Plano de Aula

Plano de aula: Identificação da letra inicial de uma palavra

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um pomar de A a Z

mais ações

Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia; conhecimento do alfabeto do português do Brasil

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Associar o nome da fruta à imagem e identificar a letra inicial, escrevendo espontaneamente essas palavras no caderno.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a primeira de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 min

Identificar a primeira letra das frutas

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Tabela letra inicial do nome das frutas

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Retome com as crianças a tarefa de casa da aula anterior, na qual deveriam pesquisar outras frutas para completar a lista, trazendo imagens de frutas que começam com as letras do alfabeto que estavam faltando. Anuncie:

- Vocês se lembraram de trazer mais frutas para o nosso “pomar”?

- Precisávamos encontrar frutas que começassem com quais letras mesmo?

Produza um cartaz como o do modelo do arquivo indicado em materiais complementares.

Apresente o cartaz, que já deve estar exposto no mural, e peça para as crianças localizarem as letras para as quais tinham de pesquisar frutas.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o modelo de cartaz.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados