Plano de Aula

Plano de aula: Acentuação de oxítonas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação de oxítonas

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar as sílabas das palavras e reconhecer a classificação das sílabas tônica, com foco nas oxítonas.

Materiais necessários: Atividades impressa, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.

Dificuldades antecipadas: Aluno não reconhecer o que é sílaba tônica e não saber identificá-la na palavra.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf, p. 24 a 27. Acesso em 01 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
  • Apresente aos alunos o tema da aula.
  • Questione os alunos se sabem explicar e exemplificar o que são oxítonas.

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