Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o quadro pelo WhatsApp e oriente os alunos a gravarem áudios fazendo a leitura das palavras. Peça que enviem os áudios pelo WhatsApp. Em seguida, envie as perguntas propostas nas orientações do plano.
Desenvolvimento
Organize os alunos em duplas e desafie-os a encontrarem as palavras oxítonas que precisam de acento. Envie as orientações pelo WhatsApp. As frases podem ser copiadas em um documento do Google, e os alunos poderão trabalhar de forma colaborativa, no documento. Você também poderá acompanhar a atividade dos alunos acessando o documento e intervindo, se necessário, através dos comentários, diretamente no documento. Procure enviar as perguntas sugeridas no plano ao perceber que os alunos podem avançar nas reflexões a partir delas.
Fechamento
Crie um documento no Google, compartilhe uma cópia com cada aluno e oriente-os a preencherem-no seguindo as orientações do plano. Em seguida, envie as perguntas sugeridas no plano, em áudio pelo WhatsApp, para que os alunos respondam. Faça o registro das descobertas dos alunos e compartilhe com eles por e-mail ou WhatsApp.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da atividade utilizando as palavras para brincar de Forca ou Bingo. Para isso, envie-lhes orientações pelo WhatsApp.