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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificando a forma composicional do gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Identificando a forma composicional do gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica / Vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Textos trazidos pelos estudantes (devem ser solicitados previamente).

Reportagens: disponíveis aqui

Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina? 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E>.

Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes devem estar familiarizados com vlogs produzidos para entretenimento, esses geralmente têm por base a opinião de seu produtor e do senso comum. Para a análise dos vlogs científicos, é necessário considerar sua natureza multimodal e a necessidade do rigor científico, mesmo em ambiente mais informal. Provavelmente, os alunos sentirão dificuldades em lidar com as diferentes semioses que compõem os gêneros explorados, porém, é preciso sempre ressaltar a importância dos diferentes modos que permitem a construção de sentidos.

Referências sobre o assunto:

FUKUI, Ana; GIERING, Maria Eduarda. A sedução da ausência: o texto e a epistemologia da ciência. ResearchGate. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA>.

GIERING, Maria Eduarda. O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. vol.11 no.2 .São Paulo Mai./Ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. Coleção aprender e ensinar com textos; v.5. São Paulo: Cortez, 2000. P. 229 - 253.

MOTTA-ROTH, D.; MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 273 -300.

Gêneros:

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

CHC – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/

Blogs de ciência da UNICAMP: https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Palesta Colec UFMG: https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema de aula e questione os estudantes sobre o que eles entendem sobre vozes do texto.
  • Recomendamos a leitura da obra Ler e compreender: os sentidos do texto, de autoria de Ingedore Koch e Vanda Maria Elias, em que as autoras apresentam o conceito de intertextualidade que, para elas, é “Em sentido amplo, a intertextualidade se faz presente em todo e qualquer texto, como componente decisivo de suas condições de produção. Isto é, ela é condição mesma da existência de textos, já que há sempre um já-dito, prévio a todo dizer. Segundo J. Kristeva, criadora do termo, todo texto é um mosaico de citações, de outros dizeres que o antecederam e lhe deram origem.” (p.86)

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Faça os questionamentos presentes no slide aos estudantes. Espera-se que eles respondam que as reportagens são compostas por textos com letras de diferentes tamanhos e cores, imagens, animações, gráficos, entre outros e que os vlogs podem apresentar narrador, imagens estáticas, imagens em movimento, textos com diferentes tamanhos e cores de letras.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente os estudantes para que se organizem em pequenos grupos de no máximo quatro componentes. Metade da turma fará a investigação das características composicionais da reportagem e os outros o vlog, com ênfase nas evidências de diferentes vozes dentro do texto e na intertextualidade.
  • Distribua as reportagens aos grupos, essas podem ser os textos trazidos pelo estudantes ou uma das reportagens sugeridas para esta aula, presentes também no material disponível para impressão (aqui). Os grupos que investigarão a forma composicional do vlog podem ser orientados para o assistir previamente ou o vídeo pode ser exibido aos grupos nesse momento.
  • Solicite aos grupos que orientem suas investigações por meio das questões exibidas no slide, as conclusões devem ser anotadas nos cadernos para posteriormente serem compartilhadas com os demais colegas da turma.
  • Na segunda questão as respostas possíveis para a reportagem são: uso de aspas, segundo o entrevistado, segundo fulano, etc. Na terceira questão as possibilidades são o discurso direto e indireto. Na análise do vlog leve os estudantes a perceberem que a grande quantidade de referências a outros textos, estudos, pesquisas são evidências de intertextualidade, pois os textos sempre se referem a outros textos seja de forma implícita ou explícita.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os estudantes para elegerem um orador por grupo, este fará uma breve exposição das conclusões a que o grupo chegou, lembrando que essa exposição deve se reportar ao tema da aula, “As diferentes vozes do texto”.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica / Vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Textos trazidos pelos estudantes (devem ser solicitados previamente).

Reportagens: disponíveis aqui

Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina? 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E>.

Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes devem estar familiarizados com vlogs produzidos para entretenimento, esses geralmente têm por base a opinião de seu produtor e do senso comum. Para a análise dos vlogs científicos, é necessário considerar sua natureza multimodal e a necessidade do rigor científico, mesmo em ambiente mais informal. Provavelmente, os alunos sentirão dificuldades em lidar com as diferentes semioses que compõem os gêneros explorados, porém, é preciso sempre ressaltar a importância dos diferentes modos que permitem a construção de sentidos.

Referências sobre o assunto:

FUKUI, Ana; GIERING, Maria Eduarda. A sedução da ausência: o texto e a epistemologia da ciência. ResearchGate. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA>.

GIERING, Maria Eduarda. O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. vol.11 no.2 .São Paulo Mai./Ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. Coleção aprender e ensinar com textos; v.5. São Paulo: Cortez, 2000. P. 229 - 253.

MOTTA-ROTH, D.; MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 273 -300.

Gêneros:

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

CHC – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/

Blogs de ciência da UNICAMP: https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Palesta Colec UFMG: https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema de aula e questione os estudantes sobre o que eles entendem sobre vozes do texto.
  • Recomendamos a leitura da obra Ler e compreender: os sentidos do texto, de autoria de Ingedore Koch e Vanda Maria Elias, em que as autoras apresentam o conceito de intertextualidade que, para elas, é “Em sentido amplo, a intertextualidade se faz presente em todo e qualquer texto, como componente decisivo de suas condições de produção. Isto é, ela é condição mesma da existência de textos, já que há sempre um já-dito, prévio a todo dizer. Segundo J. Kristeva, criadora do termo, todo texto é um mosaico de citações, de outros dizeres que o antecederam e lhe deram origem.” (p.86)

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Faça os questionamentos presentes no slide aos estudantes. Espera-se que eles respondam que as reportagens são compostas por textos com letras de diferentes tamanhos e cores, imagens, animações, gráficos, entre outros e que os vlogs podem apresentar narrador, imagens estáticas, imagens em movimento, textos com diferentes tamanhos e cores de letras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente os estudantes para que se organizem em pequenos grupos de no máximo quatro componentes. Metade da turma fará a investigação das características composicionais da reportagem e os outros o vlog, com ênfase nas evidências de diferentes vozes dentro do texto e na intertextualidade.
  • Distribua as reportagens aos grupos, essas podem ser os textos trazidos pelo estudantes ou uma das reportagens sugeridas para esta aula, presentes também no material disponível para impressão (aqui). Os grupos que investigarão a forma composicional do vlog podem ser orientados para o assistir previamente ou o vídeo pode ser exibido aos grupos nesse momento.
  • Solicite aos grupos que orientem suas investigações por meio das questões exibidas no slide, as conclusões devem ser anotadas nos cadernos para posteriormente serem compartilhadas com os demais colegas da turma.
  • Na segunda questão as respostas possíveis para a reportagem são: uso de aspas, segundo o entrevistado, segundo fulano, etc. Na terceira questão as possibilidades são o discurso direto e indireto. Na análise do vlog leve os estudantes a perceberem que a grande quantidade de referências a outros textos, estudos, pesquisas são evidências de intertextualidade, pois os textos sempre se referem a outros textos seja de forma implícita ou explícita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os estudantes para elegerem um orador por grupo, este fará uma breve exposição das conclusões a que o grupo chegou, lembrando que essa exposição deve se reportar ao tema da aula, “As diferentes vozes do texto”.

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