14158
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui). 

Introdução
Compartilhe a imagem e as perguntas pelo WhatsApp, ou crie um mural no Padlet para que cada aluno possa responder por escrito ou oralmente às questões e as respostas possam ser acessadas por todos. Faça com que esse momento tenha participação coletiva.

Desenvolvimento
Crie e compartilhe um documento no Google com cada aluno, com o quadro dividido em quatro partes, como proposto no plano, e com as perguntas. Oriente os alunos por áudio, pelo WhatsApp, dizendo que você enviará quatro links com textos e vídeo sugeridos no plano, e eles deverão preencher o quadro que você compartilhou com as respostas.

Fechamento
Volte ao mural com as hipóteses iniciais e oriente os alunos a incluírem um post-it com o que aprenderam realizando a atividade. Converse com eles pelo WhatsApp ou pelo mural, comentando as respostas e comparando-as com as hipóteses levantadas na atividade da introdução, de acordo com a orientação do plano.

Convite às famílias
Convide os familiares a realizarem receitas com a ajuda da criança. Essas receitas podem ser pesquisadas na internet ou em cadernos de receitas, e a criança pode ajudar separando os ingredientes e ajudando no Modo de Preparo. Peça, se possível, que tirem fotos desses momentos e, se quiserem, compartilhem pelo WhatsApp.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_01SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas