9793
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Deduzir o Teorema de Pitágoras através de Malhas Quadriculadas e Recortes.

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre deduzir informalmente o teorema de Pitágoras através do uso de malhas quadriculadas e manipulação com áreas e triângulos congruentes.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sebastião Rodrigues da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_15GEO03)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora e tesoura.

Atividade principal
Como o foco aqui é a atividade principal, pela rede social escolhida sugira, para quem não tiver acesso a um papel quadriculado, que usem o Geogebra (ou instalado no PC ou online pelo link https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT).
A partir daí, é só orientar a construção prevista no plano original.

Discussão das soluções, sistematização e encerramento
Na discussão das soluções foque nas dificuldades encontradas na realização da atividade. Sistematize e encerre confirmando a relação chamada de teorema de Pitágoras.

Raio X
Ofereça a imagem do plano original e realize os questionamentos contidos lá.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os desenhos e links acessados.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_15GEO03

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas