13954
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Identificação da letra inicial de uma palavra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Identificação da letra inicial de uma palavra

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria José Nóbrega,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Materiais necessários: Cartaz com frutas e imagens trazidas pelas crianças.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Retome com as crianças a tarefa de casa da aula anterior, na qual deveriam pesquisar outras frutas para completar a lista, trazendo imagens de frutas que começam com as letras do alfabeto que estavam faltando. Anuncie:
  • Vocês se lembraram de trazer mais frutas para o nosso “pomar”?
  • Precisávamos encontrar frutas que começassem com quais letras mesmo?
  • Produza um cartaz como o do modelo do arquivo indicado em materiais complementares.
  • Apresente o cartaz, que já deve estar exposto no mural, e peça para as crianças localizarem as letras para as quais tinham de pesquisar frutas.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar o modelo de cartaz.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Incentive as crianças a mostrarem o resultado de suas pesquisas. Solicite a um voluntário apresentar a fruta que encontrou (pode ser somente a imagem ou a imagem acompanhada do nome da fruta).
  • Quem trouxe uma fruta para nosso “pomar”?
  • Com que letra o nome dela começa?
  • Que fruta é essa?
  • Todos conhecem?
  • Convide o aluno que trouxe uma imagem a indicar onde deve acrescentar sua fruta no cartaz com o alfabetário das frutas. Cole a imagem e escreva o nome da fruta. Se houver frutas repetidas ou com iniciais iguais, agrupe-as.
  • Depois que todas as crianças apresentarem as imagens que trouxeram, mostre você as frutas que pesquisou. Diga o nome delas e peça para os alunos indicarem a letra inicial e onde deve ser colada.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com todas as imagens já coladas, proponha as seguintes questões:
  • Quais frutas nós não conhecemos?
  • Quais já conhecemos?
  • De quais vocês mais gostam?
  • Nosso pomar está completo?
  • Temos frutas de A a Z?
  • É possível que não consigam encontrar frutas para todas as letras, mas isso não é problema. Queremos construir uma lista de palavras, analisando-as a partir da letra inicial. Desse modo, os nomes das frutas convertem-se em palavras estáveis que as crianças reconhecem globalmente. Essas palavras podem apoiá-las na escrita de novas palavras e ainda servir como matéria-prima para outras atividades e jogos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Materiais necessários: Cartaz com frutas e imagens trazidas pelas crianças.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Retome com as crianças a tarefa de casa da aula anterior, na qual deveriam pesquisar outras frutas para completar a lista, trazendo imagens de frutas que começam com as letras do alfabeto que estavam faltando. Anuncie:
  • Vocês se lembraram de trazer mais frutas para o nosso “pomar”?
  • Precisávamos encontrar frutas que começassem com quais letras mesmo?
  • Produza um cartaz como o do modelo do arquivo indicado em materiais complementares.
  • Apresente o cartaz, que já deve estar exposto no mural, e peça para as crianças localizarem as letras para as quais tinham de pesquisar frutas.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar o modelo de cartaz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Incentive as crianças a mostrarem o resultado de suas pesquisas. Solicite a um voluntário apresentar a fruta que encontrou (pode ser somente a imagem ou a imagem acompanhada do nome da fruta).
  • Quem trouxe uma fruta para nosso “pomar”?
  • Com que letra o nome dela começa?
  • Que fruta é essa?
  • Todos conhecem?
  • Convide o aluno que trouxe uma imagem a indicar onde deve acrescentar sua fruta no cartaz com o alfabetário das frutas. Cole a imagem e escreva o nome da fruta. Se houver frutas repetidas ou com iniciais iguais, agrupe-as.
  • Depois que todas as crianças apresentarem as imagens que trouxeram, mostre você as frutas que pesquisou. Diga o nome delas e peça para os alunos indicarem a letra inicial e onde deve ser colada.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com todas as imagens já coladas, proponha as seguintes questões:
  • Quais frutas nós não conhecemos?
  • Quais já conhecemos?
  • De quais vocês mais gostam?
  • Nosso pomar está completo?
  • Temos frutas de A a Z?
  • É possível que não consigam encontrar frutas para todas as letras, mas isso não é problema. Queremos construir uma lista de palavras, analisando-as a partir da letra inicial. Desse modo, os nomes das frutas convertem-se em palavras estáveis que as crianças reconhecem globalmente. Essas palavras podem apoiá-las na escrita de novas palavras e ainda servir como matéria-prima para outras atividades e jogos.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano