Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.
Materiais necessários: Cartaz com frutas e imagens trazidas pelas crianças.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Retome com as crianças a tarefa de casa da aula anterior, na qual deveriam pesquisar outras frutas para completar a lista, trazendo imagens de frutas que começam com as letras do alfabeto que estavam faltando. Anuncie:
- Vocês se lembraram de trazer mais frutas para o nosso “pomar”?
- Precisávamos encontrar frutas que começassem com quais letras mesmo?
- Produza um cartaz como o do modelo do arquivo indicado em materiais complementares.
- Apresente o cartaz, que já deve estar exposto no mural, e peça para as crianças localizarem as letras para as quais tinham de pesquisar frutas.
Materiais complementares:
Clique aqui para acessar o modelo de cartaz.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Incentive as crianças a mostrarem o resultado de suas pesquisas. Solicite a um voluntário apresentar a fruta que encontrou (pode ser somente a imagem ou a imagem acompanhada do nome da fruta).
- Quem trouxe uma fruta para nosso “pomar”?
- Com que letra o nome dela começa?
- Que fruta é essa?
- Todos conhecem?
- Convide o aluno que trouxe uma imagem a indicar onde deve acrescentar sua fruta no cartaz com o alfabetário das frutas. Cole a imagem e escreva o nome da fruta. Se houver frutas repetidas ou com iniciais iguais, agrupe-as.
- Depois que todas as crianças apresentarem as imagens que trouxeram, mostre você as frutas que pesquisou. Diga o nome delas e peça para os alunos indicarem a letra inicial e onde deve ser colada.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Com todas as imagens já coladas, proponha as seguintes questões:
- Quais frutas nós não conhecemos?
- Quais já conhecemos?
- De quais vocês mais gostam?
- Nosso pomar está completo?
- Temos frutas de A a Z?
- É possível que não consigam encontrar frutas para todas as letras, mas isso não é problema. Queremos construir uma lista de palavras, analisando-as a partir da letra inicial. Desse modo, os nomes das frutas convertem-se em palavras estáveis que as crianças reconhecem globalmente. Essas palavras podem apoiá-las na escrita de novas palavras e ainda servir como matéria-prima para outras atividades e jogos.