Material para impressão - Cartas do jogo
Material para impressão - Cartas do jogo
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.
Materiais necessários: Tabuleiro do jogo impresso, cartas impressas, tesouras para os alunos, lápis de cor, canetinha, dados, papel crepom, projetor ou quadro de giz.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldade em memorizar as terminações das palavras oxítonas acentuadas.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013.
AULETE, Caldas. Minidionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.
NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique que a finalidade da aula é revisar os conhecimentos adquiridos sobre acentuação de oxítonas.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).