14317
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Condições de saúde nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre diferentes doenças e sua incidência à condições locais das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Mural virtual: Padlet.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e apresente a questão disparadora aos estudantes:

- O que preocupa na saúde das regiões Sudeste, Sul e Centro-oeste do Brasil?

Peça a eles que reflitam sobre.

Mão na massa
Envie aos estudantes as páginas 357, 359 e 360 do artigo: “Condições de saúde, acesso a serviços e fontes de pagamento, segundo inquéritos domiciliares” (disponível aqui).

Peça ao estudantes que formulem um parágrafo que responda a questão norteadora a partir dos dados apresentados no artigo.

Oriente-os a postarem os parágrafos no mural virtual no Padlet.

Para utilizar o Padlet:

1. Acesse link: colabore melhor. Seja mais produtivo. Fonte: Padlet (disponível aqui).
2. Crie uma conta básica gratuitamente.
3. Clique no botão Fazer um Padlet.
4. Selecione a opção Mural. Há várias opções de Padlet que podem te auxiliar em outras atividades. Nesta, a opção Mural é mais apropriada, pois os estudantes podem compartilhar livremente.
5. Clique duas vezes no título. Você pode editá-lo assim como a descrição, fonte e layout.
6. Clique em compartilhar. Aparecerão diversas formas, você pode escolher a mais apropriada para a turma. Uma delas é copiar o link e passar aos estudantes.
7. Uma vez que o estudante tem acesso ao link, ele pode contribuir com a criação do mural. No canto inferior direito, há um botão “+”. Ao clicar nesse botão, aparecerá uma caixa em que o estudante poderá inserir textos, links ou fotos. Oriente-o a incluir o próprio nome no título da caixa.
8. Tudo que for postado no mural aparece simultaneamente para todos que acessam o link. Crie um link para cada grupo.

Para saber mais, acesse o Tutorial Padlet. Fonte: INOVAEH (disponível aqui).

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, compartilhe o mural para que todos possam ver as respostas dos colegas e siga as orientações do plano para sistematização.

Convite às famílias
As famílias podem contribuir com a interpretação dos dados disponíveis no material de apoio.

 

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_09V&E09

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas