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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A articulação entre as partes do texto de lei

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre articulação entre partes da lei

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Envie aos alunos o texto (sumário de livro didático) do slide de Introdução. Logo em seguida, por meio de áudio e mensagem de texto, faça as perguntas sugeridas nas orientações (se preferir, entregue as perguntas disponíveis em materiais complementares). Peça que os alunos as respondam, deixando os seus comentários no grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.

Desenvolvimento
Por meio de um áudio ou mensagem de texto, peça aos alunos que se dividam em grupos (criando um grupo no WhatsApp para ir interagindo e discutindo as questões de forma colaborativa) e entregue a eles o texto do primeiro slide de Desenvolvimento (print de tela do computador), disponível no plano de aula. Oriente que os grupos leiam e respondam às questões norteadoras dessa primeira discussão, distribuindo aos grupos o arquivo da atividade que está disponível para impressão (em materiais complementares). Depois, quando acabarem, entregue o texto do segundo slide de Desenvolvimento (sumário do ECA) e pergunte, a partir do que observaram no sumário, quais são as partes estruturantes da lei (Livro, Título, Capítulo, Seção e Subseção) e qual a hierarquia entre essas partes. Peça que um aluno de cada grupo registre as respostas no WhatsApp da turma, criando uma breve discussão entre os grupos (se puder, combine um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para que todos possam discutir juntos).

Fechamento
Envie, no grupo de WhatsApp da turma, o quadro do slide de Fechamento, e peça, por um áudio ou mensagem de texto, que os alunos completem o esquema com as partes da Lei, da mais específica à mais geral, a partir do centro. Oriente que os alunos registrem as suas respostas no grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso. Se necessário, faça uma correção da atividade.

Convite às famílias
A família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos pesquisando sobre como uma lei é elaborada, sobre a importância do voto, da cidadania etc.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_05SQA04

(EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.


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