Atividade para impressão - Exercício
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo o gênero do discurso infográfico
Plano 1 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a aula aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Um infográfico estático impresso que circule em suportes como revistas, jornais e livros didáticos; tabelas e gráficos e sala de informática para assistir a um infográfico animado/em movimento. Caso não seja possível imprimir infográfico, tabela e imagem, você pode projetá-los. Se a escola não disponibilizar de sala de informática, é possível mostrar o infográfico animado em um computador ou notebook ou projetá-lo.
Sugestões de links para infográficos, tabela e gráfico:
Gráfico disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18384-pnad-c-trabalho-infantil-noticia.html.
Infográfico animado “Entenda como o zika deu a volta ao mundo”, disponível em: https://tvuol.uol.com.br/video/entenda-como-a-zika-deu-a-volta-ao-mundo-04024D9A3570DC816326.
Infográfico estático de divulgação científica, “Como vivem os esquimós”. Disponível em: <http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html >.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em compreender o contexto de produção dos infográficos e em perceber as diferenças entre os textos propostos para análise.
Referências sobre o assunto:
DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm
https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905
http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf
http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. Este gênero representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e as explicações.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente o gênero do discurso que será estudado para os alunos. Com o objetivo de levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, faça as seguintes perguntas:
- Vocês já leram um infográfico?
- Em que suporte eles pode aparecer?
- Em que contexto e situações ele é lido?
- Por ser um momento de sondagem, a conversa pode ser mais livre, sem preocupações com questões técnicas do gênero.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Disponibilize os alunos em duplas para garantir interação entre eles.
- Inicie a aula com a apresentação de um infográfico estático e um animado, indicados no material complementar, e solicite que os alunos observem-nos.
- Promova uma conversa orientada pelas perguntas do slide. Este é um momento de levantamento de conhecimentos prévios e de chamar a atenção dos alunos para o objeto de estudo.
Material complementar: Infográfico animado “Entenda como o zika deu a volta ao mundo”, disponível em: https://tvuol.uol.com.br/video/entenda-como-a-zika-deu-a-volta-ao-mundo-04024D9A3570DC816326.
Infográfico estático de divulgação científica, “Como vivem os esquimós”. Disponível em: <http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html >.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos uma tabela e um gráfico (sugeridos no material complementar) e proponha-lhes um desafio: que eles descubram as semelhanças e as diferenças entre estes dois textos e os infográficos, anotando-as no caderno.
- Na sequência, retome o infográfico estático e o animado apresentados inicialmente. Explique aos alunos sobre a importância das condições de produção para que possamos entender um texto. Sugerimos foco no seguinte: O que foi produzido; quem produziu o gênero; qual o papel social de quem produziu o gênero; imagem que o autor passa de si mesmo; quem são os interlocutores possíveis; papel social dos interlocutores; locais onde o gênero circula; quando foi publicado; qual objetivo; quais os conteúdos temáticos. Sugerimos que seja feito um exercício, em duplas, contemplando as perguntas presentes no slide. Tais perguntas podem ser anotadas no quadro. Comente, na questão 5, que os gêneros multimodais são compostos de diferentes modos semióticos, tais como cores, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas.
- Solicite que os alunos reúnam-se para formar uma Roda de conversa e peça que as duplas socializem suas respostas. Aproveite esse momento para que os alunos comparem suas respostas e completem-nas ou tirem suas dúvidas, quando necessário.
Materiais complementares:
Gráfico disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18384-pnad-c-trabalho-infantil-noticia.html.
O gráfico e a tabela são apenas sugestão e podem ser substituídos por outros, caso considere mais adequado.
Para acessar as respostas das questões sugeridas para explorar na orientação 2, acesse este link.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Depois de fazer a reflexão da atividade anterior, é necessário garantir aos alunos que eles tenham um contato maior com outros infográficos. Desta forma, eles poderiam se familiarizar ainda mais com a leitura deste gênero. Por exemplo, alguns estudiosos sobre o gênero defendem que há dois propósitos para o uso do infográfico, um de caráter jornalístico e outro de caráter didático (de divulgação científica e tecnológica). O infográfico jornalístico é utilizado para complementar a informação de uma notícia ou reportagem e geralmente explicar um fato trazido nestes textos. Já o infográfico de caráter didático apresenta-se desvinculado de uma reportagem ou notícia. Você pode consultar exemplos de infográficos jornalístico e didático no artigo disponibilizado aqui.
- Distribua aos alunos o modelo de folha para impressão disponibilizada nos materiais complementares. Solicite que registrem o que aprenderam sobre os infográficos na folha, recolha para que você possa ler as respostas dos alunos e, quando devolvê-las, solicite-lhes que a colem no caderno. Assim, poderão retomar as respostas sempre que houver necessidade.
Materiais complementares: Para imprimir a proposta da atividade, acesse o link aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Conhecendo o gênero infográfico
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e apresente-lhes o gênero infográfico. Nesse contato, explique que nas próximas aulas eles estudarão o gênero infográfico e faça uma sondagem usando as perguntas do slide de introdução do plano. Envie aos alunos também os dois infográficos indicados na introdução do plano, o animado e o estático. Solicite que explorem os links, observem e respondam às questões propostas no slide. Estabeleça um prazo curto para que respondam às questões da sondagem dos conhecimentos prévios e enviem as respostas a você. Após recebê-las, faça uma devolutiva comentando por áudio as respostas.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o infográfico e a tabela sugeridos no slide de desenvolvimento, ou outros escolhidos por você para esta aula, e as questões apresentadas no slide. Oriente-os a se organizar em duplas para interagirem virtualmente e trocarem ideias. Estabeleça um prazo para realização e entrega das respostas.
Se possível, organize um encontro síncrono para que os alunos socializem suas respostas. Caso contrário, organize uma devolutiva comentando-as. Nessa devolutiva, reforce os aspectos do gênero infográfico, conforme as orientações do plano de aula original: o que foi produzido; quem produziu o infográfico; qual o papel social de quem o produziu; qual o papel dos interlocutores; em quais locais o gênero circula; quais conteúdos temáticos podem ser trabalhados no infográfico e como se constituem os infográficos multimodais.
Fechamento: O que você aprendeu sobre os infográficos?
Selecione outros infográficos animados ou estáticos e envie aos alunos para serem apreciados. Peça, então, que os alunos escrevam um parágrafo comentando o que aprenderam sobre infográficos e enviem a você.
Convite às famílias
Estimule os alunos a apresentar aos familiares os infográficos estáticos e animados para conversarem sobre esse gênero e sua intencionalidade. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.