13954
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identificação da letra inicial de uma palavra

POR: Heloísa Jordão, Tania Rios 18/02/2019
Código: LPO1_02ATS02

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Identificação da letra inicial de uma palavra

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Materiais necessários: Cartaz com frutas e imagens trazidas pelas crianças.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Retome com as crianças a tarefa de casa da aula anterior, na qual deveriam pesquisar outras frutas para completar a lista, trazendo imagens de frutas que começam com as letras do alfabeto que estavam faltando. Anuncie:
  • Vocês se lembraram de trazer mais frutas para o nosso “pomar”?
  • Precisávamos encontrar frutas que começassem com quais letras mesmo?
  • Produza um cartaz como o do modelo do arquivo indicado em materiais complementares.
  • Apresente o cartaz, que já deve estar exposto no mural, e peça para as crianças localizarem as letras para as quais tinham de pesquisar frutas.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar o modelo de cartaz.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Incentive as crianças a mostrarem o resultado de suas pesquisas. Solicite a um voluntário apresentar a fruta que encontrou (pode ser somente a imagem ou a imagem acompanhada do nome da fruta).
  • Quem trouxe uma fruta para nosso “pomar”?
  • Com que letra o nome dela começa?
  • Que fruta é essa?
  • Todos conhecem?
  • Convide o aluno que trouxe uma imagem a indicar onde deve acrescentar sua fruta no cartaz com o alfabetário das frutas. Cole a imagem e escreva o nome da fruta. Se houver frutas repetidas ou com iniciais iguais, agrupe-as.
  • Depois que todas as crianças apresentarem as imagens que trouxeram, mostre você as frutas que pesquisou. Diga o nome delas e peça para os alunos indicarem a letra inicial e onde deve ser colada.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com todas as imagens já coladas, proponha as seguintes questões:
  • Quais frutas nós não conhecemos?
  • Quais já conhecemos?
  • De quais vocês mais gostam?
  • Nosso pomar está completo?
  • Temos frutas de A a Z?
  • É possível que não consigam encontrar frutas para todas as letras, mas isso não é problema. Queremos construir uma lista de palavras, analisando-as a partir da letra inicial. Desse modo, os nomes das frutas convertem-se em palavras estáveis que as crianças reconhecem globalmente. Essas palavras podem apoiá-las na escrita de novas palavras e ainda servir como matéria-prima para outras atividades e jogos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Materiais necessários: Cartaz com frutas e imagens trazidas pelas crianças.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Retome com as crianças a tarefa de casa da aula anterior, na qual deveriam pesquisar outras frutas para completar a lista, trazendo imagens de frutas que começam com as letras do alfabeto que estavam faltando. Anuncie:
  • Vocês se lembraram de trazer mais frutas para o nosso “pomar”?
  • Precisávamos encontrar frutas que começassem com quais letras mesmo?
  • Produza um cartaz como o do modelo do arquivo indicado em materiais complementares.
  • Apresente o cartaz, que já deve estar exposto no mural, e peça para as crianças localizarem as letras para as quais tinham de pesquisar frutas.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar o modelo de cartaz.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Incentive as crianças a mostrarem o resultado de suas pesquisas. Solicite a um voluntário apresentar a fruta que encontrou (pode ser somente a imagem ou a imagem acompanhada do nome da fruta).
  • Quem trouxe uma fruta para nosso “pomar”?
  • Com que letra o nome dela começa?
  • Que fruta é essa?
  • Todos conhecem?
  • Convide o aluno que trouxe uma imagem a indicar onde deve acrescentar sua fruta no cartaz com o alfabetário das frutas. Cole a imagem e escreva o nome da fruta. Se houver frutas repetidas ou com iniciais iguais, agrupe-as.
  • Depois que todas as crianças apresentarem as imagens que trouxeram, mostre você as frutas que pesquisou. Diga o nome delas e peça para os alunos indicarem a letra inicial e onde deve ser colada.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com todas as imagens já coladas, proponha as seguintes questões:
  • Quais frutas nós não conhecemos?
  • Quais já conhecemos?
  • De quais vocês mais gostam?
  • Nosso pomar está completo?
  • Temos frutas de A a Z?
  • É possível que não consigam encontrar frutas para todas as letras, mas isso não é problema. Queremos construir uma lista de palavras, analisando-as a partir da letra inicial. Desse modo, os nomes das frutas convertem-se em palavras estáveis que as crianças reconhecem globalmente. Essas palavras podem apoiá-las na escrita de novas palavras e ainda servir como matéria-prima para outras atividades e jogos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Heloísa Jordão / Tania Rios
Título da aula: Identificação da letra inicial de uma palavra
Finalidade da aula: Associar o nome da fruta à imagem e identificar a letra inicial, escrevendo espontaneamente essas palavras no caderno
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia; conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP10, EF01LP09, EF01LP02
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes