Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou poutro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Faça ainda as seguintes perguntas: o que você entende por ciência? Em quais veículos de comunicação você tem acesso mais rápido à ciência? Peça que os alunos respondam às questões e enviem as suas respostas em forma de áudio ou mensagem de texto, no grupo de WhatsApp da turma.
Introdução
Envie aos alunos o link do podcast disponível no slide Introdução e peça que eles respondam às questões do slide. Oriente que enviem as respostas por e-mail ou por mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma. O objetivo da atividade é perceber o teor científico no podcast (a linguagem, o discurso de autoridade etc.).
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, a orientação de que se organizem em trios, criando, para eles, um grupo de WhatsApp para realizar as atividades da aula de forma colaborativa. Envie aos grupos os textos dos materiais complementares, e peça que leiam e indiquem qual deles mais se assemelha ao podcast. Em um áudio, oriente que os alunos se foquem no texto 1 e respondam, em grupo, às questões sugeridas nas orientações do Desenvolvimento.
Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, solicite que os grupos preencham a tabela disponível no slide Fechamento (envie a tabela pelo WhatsApp de cada grupo), de acordo com as respostas da atividade anterior. Peça que um aluno de cada grupo envie a todos da turma, pelo WhatsApp, as suas respostas. Ao final, em um áudio, sintetize o conceito de Artigo de Divulgação Científica a partir das considerações construídas pelos próprios alunos, fazendo-os compreender o contexto de produção e de circulação, e a composição do gênero.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, lendo os textos e os problematizando, de forma a engajar os filhos nas atividades remotas.
Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Código: LPO9_07SQA01
(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes