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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Acentuação de oxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre acentuação de oxítonas

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.

Materiais necessários: Folhas impressas com listas de palavras, projetor ou quadro de giz.

Dificuldades antecipadas: Aplicar as regularidades descobertas sobre acentuação de palavras oxítonas, identificar a sílaba tônica.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18>. Acesso em 05 de jul. 2018.

MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.

NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique que a finalidade da aula é exercitar a acentuação das palavras oxítonas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura do trava-língua do sabiá.
  • Explique que o que diferencia as palavras sábia, sabia e sabiá é a sílaba tônica, além do significado. Na palavra sábia, a sílaba tônica é a antepenúltima, por isso, ela é considerada proparoxítona. A palavra sabia é paroxítona por ter a penúltima sílaba tônica. E a palavra sabiá, é oxítona porque a sílaba tônica é a última.
  • Fale que a finalidade da aula é trabalhar com palavras como sabiá, isto é, oxítonas e perceber qual regra é utilizada para acentuá-las corretamente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente a lista de palavras oxítonas já separadas entre acentuadas e não acentuadas.
  • Faça a leitura das palavras com os alunos e depois, construa coletivamente a regra da acentuação das oxítonas (são acentuadas as oxítonas terminadas em a/as, e/es, o/os e em/ens)
  • Registre a regra produzida pela turma e a deixe disponível para visualização dos alunos assim como a lista de palavras.

Materiais complementares: Lista de palavras oxítonas em cartaz ou projetada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas. Cada dupla receberá uma folha com a atividade impressa.
  • Explique que eles deverão observar a lista de palavras oxítonas e localizar sete palavras que estão incorretas devido à falta da acentuação.
  • Após descobrir os sete erros, as duplas deverão consultar a regra de acentuação e explicar por que estão erradas.
  • Peça que organizem as palavras da atividade em grupos, de acordo com a regra de acentuação.

Materiais complementares: lista de palavras oxítonas impressa em sulfite, disponível aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada dupla apresente uma palavra do Jogo dos sete erros que considerou errada e explique porque deveria ser acentuada.
  • Após a correção coletiva, solicite que as duplas completem as colunas que sobrarem espaços vazios com exemplos de palavras oxítonas. A dupla que terminar primeiro, vence o desafio.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.

Materiais necessários: Folhas impressas com listas de palavras, projetor ou quadro de giz.

Dificuldades antecipadas: Aplicar as regularidades descobertas sobre acentuação de palavras oxítonas, identificar a sílaba tônica.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18>. Acesso em 05 de jul. 2018.

MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.

NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique que a finalidade da aula é exercitar a acentuação das palavras oxítonas.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura do trava-língua do sabiá.
  • Explique que o que diferencia as palavras sábia, sabia e sabiá é a sílaba tônica, além do significado. Na palavra sábia, a sílaba tônica é a antepenúltima, por isso, ela é considerada proparoxítona. A palavra sabia é paroxítona por ter a penúltima sílaba tônica. E a palavra sabiá, é oxítona porque a sílaba tônica é a última.
  • Fale que a finalidade da aula é trabalhar com palavras como sabiá, isto é, oxítonas e perceber qual regra é utilizada para acentuá-las corretamente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente a lista de palavras oxítonas já separadas entre acentuadas e não acentuadas.
  • Faça a leitura das palavras com os alunos e depois, construa coletivamente a regra da acentuação das oxítonas (são acentuadas as oxítonas terminadas em a/as, e/es, o/os e em/ens)
  • Registre a regra produzida pela turma e a deixe disponível para visualização dos alunos assim como a lista de palavras.

Materiais complementares: Lista de palavras oxítonas em cartaz ou projetada.

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Orientações:

  • Organize os alunos em duplas. Cada dupla receberá uma folha com a atividade impressa.
  • Explique que eles deverão observar a lista de palavras oxítonas e localizar sete palavras que estão incorretas devido à falta da acentuação.
  • Após descobrir os sete erros, as duplas deverão consultar a regra de acentuação e explicar por que estão erradas.
  • Peça que organizem as palavras da atividade em grupos, de acordo com a regra de acentuação.

Materiais complementares: lista de palavras oxítonas impressa em sulfite, disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada dupla apresente uma palavra do Jogo dos sete erros que considerou errada e explique porque deveria ser acentuada.
  • Após a correção coletiva, solicite que as duplas completem as colunas que sobrarem espaços vazios com exemplos de palavras oxítonas. A dupla que terminar primeiro, vence o desafio.

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