14260
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Massagem para a soneca dos bebês

POR: Djenane Martins Oliveira 30/11/2018
Código: EDI1_03UND01

1º ano / Educação Infantil

Atividade alinhada à BNCC:

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para Bebês sobre brincar de massagem antes da soneca

Resumo

ilustracao

Nesta atividade, as crianças irão fazer massagens nos amigos e em si próprias, com o apoio da professora.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, separe materiais que possam ser utilizados no momento da massagem, como: tecidos, esponjas, bolas de meia e algodão. A soneca é um momento importante na rotina dos bebês, por isso, organize o espaço para que seja tranquilo e relaxante após a atividade de massagem. Disponha colchões ou tapetes na sala, de maneira que seja possível a finalização desta atividade com o momento de descanso. Realize uma seleção prévia de músicas tranquilas. A atividade envolve momentos de relaxamento e massagem em que o bebê possa permitir o toque do professor, de outra criança e o toque em seu corpo, de maneira que seus limites e possibilidades de interação sejam respeitados. Assim, o bebê poderá experimentar o cuidado de si e com o outro.

Materiais:

Materiais diversos como tecidos de texturas variadas, esponjas, bola de meia e algodão. Colchões ou tapetes emborrachados. Mídia com música tranquila.

Espaços:

Nesta atividade o professor deverá organizar um espaço na sala de referência com colchonetes, almofadas e tapetes, delimitando um local tranquilo e relaxante para a realização da massagem. Coloque tapetes ou colchonetes lado a lado, com almofadas em cima e diminua a luminosidade. Deixe os tecidos, esponjas e bolas em um lugar próximo e de fácil acesso no momento da massagem.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês participam da massagem? Como interagem e se comunicam com o professor e com os outros bebês nesse momento?

2. Como os bebês expressam suas sensaçõesao brincar de massagem?

3. Como experimentam as possibilidades corporais da massagem?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Auxilie quando necessário, garantindo que todos os bebês estejam em atividade, conforme suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

b>1

Para a proposta é importante que haja mais de um professor em sala, de modo que todas as crianças tenham apoio. Convide os bebês para irem até os colchonetes, berços ou camas para o momento da massagem antes da soneca, que deve ocorrer de forma espontânea. Explique aos bebês que você irá fazer uma massagem para que possam relaxar e descansar tranquilamente. Inicie a brincadeira com você fazendo a massagem em algum dos bebês iniciando pelos pés, depois as mãos etc. Organize as crianças para que se acomodem tranquilamente e faça o convite para a brincadeira de massagem. Envolva todos na proposta, colocando-se como um parceiro e convide também alguma das crianças para ser seu par. Garanta que os bebês menores, que precisam de apoio, fiquem em uma posição confortável, deitando-os de barriga para cima.

2

Convide as crianças para iniciar a brincadeira de massagem. O bebê pode começar mexendo nos pés, depois no braço, na cabeça. À medida em que tenham explorado o movimento de toque em umaparte, passe para outra parte e, aos poucos, vá introduzindo as seguintes. Apoie e valide as ações e brincadeiras feitas pelos bebês. Convideas crianças para trocarem até que o professor tenha massageado todos os bebês. Coloque-se como observador, aproveite para perceber a maneira como reagem ao toque do outro, como se manifestam quando é a sua vez de realizar o toque, quais são as expressões, os gestos e os olhares. Aproveite esse momento para realizar a documentação pedagógica.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos brincar de massagem? Quem quer fazer massagem no amigo? Vou começar!

Possíveis ações das crianças:Um bebê toca no amigo, imitando o professor. Outro poderá observar as ações dos colegas.

3

Após esse momento de toque nos bebês, proponha a eles que utilizem os pedaços de tecidos de texturas diferentes, pedaços de algodão e as bolas de meia. Em pequenos grupos, convide as crianças para escolher os objetos que mais lhe interessarem e sugira que façam uma massagem em si mesmo com o objeto escolhido, no próprio pé ou na própria mão. Possibilite a livre exploração e o manuseio dos diversos objetos e materiais. Facilite essas ações, de forma que todos tenham chance de explorá-los, interagindo com os materiais de massagem.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos pegar alguns materiais para fazer a massagem e vamos descobrir que sensação nos trazem?

Possíveis ações das crianças: Nesse momento alguns bebês podem expressar sensações por meio de risadas, demonstrar satisfação com os toques ou sentir cócegas.


Para finalizar:

Para finalizar a brincadeira, convide os bebês para se deitarem no tapete ou no colchão da sala já organizada para a soneca e possibilite a continuidade do movimento de massagem inicial em partes do corpo deles. Incentive toques nas mãos, braços, pernas e costas do colega que estiver próximo, avise que a massagem está acabando, diminua a iluminação e coloque música para uma soneca tranquila.

Desdobramentos

Nas próximas vezes que realizar esta atividade junto com os bebês, a faça antes do banho com óleos vegetais: amêndoa-doce, coco, girassol e uva, terminando a atividade com um banho morno e relaxante.

Durante o momento do banho, na banheira com água morna, convide os bebês para massagearem os próprios pés, a cabeça e as pernas. Incentive-os a massagear o corpo com esponjas de cores variadas e de diferentes tamanhos explorando toques e sensações.

Engajando as famílias

Faça um bilhete para as famílias e demonstre os benefícios de uma massagem para os bebês, para que o momento possa se estender também em casa :

Sugestão de bilhete:

“ Hoje fizemos uma sessão de massagem com os bebês e gostaríamos de compartilhar com vocês os benefícios que isso pode trazer para o relaxamento e até para um sono mais tranquilo também em casa. O toque pode ser um momento ímpar de estreitamento de laços, de confiança e de afetividade. A massagem durante o banho ou antes da soneca pode ajudar muito a fortalecer a relação entre vocês e o seu bebê.A massagem deve ser agradável e divertida para as crianças, por isso, é importante observar suas reações, gestos, se o bebê ri e gosta da massagem. Procure aquecer suas mãos antes de realizar a massagem, se puder aqueça o local antes, ou o faça com o vapor do chuveiro. O aquecimento da temperatura deixará o bebê mais relaxado e menos exposto. Podem ser usados óleos de origem vegetal, como os de amêndoa, de girassol, de calêndula e de uva, eles são os mais indicados para a pele de crianças pequenas. Vá em frente e aproveite esse momento com o seu bebê.”


Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Djenane Martins Oliveira

Mentor: Adriana  Vidaletti

Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião

Campos de Experiência:  

O Eu, o nós  e o outro; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Objetivos e códigos da Base:

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

Abordagem didática: As sonecas dos bebês são momentos cotidianos imprescindíveis que possibilitam  a construção de hábitos, a prevenção de doenças e, consequentemente, a promoção da saúde e bem-estar. Ademais, por meio do olhar atento e da conversa, o vínculo afetivo é construído e o bebê. Ao ser cuidado, ele constrói uma imagem de respeito consigo e com o outro.  
Nesse sentido, as situações de cuidado, mesmo as mais velozes, como lavar as mãos, ou as mais morosas, como um banho (que podem ser acompanhadas por música ou brincadeira), devem ser planejadas para garantir  o cuidado entrelaçado com o prazer, a construção do autocuidado e a aprendizagem de bons hábitos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DESSA UNIDADE:

ATIVIDADE 01

Massagem para a soneca dos bebês

VOCÊ ESTÁ AQUI

ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA:

ATIVIDADES RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes