Plano de Aula

Plano de aula: Proparoxítonas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a acentuação de palavras proparoxítonas, por meio do gênero discursivo lista.

Materiais necessários: Trava-línguas impresso, quadro, pincel, lápis, borracha e dominó da acentuação.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades com o reconhecimento das palavras proparoxítonas no momento de leitura das peças do dominó.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18. Acesso em 05 de julho de 2018.

BRASIL. Secretaria da Educação. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Ler e escrever: livro de textos do aluno. Seleção dos textos: ARATANGY, Claudia Rosenberg. 3ed. São Paulo: FDE, 2010. 192p. Disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.