14226
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Cartas do leitor: compreendendo a leitura de textos midiáticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Cartas do leitor: compreendendo a leitura de textos midiáticos

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta do leitor e no campo de atuação Vida pública.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos, caso não houver disponibilidade para a projeção dos slides.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser ou não publicada.

Dificuldades antecipadas: Identificar diferenças lexicais nas cartas do leitor observadas. Identificar informações implícitas no texto.

Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 02/10/2018)

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)

https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU (Acesso em 03/10/2018)

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/ coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.

Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Divida a turma em grupos para que os alunos possam ter a oportunidade de trocar experiências e aprendizagens.
  • Projete o slide ou escreva o texto no quadro para que todos os alunos o visualizem.
  • Faça a leitura coletiva do texto com a turma. Você poderá solicitar que cada aluno leia uma parte do texto, assim todos poderão participar da leitura.
  • Lance perguntas para a turma:

  • Onde foi escrita esta carta? (Espera-se que os alunos respondam que esta carta foi escrita em Paranavaí-PR. Se eles não chegarem a esta conclusão peça para que retornem ao texto e percebam qual é a primeira coisa que vem escrita na carta. Pergunte aos alunos: Qual é o nome do lugar que está escrito após o nome do leitor? Na sua opinião, por que esse nome vem escrito em cima?)
  • Qual é o assunto desta carta? (Espera-se que os alunos respondam que nesta carta há uma sugestão de um menino para uma história da Turma da Mônica. Se eles não chegarem a esta conclusão peça que retornem ao texto e procurem encontrar o assunto depois da saudação. O que o autor da carta fala depois da saudação? Por que ele falou isso?)
  • A quem destinou-se esta carta? (Espera-se que os alunos respondam que esta carta destinou-se à revista Turma da Mônica. Pode ser que eles não cheguem a esta conclusão, então pergunte aos alunos: Quem lerá esta carta? Onde esta carta foi publicada?
  • Quem é o autor desta carta do leitor que foi enviada para a revista Turma da Mônica? (Espera-se que os alunos respondam que esta carta foi escrita por Rodrigo Vizalli. Se os alunos não chegarem a esta informação, peça para que retornem ao texto e leia a primeira frase do texto. Depois pergunte aos alunos: De quem o texto está falando? Quem sugere a história?)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou marque estes trechos no texto escrito no quadro.
  • Pergunte para a turma: Como poderíamos fazer para que este texto ficasse mais agradável de ler? Permita que os alunos levantem hipóteses, até chegarem à conclusão que poderiam substituir algumas palavras por sinônimos ou pronomes e poderiam tirar algumas informações, que se repetem.)
  • Pergunte para a turma: Por qual palavra ou expressão poderíamos substituir:
  • Turma da Mônica - Os alunos poderão substituir por Turma, apenas, ou por essa Turma.
  • O Cascão - Os alunos poderão substituir por: ele.
  • Esconder - Os alunos poderão substituir por: proteger, abrigar.
  • Então - Os alunos poderão substituir por: por isso, assim.

3. Se achar necessário, peça que os alunos utilizem o dicionário.

4. Peça que os alunos reescrevam a carta do leitor, escrita por Rodrigo, no caderno, com as substituições feitas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva o enunciado no quadro, depois peça que os alunos copiem no caderno.
  • Peça que os alunos escrevam o exemplo da carta do leitor de Rodrigo, depois de ser publicada:
    Se Rodrigo tivesse escrito a carta deste jeito, como ela ficaria depois de ser publicada? Teria o local e data? E as palavras repetidas, se manteriam? ( Espera-se que os alunos concluam que a carta depois de publicada não teria a data e o local vem acompanhado do nome. Também espera-se que os alunos percebam que as palavras repetidas seriam substituídas por sinônimos, para que o texto ficasse mais atraente e prazeroso de ler.)
  • Pergunte para a turma quais diferenças perceberam na carta original, publicada na revista, no exemplo da carta escrita por Rodrigo e no exemplo da carta publicada. (Se os alunos não encontrarem diferenças, Pergunte para a turma em qual carta podemos perceber repetições de palavras. Esta seria uma diferença? Será que há repetições de informações? Espera-se que o aluno perceba que no exemplo da carta escrita por Rodrigo houveram repetições de palavras)
  • Pergunte para a turma: Qual o texto foi mais agradável de ler. Por que acham isso? (Espera-se que os alunos percebam que a carta publicada, que não houveram repetições de palavras, foi mais agradável de ler).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete ou leia para os alunos o slide.
  • Peça que um aluno de cada grupo leia o exemplo da carta do leitor de Rodrigo, depois peça que outro aluno, leia a carta do leitor, com as substituições feitas. Assim, você, professor, poderá fazer as intervenções que julgar necessárias.
  • Crie com os alunos uma conclusão da aula, levando-os a refletir sobre a escrita e por que devemos atribuir sinônimos, algumas vezes, às palavras ou expressões, no texto; por que é importante a não repetição de palavras num texto. (Espera-se que os alunos concluam que algumas vezes substituir palavras por sinônimos é muito importante, para que o texto se torne mais agradável de ler, para que não repitamos palavras e o texto conter coesão)
  • Se achar necessário, retome as discussões sobre a função da carta do leitor, a utilização do dicionário, sistematizando a aula.
  • Anote a conclusão dos alunos, no quadro e peça que anotem no caderno.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta do leitor e no campo de atuação Vida pública.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos, caso não houver disponibilidade para a projeção dos slides.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser ou não publicada.

Dificuldades antecipadas: Identificar diferenças lexicais nas cartas do leitor observadas. Identificar informações implícitas no texto.

Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 02/10/2018)

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)

https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU (Acesso em 03/10/2018)

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/ coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.

Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Divida a turma em grupos para que os alunos possam ter a oportunidade de trocar experiências e aprendizagens.
  • Projete o slide ou escreva o texto no quadro para que todos os alunos o visualizem.
  • Faça a leitura coletiva do texto com a turma. Você poderá solicitar que cada aluno leia uma parte do texto, assim todos poderão participar da leitura.
  • Lance perguntas para a turma:

  • Onde foi escrita esta carta? (Espera-se que os alunos respondam que esta carta foi escrita em Paranavaí-PR. Se eles não chegarem a esta conclusão peça para que retornem ao texto e percebam qual é a primeira coisa que vem escrita na carta. Pergunte aos alunos: Qual é o nome do lugar que está escrito após o nome do leitor? Na sua opinião, por que esse nome vem escrito em cima?)
  • Qual é o assunto desta carta? (Espera-se que os alunos respondam que nesta carta há uma sugestão de um menino para uma história da Turma da Mônica. Se eles não chegarem a esta conclusão peça que retornem ao texto e procurem encontrar o assunto depois da saudação. O que o autor da carta fala depois da saudação? Por que ele falou isso?)
  • A quem destinou-se esta carta? (Espera-se que os alunos respondam que esta carta destinou-se à revista Turma da Mônica. Pode ser que eles não cheguem a esta conclusão, então pergunte aos alunos: Quem lerá esta carta? Onde esta carta foi publicada?
  • Quem é o autor desta carta do leitor que foi enviada para a revista Turma da Mônica? (Espera-se que os alunos respondam que esta carta foi escrita por Rodrigo Vizalli. Se os alunos não chegarem a esta informação, peça para que retornem ao texto e leia a primeira frase do texto. Depois pergunte aos alunos: De quem o texto está falando? Quem sugere a história?)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou marque estes trechos no texto escrito no quadro.
  • Pergunte para a turma: Como poderíamos fazer para que este texto ficasse mais agradável de ler? Permita que os alunos levantem hipóteses, até chegarem à conclusão que poderiam substituir algumas palavras por sinônimos ou pronomes e poderiam tirar algumas informações, que se repetem.)
  • Pergunte para a turma: Por qual palavra ou expressão poderíamos substituir:
  • Turma da Mônica - Os alunos poderão substituir por Turma, apenas, ou por essa Turma.
  • O Cascão - Os alunos poderão substituir por: ele.
  • Esconder - Os alunos poderão substituir por: proteger, abrigar.
  • Então - Os alunos poderão substituir por: por isso, assim.

3. Se achar necessário, peça que os alunos utilizem o dicionário.

4. Peça que os alunos reescrevam a carta do leitor, escrita por Rodrigo, no caderno, com as substituições feitas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva o enunciado no quadro, depois peça que os alunos copiem no caderno.
  • Peça que os alunos escrevam o exemplo da carta do leitor de Rodrigo, depois de ser publicada:
    Se Rodrigo tivesse escrito a carta deste jeito, como ela ficaria depois de ser publicada? Teria o local e data? E as palavras repetidas, se manteriam? ( Espera-se que os alunos concluam que a carta depois de publicada não teria a data e o local vem acompanhado do nome. Também espera-se que os alunos percebam que as palavras repetidas seriam substituídas por sinônimos, para que o texto ficasse mais atraente e prazeroso de ler.)
  • Pergunte para a turma quais diferenças perceberam na carta original, publicada na revista, no exemplo da carta escrita por Rodrigo e no exemplo da carta publicada. (Se os alunos não encontrarem diferenças, Pergunte para a turma em qual carta podemos perceber repetições de palavras. Esta seria uma diferença? Será que há repetições de informações? Espera-se que o aluno perceba que no exemplo da carta escrita por Rodrigo houveram repetições de palavras)
  • Pergunte para a turma: Qual o texto foi mais agradável de ler. Por que acham isso? (Espera-se que os alunos percebam que a carta publicada, que não houveram repetições de palavras, foi mais agradável de ler).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete ou leia para os alunos o slide.
  • Peça que um aluno de cada grupo leia o exemplo da carta do leitor de Rodrigo, depois peça que outro aluno, leia a carta do leitor, com as substituições feitas. Assim, você, professor, poderá fazer as intervenções que julgar necessárias.
  • Crie com os alunos uma conclusão da aula, levando-os a refletir sobre a escrita e por que devemos atribuir sinônimos, algumas vezes, às palavras ou expressões, no texto; por que é importante a não repetição de palavras num texto. (Espera-se que os alunos concluam que algumas vezes substituir palavras por sinônimos é muito importante, para que o texto se torne mais agradável de ler, para que não repitamos palavras e o texto conter coesão)
  • Se achar necessário, retome as discussões sobre a função da carta do leitor, a utilização do dicionário, sistematizando a aula.
  • Anote a conclusão dos alunos, no quadro e peça que anotem no caderno.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano