilhar, por áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma, as respostas da atividade. Se possível, nesse momento, faça uma atividade síncrona, via Zoom ou Google Meet, na qual os alunos poderão compartilhar as sua respostas, compará-las com as dos outros colegas e debater em conjunto.

Fechamento
Para fechar a aula, envie as respostas da atividade conforme o slide Fechamento (que pode ser enviado pelo WhatsApp da turma). Envie também um áudio ou vídeo aos alunos comentando como, geralmente, uma exposição oral é introduzida nos podcasts, resgatando o que os alunos comentaram na atividade de Introdução.

Convite às famílias
A família pode participar produtivamente pesquisando podcasts de divulgação científica na internet para auxiliar os alunos a modelizar, de forma inconsciente, o gênero textual, além de ampliar o repertório deles.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_08SQA08

(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas