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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Receita: identificação dos elementos compositores do gênero.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita: identificação dos elementos compositores do gênero.

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), ficha de atividade impressa, tesoura, cola, cartolina ou papel craft.

Informações sobre o gênero: A receita culinária é um texto injuntivo/instrucional cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a ser seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma dos textos.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p. 127 - 142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental/organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em: 30/7/2018).

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em: 30/7/2018).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando e descobrindo algumas informações importantes sobre este gênero textual.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1. Comente com os alunos que irão participar do desafio da Frase maluca. Explique que você escreverá algumas frases no quadro (uma por vez):

PIQUE A BANANA E DESCASQUE-A.

TIRE O CAROÇO E CORTE A MANGA AO MEIO.

BATA O OVO E RETIRE A GEMA.

BEBA GELADO E COLOQUE NA GELADEIRA.

CORTE O TOMATE EM RODELAS E DEPOIS LAVE.

2. Solicite que realizem a leitura silenciosa da frase apresentada. Em seguida, promova uma discussão sobre o porquê dela ser considerada uma “frase maluca”.

3. Proponha à turma que reelabore coletivamente a frase, dando sentido e coerência a ela. Anote no quadro a resposta dada.

4. Lance alguns questionamentos:

- O que vocês perceberam de “estranho” nas frases apresentadas? (Espera-se que percebam que a ordem das ações estão trocadas.)

- Seria possível realizar as ações solicitadas nas frases malucas? Por quê? (Espera-se que afirmem que não.)

- Quantas ações há em cada frase? Vamos grifá-las nas frases organizadas no quadro? (Espera-se que percebam que há duas ações em cada frase: pique e descasque/tire e corte/bata e retire/beba e coloque/corte e lave.)

- Vocês já viram estes tipos de frase escritas em qual texto? (Espera-se que relacionem tais frases às receitas culinárias.)

5. Converse com os alunos acerca da importância de organizar as ações na ordem em que elas devem ocorrer, a fim de garantirmos que o resultado saia conforme o esperado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1. Com auxílio de data show, projete para a turma o texto Pipoquinha de cor. Na impossibilidade de projeção, faça uso da impressão do texto ou da transcrição do mesmo no quadro.

2. Solicite que realizem a leitura silenciosa a fim de estabelecer o primeiro contato com o texto.

3. Instigue os alunos na análise coletiva do texto, lançando questões orais como:

- Que gênero textual é este? (Espera-se que reconheçam o gênero textual Receita culinária.)

- Quais “pistas” levaram vocês a concluir que se trata de uma receita? (Espera-se que observem que há ingredientes e explicações do Modo de preparo.)

- Receitas culinárias têm título? Onde eles se localizam? (Espera-se que afirmem que os títulos se localizam no início do texto.)

- E, neste caso, onde está localizado o título? (Espera-se que localizem o título Pipoquinha de cor no final do texto.)

- Para iniciar a elaboração de uma receita, o que precisamos ter à disposição? (Espera-se que avaliem que é necessário ter à disposição todos os ingredientes que serão usados.)

- Quais são os ingredientes necessários para a elaboração desta receita? (Espera-se que listem: açúcar, óleo, anilina e milho de pipoca.)

- Como os ingredientes precisam estar organizados em uma receita culinária? (Espera-se que citem que os ingredientes devem ser organizados em forma de lista.)

- Basta ter os ingredientes certos para conseguirmos realizar corretamente a receita? (Espera-se que observem que as informações trazidas no Modo de preparo são fundamentais para que a receita seja feita com sucesso.)

- Quantos “passos” devem ser seguidos para que a Pipoquinha de cor seja realizada? (Espera-se que visualizem que são cinco passos a ser seguidos.)

- Estes “passos” estão descritos na ordem em que devem ser realizados? (Espera-se que comentem que o Modo de preparo não está descrito na ordem correta de execução.)

- O que poderá acontecer se não seguirmos os “passos” na ordem correta? (Espera-se que afirmem que a receita poderá não ser realizada com sucesso.)

4. Conclua esta análise deixando claro aos alunos que o texto apresentado se trata de uma receita culinária que precisa ser reorganizada por eles.

Materiais complementares: Para impressão da ficha de atividade sobre o texto Pipoquinha de cor, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Proponha no quadro a elaboração coletiva de um esquema que possa ajudá-los nesta tarefa, deixando claro que deverão seguir a diagramação específica deste gênero: Título, Ingredientes e Modo de fazer.

2. Organize os alunos em duplas produtivas para realizarem a atividade de texto fatiado. Para tanto, projete ou escreva no quadro a comanda da atividade e faça a leitura para os alunos.

3. Distribua fichas (impressas e recortadas) da receita Pipoquinha de cor para que montem sobre a carteira o texto na ordem correta.

4. Circule entre as duplas para se certificar de que a atividade está sendo desenvolvida conforme o esperado. Aproveite o momento para ir verificando junto aos alunos se estão organizando o texto corretamente, auxiliando-os nesta tarefa se necessário. Levante alguns questionamentos que os levem a refletir sobre o trabalho desenvolvido, fazendo-os relembrar a ordem em que os blocos de informações devem aparecer, bem como a sequência coerente do passo a passo a ser seguido.

Material complementar: Para impressão do texto fatiado (fichas) da receita Pipoquinha de cor, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Projete o texto original Pipoquinha de cor para apreciação e conferência da turma. Se não houver possibilidade de projeção, transcreva o texto no quadro ou apresente-o na versão impressa.

2. Realize a leitura para os alunos e questione-os acerca da organização da lista de ingredientes, a fim de observar se mantiveram (ou não) a ordem apresentada na receita original.

3. Proporcione um momento de reflexão acerca deste fato levantado, observando com a turma que os ingredientes podem ser descritos em qualquer ordem, mas precisam sempre quantificar o que será usado.

4. Em se tratando do Modo de fazer, questione as duplas acerca da organização deste passo a passo, verificando se todas seguiram o que foi indicado no texto original.

5. Reflita com a turma sobre a importância de seguir a ordem das ações a ser efetuadas para se garantir a execução com sucesso da receita desejada.

6. Solicite a turma que faça a colagem das “tiras” do texto no caderno.

Material complementar: Clique aqui para impressão do texto Pipoquinha de cor (Luciane Lopes, professora-autora do Time de Autores de Língua Portuguesa).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

1. Proponha aos alunos a elaboração coletiva de um cartaz informativo da diagramação específica de uma receita culinária. Assim, retome oralmente o trabalho de reorganização do texto Pipoquinha de cor.

2. Auxilie os alunos na organização das ideias apresentadas, deixando explicitadas informações como:

- A receita deve ter um título logo no início.

- O título deve ser centralizado na folha.

- Após o título devem ser descritos os ingredientes.

- Os ingredientes devem estar em forma de lista, um abaixo do outro.

- Os itens dos ingredientes não precisam estar na ordem em que serão usados.

- Depois dos ingredientes deve ser escrito o Modo de fazer.

- O Modo de fazer é composto de frases que indicam ações a ser realizadas.

- As ações devem ser executadas na ordem indicada no texto para que a receita dê certo.

3. O cartaz informativo deverá ser confeccionado em cartolina ou papel craft e ser fixado na sala de aula para posteriores consultas.

4. Encerre a aula comentando com a turma que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), ficha de atividade impressa, tesoura, cola, cartolina ou papel craft.

Informações sobre o gênero: A receita culinária é um texto injuntivo/instrucional cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a ser seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma dos textos.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p. 127 - 142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental/organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em: 30/7/2018).

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em: 30/7/2018).

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando e descobrindo algumas informações importantes sobre este gênero textual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1. Comente com os alunos que irão participar do desafio da Frase maluca. Explique que você escreverá algumas frases no quadro (uma por vez):

PIQUE A BANANA E DESCASQUE-A.

TIRE O CAROÇO E CORTE A MANGA AO MEIO.

BATA O OVO E RETIRE A GEMA.

BEBA GELADO E COLOQUE NA GELADEIRA.

CORTE O TOMATE EM RODELAS E DEPOIS LAVE.

2. Solicite que realizem a leitura silenciosa da frase apresentada. Em seguida, promova uma discussão sobre o porquê dela ser considerada uma “frase maluca”.

3. Proponha à turma que reelabore coletivamente a frase, dando sentido e coerência a ela. Anote no quadro a resposta dada.

4. Lance alguns questionamentos:

- O que vocês perceberam de “estranho” nas frases apresentadas? (Espera-se que percebam que a ordem das ações estão trocadas.)

- Seria possível realizar as ações solicitadas nas frases malucas? Por quê? (Espera-se que afirmem que não.)

- Quantas ações há em cada frase? Vamos grifá-las nas frases organizadas no quadro? (Espera-se que percebam que há duas ações em cada frase: pique e descasque/tire e corte/bata e retire/beba e coloque/corte e lave.)

- Vocês já viram estes tipos de frase escritas em qual texto? (Espera-se que relacionem tais frases às receitas culinárias.)

5. Converse com os alunos acerca da importância de organizar as ações na ordem em que elas devem ocorrer, a fim de garantirmos que o resultado saia conforme o esperado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1. Com auxílio de data show, projete para a turma o texto Pipoquinha de cor. Na impossibilidade de projeção, faça uso da impressão do texto ou da transcrição do mesmo no quadro.

2. Solicite que realizem a leitura silenciosa a fim de estabelecer o primeiro contato com o texto.

3. Instigue os alunos na análise coletiva do texto, lançando questões orais como:

- Que gênero textual é este? (Espera-se que reconheçam o gênero textual Receita culinária.)

- Quais “pistas” levaram vocês a concluir que se trata de uma receita? (Espera-se que observem que há ingredientes e explicações do Modo de preparo.)

- Receitas culinárias têm título? Onde eles se localizam? (Espera-se que afirmem que os títulos se localizam no início do texto.)

- E, neste caso, onde está localizado o título? (Espera-se que localizem o título Pipoquinha de cor no final do texto.)

- Para iniciar a elaboração de uma receita, o que precisamos ter à disposição? (Espera-se que avaliem que é necessário ter à disposição todos os ingredientes que serão usados.)

- Quais são os ingredientes necessários para a elaboração desta receita? (Espera-se que listem: açúcar, óleo, anilina e milho de pipoca.)

- Como os ingredientes precisam estar organizados em uma receita culinária? (Espera-se que citem que os ingredientes devem ser organizados em forma de lista.)

- Basta ter os ingredientes certos para conseguirmos realizar corretamente a receita? (Espera-se que observem que as informações trazidas no Modo de preparo são fundamentais para que a receita seja feita com sucesso.)

- Quantos “passos” devem ser seguidos para que a Pipoquinha de cor seja realizada? (Espera-se que visualizem que são cinco passos a ser seguidos.)

- Estes “passos” estão descritos na ordem em que devem ser realizados? (Espera-se que comentem que o Modo de preparo não está descrito na ordem correta de execução.)

- O que poderá acontecer se não seguirmos os “passos” na ordem correta? (Espera-se que afirmem que a receita poderá não ser realizada com sucesso.)

4. Conclua esta análise deixando claro aos alunos que o texto apresentado se trata de uma receita culinária que precisa ser reorganizada por eles.

Materiais complementares: Para impressão da ficha de atividade sobre o texto Pipoquinha de cor, clique aqui.

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Orientações:

1. Proponha no quadro a elaboração coletiva de um esquema que possa ajudá-los nesta tarefa, deixando claro que deverão seguir a diagramação específica deste gênero: Título, Ingredientes e Modo de fazer.

2. Organize os alunos em duplas produtivas para realizarem a atividade de texto fatiado. Para tanto, projete ou escreva no quadro a comanda da atividade e faça a leitura para os alunos.

3. Distribua fichas (impressas e recortadas) da receita Pipoquinha de cor para que montem sobre a carteira o texto na ordem correta.

4. Circule entre as duplas para se certificar de que a atividade está sendo desenvolvida conforme o esperado. Aproveite o momento para ir verificando junto aos alunos se estão organizando o texto corretamente, auxiliando-os nesta tarefa se necessário. Levante alguns questionamentos que os levem a refletir sobre o trabalho desenvolvido, fazendo-os relembrar a ordem em que os blocos de informações devem aparecer, bem como a sequência coerente do passo a passo a ser seguido.

Material complementar: Para impressão do texto fatiado (fichas) da receita Pipoquinha de cor, clique aqui.

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Orientações:

1. Projete o texto original Pipoquinha de cor para apreciação e conferência da turma. Se não houver possibilidade de projeção, transcreva o texto no quadro ou apresente-o na versão impressa.

2. Realize a leitura para os alunos e questione-os acerca da organização da lista de ingredientes, a fim de observar se mantiveram (ou não) a ordem apresentada na receita original.

3. Proporcione um momento de reflexão acerca deste fato levantado, observando com a turma que os ingredientes podem ser descritos em qualquer ordem, mas precisam sempre quantificar o que será usado.

4. Em se tratando do Modo de fazer, questione as duplas acerca da organização deste passo a passo, verificando se todas seguiram o que foi indicado no texto original.

5. Reflita com a turma sobre a importância de seguir a ordem das ações a ser efetuadas para se garantir a execução com sucesso da receita desejada.

6. Solicite a turma que faça a colagem das “tiras” do texto no caderno.

Material complementar: Clique aqui para impressão do texto Pipoquinha de cor (Luciane Lopes, professora-autora do Time de Autores de Língua Portuguesa).

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

1. Proponha aos alunos a elaboração coletiva de um cartaz informativo da diagramação específica de uma receita culinária. Assim, retome oralmente o trabalho de reorganização do texto Pipoquinha de cor.

2. Auxilie os alunos na organização das ideias apresentadas, deixando explicitadas informações como:

- A receita deve ter um título logo no início.

- O título deve ser centralizado na folha.

- Após o título devem ser descritos os ingredientes.

- Os ingredientes devem estar em forma de lista, um abaixo do outro.

- Os itens dos ingredientes não precisam estar na ordem em que serão usados.

- Depois dos ingredientes deve ser escrito o Modo de fazer.

- O Modo de fazer é composto de frases que indicam ações a ser realizadas.

- As ações devem ser executadas na ordem indicada no texto para que a receita dê certo.

3. O cartaz informativo deverá ser confeccionado em cartolina ou papel craft e ser fixado na sala de aula para posteriores consultas.

4. Encerre a aula comentando com a turma que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.

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