Plano de Aula

Plano de aula: Acentuação de oxítonas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.

Materiais necessários: Tabuleiro do jogo impresso, cartas impressas, tesouras para os alunos, lápis de cor, canetinha, dados, papel crepom, projetor ou quadro de giz.

Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldade em memorizar as terminações das palavras oxítonas acentuadas.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18>. Acesso em 05 de jul. 2018.

AULETE, Caldas. Minidionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.

NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique que a finalidade da aula é revisar os conhecimentos adquiridos sobre acentuação de oxítonas.