13954
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identificação da letra inicial de uma palavra

POR: Heloísa Jordão, Tania Rios 03/12/2018
Código: LPO1_02ATS02

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Identificação da letra inicial de uma palavra

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Materiais necessários: Cartaz com frutas e imagens trazidas pelas crianças.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Retome com as crianças a tarefa de casa da aula anterior, na qual deveriam pesquisar outras frutas para completar a lista, trazendo imagens de frutas que começam com as letras do alfabeto que estavam faltando. Anuncie:
  • Vocês se lembraram de trazer mais frutas para o nosso “pomar”?
  • Precisávamos encontrar frutas que começassem com quais letras mesmo?
  • Produza um cartaz como o do modelo do arquivo indicado em materiais complementares.
  • Apresente o cartaz, que já deve estar exposto no mural, e peça para as crianças localizarem as letras para as quais tinham de pesquisar frutas.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar o modelo de cartaz.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Incentive as crianças a mostrarem o resultado de suas pesquisas. Solicite a um voluntário apresentar a fruta que encontrou (pode ser somente a imagem ou a imagem acompanhada do nome da fruta).
  • Quem trouxe uma fruta para nosso “pomar”?
  • Com que letra o nome dela começa?
  • Que fruta é essa?
  • Todos conhecem?
  • Convide o aluno que trouxe uma imagem a indicar onde deve acrescentar sua fruta no cartaz com o alfabetário das frutas. Cole a imagem e escreva o nome da fruta. Se houver frutas repetidas ou com iniciais iguais, agrupe-as.
  • Depois que todas as crianças apresentarem as imagens que trouxeram, mostre você as frutas que pesquisou. Diga o nome delas e peça para os alunos indicarem a letra inicial e onde deve ser colada.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com todas as imagens já coladas, proponha as seguintes questões:
  • Quais frutas nós não conhecemos?
  • Quais já conhecemos?
  • De quais vocês mais gostam?
  • Nosso pomar está completo?
  • Temos frutas de A a Z?
  • É possível que não consigam encontrar frutas para todas as letras, mas isso não é problema. Queremos construir uma lista de palavras, analisando-as a partir da letra inicial. Desse modo, os nomes das frutas convertem-se em palavras estáveis que as crianças reconhecem globalmente. Essas palavras podem apoiá-las na escrita de novas palavras e ainda servir como matéria-prima para outras atividades e jogos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Heloísa Jordão / Tania Rios
Título da aula: Identificação da letra inicial de uma palavra
Finalidade da aula: Associar o nome da fruta à imagem e identificar a letra inicial, escrevendo espontaneamente essas palavras no caderno
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia; conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP10, EF01LP09, EF01LP02
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes