Professores-autores ajudam a transformar o ensino de Inglês no país

Materiais didáticos de Língua Inglesa adaptados à realidade da escola pública serão disponibilizados gratuitamente

POR:
Lídia Pécora
Crédito: Getty Images

Uma das frentes do Programa Skills for Prosperity é a produção de materiais didáticos de Inglês, liderada pela NOVA ESCOLA. O objetivo é produzir materiais que possam auxiliar na qualidade do ensino da Língua Inglesa nas escolas públicas brasileiras. As propostas dos materiais serão coerentes com a proficiência atual de alunos e professores e adaptados à realidade de cada um dos cinco estados que implementarão o piloto do Programa: Amapá (Norte), Pernambuco (Nordeste), São Paulo (Sudeste), Paraná (Sul) e Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste). 

Ao todo, 37 professores foram selecionados no primeiro semestre de 2020 para fazer parte do Time de Autores responsável pela produção dos materiais. 

Para se prepararem para a produção, os 37 professores passaram por um extenso cronograma de encontros com treinamentos, exercícios e conversas. Os encontros foram feitos de forma remota ao longo do mês de junho e abordaram temas importantes como a adaptação de conteúdos, regionalidade, diversidade e inclusão, tema de extrema relevância dentro do Programa.

Para Rodrigo Petrola, Head de Estratégia da NOVA ESCOLA, a iniciativa fortalece o educador e o ajudará a enriquecer as práticas pedagógicas de Língua Inglesa na escola pública. “Por isso, nossos materiais são escritos por professores-autores que vivenciam os desafios da sala de aula em escolas públicas e se preocupam em garantir conteúdos que efetivamente apoiem o planejamento e execução das aulas", diz.

Os materiais do Ensino Fundamental II estarão nas salas de aulas dos estados piloto no ano de 2021 e também serão disponibilizados de forma gratuita virtualmente para todo o Brasil.

O Programa Skills for Prosperity é fruto de uma parceria entre o Governo Britânico e um consórcio formado pela Fundação Lemann, NOVA ESCOLA, Instituto Reúna e British Council.