Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar as irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /s/ (som Cê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.
Materiais necessários: Atividade para impressão aqui, lápis, borracha e dicionários.
Dificuldades antecipadas: Localizar com autonomia as palavras no dicionário; não saber como justificar a correção ortográfica feita nas palavras.
Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em: 25 jul. 2018
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula a brincadeira “Detetive de palavras”. Não há necessidade de mostrar este slide.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos a proposta de Detetive de palavras, onde eles deverão localizar em uma lista as palavras que foram grafadas
erradas quanto ao uso do fonema /s/ (Som Cê). Para ilustrar o que será feito nas duplas produtivas, compartilhe com os alunos um modelo da proposta.
- Leia em voz alta para a turma as palavras da lista apresentada para exemplificação da tarefa.
- Retome com eles cada justificativa sobre a escrita das quatro palavras grafadas erradas quanto ao uso do fonema estudado:
- O S entre vogais se enquadra no fonema /Z/ e não /S/.
- Na junção de sufixos é preciso se atentar a palavra que vem antes, como em Certeza.
- Uma forma de descobrir qual letra grafar determinado fonema, como o /S/ é verificar a origem etimológica das palavras no dicionário.
3. Questione o grupo se eles se recordam de mais alguma regra ou pista para escrever corretamente palavras que apresentam o fonema /S/ (Som Cê).
Materiais complementares: Para justificar as palavras corrigidas foi utilizado o dicionário Michaelis online.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Algumas palavras dispostas no slide foram escritas erradas propositalmente para ilustrar o desafio proposto aos alunos.
- Inicie a atividade com os alunos, organizando-os em duplas produtivas e entregando a eles a lista de palavras e um dicionário.
- Circule pela sala e registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente, principalmente referente a justificar a correção da grafia de algumas palavras.
Ao trabalhar de forma conjunta os alunos poderão auxiliar uns aos outros com relação às dificuldades quanto ao objeto ortográfico analisado na aula (fonema /s/) e como localizar com autonomia uma palavra no dicionário (recorrendo a ordem alfabética e a sequência de letras da palavra analisada).
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Solicite que uma dupla por vez vá até o quadro e escreva uma das palavras que corrigiu e justifique o porquê para os demais colegas de sala.
- Retome se a turma concorda com a correção e com a justificativa feita pela dupla e se alguém justificou a correção da mesma palavra de outra
forma e gostaria de compartilhar com a turma oralmente. - A cada justificativa faça os alunos refletirem se elas sustentam a construção ortográfica da palavra analisada.
- Proponha que os alunos acompanhem as correções feitas em suas tabelas individuais, pois as mesmas serão coladas no caderno e servirão como
material de consulta para dúvidas futuras sobre o fonema analisado.ti