Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Data show para leitura coletiva de mapa conceitual;
- Computadores ou notebooks, para realização online da pesquisa; ou revistas e livros didáticos.
- Programa Padlet para compartilhamento das respostas: www.padlet.com.
Descrição do gênero: O mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Esses conceitos aparecem de acordo com a estrutura fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.
Dificuldades antecipadas: Entendimento do conteúdo, por estar de forma mais sintetizada que em textos discursivos e por utilizar recursos imagéticos para construção dos significados.
Referências sobre o assunto:
Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão Online, 2013. Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
1 - Este slide não deve ser exibido para os estudantes, pois constitui-se como resposta para a atividades do slide seguinte (slide 3).
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos a frase “Por dentro do céu” por meio de projeção em data show. Professor, caso não tenha esses materiais disponíveis na escola, poderá escrever o título no quadro.
- Explique que a frase é o título de um texto.
- Veja o que os alunos conseguem inferir sobre o texto analisando apenas o título. Sugestões de perguntas para levantar essas previsões:
a) Quando lemos esse título, o que esperamos sobre o conteúdo do texto?
b) O que vocês entendem por “estar por dentro?”
c) Qual pode ser o objetivo desse texto?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Apresente o mapa conceitual pelo data show aos alunos. Caso não tenha computador e datashow disponíveis na escola, você poderá entregar aos alunos cópias impressas do mapa ou imprimi-lo em cartaz ou banner, assegurando fácil visualização a todos.
- Solicite aos alunos a leitura do mapa conceitual individualmente de forma silenciosa. Sugere-se leitura individual pelo fato de que cada estudante pode seguir caminhos diferentes, possibilitados pelas diversas flechas. Depois, solicite a leitura em voz alta por um ou dois alunos, para que todos possam conhecer os diferentes caminhos de leitura que podem ser seguidos, complementando lacunas que possam ter ficado na leitura individual. Nesse momento, dê espaço para os alunos manifestarem o que entenderam. Caso isso ocorra com certa dificuldade, utilize as questões abaixo como sugestão de exploração do mapa:
a) O texto é o que vocês esperavam? Por quê?
b) Qual o assunto do texto?
c) Vocês acham que o título combina com o texto? Por quê?
d) Você já conhecia mapas conceituais? Onde os viu?
e) Que características de apresentação das informações vocês percebem no texto?
f) Você percebe relações entre os conceitos? Quais? Como elas se organizam?
g) Como o mapa conceitual pode, em sua opinião, ajudar a compreender e a fixar informações de um texto?
Observação: é possível utilizar outros mapas conceituais, de outras áreas, por exemplo. Este é apenas um modelo possível.
Materiais complementares: Mapa conceitual
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
- Organize os alunos em 5 grupos, de forma que cada grupo seja responsável por pesquisar respostas para uma pergunta.
- Deixe o programa Padlet (www.padlet.com), ferramenta online de criação de bloco de notas, pronto para acesso dos alunos em seus computadores antes do início da aula. Disponibilize o link de acesso aos alunos (pode ser por email ou através da projeção). Se você não tiver acesso a esses recursos tecnológicos na escola, pode escrever cada pergunta em um cartaz, e os alunos fazem anotações sobre cada pergunta no cartaz.
- Apresente, no programa Padlet, em página projetada pelo datashow e, ao mesmo tempo, compartilhada com os alunos para edição, as perguntas que os grupos deverão responder. Se não possuir esses recursos em sua escola, apresente os cartazes. Sugere-se que cada grupo responda a uma pergunta para que possa haver um estudo aprofundado do tópico. Outra sugestão, para realização em um período maior de tempo, é que todos os grupos respondam a todas as perguntas.
- Encaminhe realização de pesquisa nos computadores, com base na leitura on-line de outros mapas e definições, em sites de revistas científicas, materiais didáticos on-line etc. Os alunos não encontrarão as respostas prontas, devem depreendê-las a partir da leitura de diferentes mapas, em diferentes contextos de circulação, contendo diferentes assuntos. Se estes recursos tecnológicos não estiverem disponíveis em sua escola, a pesquisa pode ser realizada em revistas ou materiais didáticos impressos que contenham mapas conceituais previamente levantados por você.
- Solicite aos grupos, ao longo da pesquisa, que anotem as respostas no arquivo aberto para edição compartilhada do Padlet. Lembre-os que é possível curtir ou adicionar comentários para cada bloco de notas. Se não tiver esse recurso, solicite que anotem as respostas nos cartazes e distribua adesivos de diferentes expressões faciais que podem ser colados nos cartazes pelos alunos para demonstrar se gostaram ou não das respostas dos colegas.
- Percorra a sala de aula durante as discussões e preste auxílio aos grupos durante a escrita compartilhada das respostas, visando tirar suas dúvidas.
- Solicite que cada grupo apresente as respostas escritas no Padlet e projetadas pelo datashow. Se não tiver esse recurso, eles apresentam as informações dos cartazes. Nesse momento, eles também procuram fornecer esclarecimentos sobre os comentários deixados pelos colegas.
Materiais complementares: No link https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet, você encontra um manual de uso do Padlet. É uma ferramenta gratuita.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações
- Promova últimas discussões situando o gênero mapa conceitual nas práticas de estudo e pesquisa, projetando a frase do slide no data show. Se você não tiver esse recurso disponível na escola, pode escrever a frase no quadro.
- Solicite que os alunos digam oralmente o que entenderam sobre o gênero mapa conceitual e qual o objetivo do gênero em suas práticas de estudo. Espera-se eles percebam que mapas conceituais são usados para mostrar de forma esquemática e sucinta algum conteúdo escolar e que, por meio de sua produção, os alunos podem fixar o conhecimento e verificar se o conteúdo está realmente claro.