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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Palavras com fonema /s/

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre palavras com fonema S

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar as irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /s/ (som Cê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Atividade para impressão aqui, lápis, borracha e dicionários.

Dificuldades antecipadas: Localizar com autonomia as palavras no dicionário; não saber como justificar a correção ortográfica feita nas palavras.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em: 25 jul. 2018

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula a brincadeira “Detetive de palavras”. Não há necessidade de mostrar este slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a proposta de Detetive de palavras, onde eles deverão localizar em uma lista as palavras que foram grafadas
erradas quanto ao uso do fonema /s/ (Som Cê). Para ilustrar o que será feito nas duplas produtivas, compartilhe com os alunos um modelo da proposta.

  • Leia em voz alta para a turma as palavras da lista apresentada para exemplificação da tarefa.
  • Retome com eles cada justificativa sobre a escrita das quatro palavras grafadas erradas quanto ao uso do fonema estudado:
  • O S entre vogais se enquadra no fonema /Z/ e não /S/.
  • Na junção de sufixos é preciso se atentar a palavra que vem antes, como em Certeza.
  • Uma forma de descobrir qual letra grafar determinado fonema, como o /S/ é verificar a origem etimológica das palavras no dicionário.

3. Questione o grupo se eles se recordam de mais alguma regra ou pista para escrever corretamente palavras que apresentam o fonema /S/ (Som Cê).

Materiais complementares: Para justificar as palavras corrigidas foi utilizado o dicionário Michaelis online.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Algumas palavras dispostas no slide foram escritas erradas propositalmente para ilustrar o desafio proposto aos alunos.

  • Inicie a atividade com os alunos, organizando-os em duplas produtivas e entregando a eles a lista de palavras e um dicionário.
  • Circule pela sala e registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente, principalmente referente a justificar a correção da grafia de algumas palavras.

Ao trabalhar de forma conjunta os alunos poderão auxiliar uns aos outros com relação às dificuldades quanto ao objeto ortográfico analisado na aula (fonema /s/) e como localizar com autonomia uma palavra no dicionário (recorrendo a ordem alfabética e a sequência de letras da palavra analisada).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Solicite que uma dupla por vez vá até o quadro e escreva uma das palavras que corrigiu e justifique o porquê para os demais colegas de sala.
  • Retome se a turma concorda com a correção e com a justificativa feita pela dupla e se alguém justificou a correção da mesma palavra de outra
    forma e gostaria de compartilhar com a turma oralmente.
  • A cada justificativa faça os alunos refletirem se elas sustentam a construção ortográfica da palavra analisada.
  • Proponha que os alunos acompanhem as correções feitas em suas tabelas individuais, pois as mesmas serão coladas no caderno e servirão como
    material de consulta para dúvidas futuras sobre o fonema analisado.ti

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar as irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /s/ (som Cê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Atividade para impressão aqui, lápis, borracha e dicionários.

Dificuldades antecipadas: Localizar com autonomia as palavras no dicionário; não saber como justificar a correção ortográfica feita nas palavras.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em: 25 jul. 2018

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula a brincadeira “Detetive de palavras”. Não há necessidade de mostrar este slide.

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Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a proposta de Detetive de palavras, onde eles deverão localizar em uma lista as palavras que foram grafadas
erradas quanto ao uso do fonema /s/ (Som Cê). Para ilustrar o que será feito nas duplas produtivas, compartilhe com os alunos um modelo da proposta.

  • Leia em voz alta para a turma as palavras da lista apresentada para exemplificação da tarefa.
  • Retome com eles cada justificativa sobre a escrita das quatro palavras grafadas erradas quanto ao uso do fonema estudado:
  • O S entre vogais se enquadra no fonema /Z/ e não /S/.
  • Na junção de sufixos é preciso se atentar a palavra que vem antes, como em Certeza.
  • Uma forma de descobrir qual letra grafar determinado fonema, como o /S/ é verificar a origem etimológica das palavras no dicionário.

3. Questione o grupo se eles se recordam de mais alguma regra ou pista para escrever corretamente palavras que apresentam o fonema /S/ (Som Cê).

Materiais complementares: Para justificar as palavras corrigidas foi utilizado o dicionário Michaelis online.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Algumas palavras dispostas no slide foram escritas erradas propositalmente para ilustrar o desafio proposto aos alunos.

  • Inicie a atividade com os alunos, organizando-os em duplas produtivas e entregando a eles a lista de palavras e um dicionário.
  • Circule pela sala e registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente, principalmente referente a justificar a correção da grafia de algumas palavras.

Ao trabalhar de forma conjunta os alunos poderão auxiliar uns aos outros com relação às dificuldades quanto ao objeto ortográfico analisado na aula (fonema /s/) e como localizar com autonomia uma palavra no dicionário (recorrendo a ordem alfabética e a sequência de letras da palavra analisada).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Solicite que uma dupla por vez vá até o quadro e escreva uma das palavras que corrigiu e justifique o porquê para os demais colegas de sala.
  • Retome se a turma concorda com a correção e com a justificativa feita pela dupla e se alguém justificou a correção da mesma palavra de outra
    forma e gostaria de compartilhar com a turma oralmente.
  • A cada justificativa faça os alunos refletirem se elas sustentam a construção ortográfica da palavra analisada.
  • Proponha que os alunos acompanhem as correções feitas em suas tabelas individuais, pois as mesmas serão coladas no caderno e servirão como
    material de consulta para dúvidas futuras sobre o fonema analisado.ti
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