13940
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de texto de lei para identificar normas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre leitura de texto de lei

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/ debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias do texto a ser trabalhado.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e também podem não conhecer os direitos e deveres do cidadão.

Referências sobre o assunto:

Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/

Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/

SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf

MEDEIROS, Solange. O gênero jurídico na escola. Disponível em: http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173

OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243

GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf

SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, vocês discutirão algumas manchetes. Depois, os alunos assistirão a um vídeo sobre a Lei Ficha Limpa e lerão uma notícia sobre ela. Então, em grupos, farão uma discussão sobre a Lei com base em quatro questões. Por último, os alunos escreverão no caderno um pequeno comentário sobre como surge uma lei.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou cole na lousa a reprodução das seguintes manchetes e problematize oralmente com os alunos as seguintes questões:
  • Essas manchetes tratam da Lei que ficou conhecida como “Lei da Ficha Limpa”. Vocês sabem algo sobre ela? Escute o que os alunos têm a dizer sobre a lei. Provavelmente eles dirão que é uma lei que impede as pessoas de se candidatarem a cargos públicos caso tenham cometido algum crime. Alguns alunos podem não saber nada, outros podem saber bastante. O importante nesse momento é promover um aquecimento para a discussão quem será feita no desenvolvimento da aula.
  • O que significa ter a ficha limpa, nesse caso? Espera-se que os estudantes compreendam que significa não ter sido condenado a nenhum processo criminal.
  • O que vocês pensam a respeito dessa Lei? Resposta pessoal. É importante ouvir todos os que quiserem se manifestar para que se sintam valorizados.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos se dividirem em pequenos grupos e explique que com base no vídeo e na leitura da notícia “Lei da Ficha limpa mostra efetividade nas eleições”, eles deverão discutir as questões e registrar as respostas no caderno. É importante que eles estejam em grupo para discutir e argumentar, porém cada um deve registrar suas impressões no caderno individualmente. As questões podem ser projetadas, escritas na lousa ou você pode entregar uma cópia para que eles colem no caderno.

  • Enquanto os alunos discutem e respondem, circule pelos grupos auxiliando no que for preciso.

  • Depois, promova uma discussão para que os alunos compartilhem suas respostas uns com os outros. O objetivo dessas questões é promover a reflexão dos alunos e o diálogo entre eles, criando uma espécie de debate, por isso as respostas podem variar. No entanto, sugere-se que a discussão seja orientada de modo que ao fim do debate os alunos percebam que a lei surgiu da necessidade de elegermos políticos mais honestos. O fato de mais de 1.000.000 de pessoas ter assinado o documento mostra que muitas pessoas estão insatisfeitas com o trabalho que os políticos vêm desenvolvendo em nosso país. É importante que pessoas honestas sejam eleitas para que trabalhem pelos direitos da população, porque a corrupção tem afetado a vida da população brasileira há muito tempo, então impedir que pessoas que tenham cometido crimes eleitorais se elejam já é o primeiro passo para melhorar a qualidade do nossos representantes. Acima de tudo, o voto consciente é a maior arma da população, desse modo, nessa parte da discussão é importante levantar a questão da responsabilidade dos eleitores ao votar, pois quem elege o representante é o povo, independente da lei ficha limpa existir ou não. Pode-se ampliar a discussão e dizer que não adianta apenas votar, é preciso cobrar dos representantes eleitos que eles trabalhem pelo povo.

Materiais complementares:

Para acessar o documento que contém a notícia, clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para fechar a aula, peça que os alunos registrem individualmente, no caderno, um comentário sobre o que aprenderam na aula.
  • Você pode sugerir que eles comecem com “Eu aprendi que…” e terminem a frase.
  • Enquanto eles respondem, circule pela sala os auxiliando na escrita, caso necessário.
  • Depois, peça para os alunos lerem suas respostas em voz alta.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/ debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias do texto a ser trabalhado.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e também podem não conhecer os direitos e deveres do cidadão.

Referências sobre o assunto:

Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/

Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/

SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf

MEDEIROS, Solange. O gênero jurídico na escola. Disponível em: http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173

OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243

GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf

SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, vocês discutirão algumas manchetes. Depois, os alunos assistirão a um vídeo sobre a Lei Ficha Limpa e lerão uma notícia sobre ela. Então, em grupos, farão uma discussão sobre a Lei com base em quatro questões. Por último, os alunos escreverão no caderno um pequeno comentário sobre como surge uma lei.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou cole na lousa a reprodução das seguintes manchetes e problematize oralmente com os alunos as seguintes questões:
  • Essas manchetes tratam da Lei que ficou conhecida como “Lei da Ficha Limpa”. Vocês sabem algo sobre ela? Escute o que os alunos têm a dizer sobre a lei. Provavelmente eles dirão que é uma lei que impede as pessoas de se candidatarem a cargos públicos caso tenham cometido algum crime. Alguns alunos podem não saber nada, outros podem saber bastante. O importante nesse momento é promover um aquecimento para a discussão quem será feita no desenvolvimento da aula.
  • O que significa ter a ficha limpa, nesse caso? Espera-se que os estudantes compreendam que significa não ter sido condenado a nenhum processo criminal.
  • O que vocês pensam a respeito dessa Lei? Resposta pessoal. É importante ouvir todos os que quiserem se manifestar para que se sintam valorizados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos se dividirem em pequenos grupos e explique que com base no vídeo e na leitura da notícia “Lei da Ficha limpa mostra efetividade nas eleições”, eles deverão discutir as questões e registrar as respostas no caderno. É importante que eles estejam em grupo para discutir e argumentar, porém cada um deve registrar suas impressões no caderno individualmente. As questões podem ser projetadas, escritas na lousa ou você pode entregar uma cópia para que eles colem no caderno.

  • Enquanto os alunos discutem e respondem, circule pelos grupos auxiliando no que for preciso.

  • Depois, promova uma discussão para que os alunos compartilhem suas respostas uns com os outros. O objetivo dessas questões é promover a reflexão dos alunos e o diálogo entre eles, criando uma espécie de debate, por isso as respostas podem variar. No entanto, sugere-se que a discussão seja orientada de modo que ao fim do debate os alunos percebam que a lei surgiu da necessidade de elegermos políticos mais honestos. O fato de mais de 1.000.000 de pessoas ter assinado o documento mostra que muitas pessoas estão insatisfeitas com o trabalho que os políticos vêm desenvolvendo em nosso país. É importante que pessoas honestas sejam eleitas para que trabalhem pelos direitos da população, porque a corrupção tem afetado a vida da população brasileira há muito tempo, então impedir que pessoas que tenham cometido crimes eleitorais se elejam já é o primeiro passo para melhorar a qualidade do nossos representantes. Acima de tudo, o voto consciente é a maior arma da população, desse modo, nessa parte da discussão é importante levantar a questão da responsabilidade dos eleitores ao votar, pois quem elege o representante é o povo, independente da lei ficha limpa existir ou não. Pode-se ampliar a discussão e dizer que não adianta apenas votar, é preciso cobrar dos representantes eleitos que eles trabalhem pelo povo.

Materiais complementares:

Para acessar o documento que contém a notícia, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para fechar a aula, peça que os alunos registrem individualmente, no caderno, um comentário sobre o que aprenderam na aula.
  • Você pode sugerir que eles comecem com “Eu aprendi que…” e terminem a frase.
  • Enquanto eles respondem, circule pela sala os auxiliando na escrita, caso necessário.
  • Depois, peça para os alunos lerem suas respostas em voz alta.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano