Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta do leitor e no campo de atuação Vida pública.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos, caso não houver disponibilidade para a projeção dos slides.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser ou não publicada.
Dificuldades antecipadas: Identificar diferenças lexicais nas cartas do leitor observadas. Identificar informações implícitas no texto.
Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 02/10/2018)
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)
https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU (Acesso em 03/10/2018)
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/ coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.
Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou marque estes trechos no texto escrito no quadro.
- Pergunte para a turma: Como poderíamos fazer para que este texto ficasse mais agradável de ler? Permita que os alunos levantem hipóteses, até chegarem à conclusão que poderiam substituir algumas palavras por sinônimos ou pronomes e poderiam tirar algumas informações, que se repetem.)
- Pergunte para a turma: Por qual palavra ou expressão poderíamos substituir:
- Turma da Mônica - Os alunos poderão substituir por Turma, apenas, ou por essa Turma.
- O Cascão - Os alunos poderão substituir por: ele.
- Esconder - Os alunos poderão substituir por: proteger, abrigar.
- Então - Os alunos poderão substituir por: por isso, assim.
3. Se achar necessário, peça que os alunos utilizem o dicionário.
4. Peça que os alunos reescrevam a carta do leitor, escrita por Rodrigo, no caderno, com as substituições feitas.